2.9.15

gordos vs magros


Acabei de me deparar com estas duas imagens. Como acabei de acordar dei por mim a esfregar os olhos para me certificar de que é a mesma mulher e não duas pessoas completamente distintas. E trata-se mesmo da mesma mulher. Mais concretamente da cantora Adele que decidiu mudar radicalmente a sua vida.

Adele revelou ter perdido 30 quilos depois de ter mudado a sua alimentação abdicando de carne e alimentos processados e ainda de refrigerantes. "Comecei a sentir-me cada vez melhor, tanto físico como emocionalmente", explicou. A isto juntou a prática de exercício físico, passando a praticar três vezes por semana e praticando ainda pilates com frequência. "Represento a maioria das mulheres e estou muito orgulhosa. Se decidi mudar o meu corpo foi estritamente por questões de saúde", revela realçando que não tem como objectivo ficar semelhante a uma top model.

Quando o tema é o peso das pessoas (homens ou mulheres) existe uma tendência para olhar para aqueles que defendem um corpo com menos peso como um grupo que ataca quem tem peso a mais. Muitos olham para isso como um ataque à "gordura" que também é "formosura". Olha-se para este tema como um ataque aqueles que têm mais peso. Mas a verdade é que o motivo de uma mudança e da defesa de um corpo mais saudável não está relacionada com questões estéticas mas com saúde.

Neste caso específico Adele explica que perdeu peso por questões de saúde e não para ser comparada a esta ou aquela manequim. Tal como não perdeu peso para triunfar na indústria da música porque esse caminho já estava trilhado por si de forma brilhante. Mudou para se sentir mais saudável. Deixou de fumar para ser mais saudável. Mudou a alimentação por considerar que abusava de alimentos que fazem mal. E começou a praticar desporto porque já não aguentava o sedentarismo da sua vida.

É certo que tudo isto acaba por ter impacto na parte estética. É igualmente verdade que existem pessoas que decidem mudar apenas e só por causa da beleza. Mas o grande destaque deveria ser dado à saúde e não à beleza. Quando se debate este tema deveria existir um maior foco no impacto que uma mudança deste género tem na saúde e não numa guerra que opõe gordos e magros. E neste sentido ainda bem que existem pessoas como Adele que fazem questão de explicar os motivos pelos quais mudaram de vida. Pode ser que as pessoas passem a encarar o tema com outros olhos, passando a debater o que realmente importa.

11 comentários:

  1. Eu acho que o que importa é uma pessoa ser feliz, gorda ou magra. Se ela queria continuar como era acho ótimo, se quer mudar acho ótimo também!
    O que interessa é gostarmos de nós, independentemente de tudo o resto. A saúde começa na cabeça, se estivermos sempre a "lutar" contra o nosso corpo, não vamos ser felizes ou saudáveis.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é o mais importa. Mas todos devemos ter em conta a saúde. De resto, concordo que temos de ser nós a gostar de nós próprios. Senão é meio caminho andado para que ninguém goste e para que, algo mais importante, a infelicidade pessoal domine.

      Eliminar
  2. Eu tenho mesmo é vontade e saudades de ouvir coisas novas naquela voz abençoada por Deus. A mudança foi lenta e progressiva (o amor, o filho, mudanças várias, novas responsabilidades)como se aconselha, nada cá de coisas relâmpago. Para mim ela já era linda, agora está deslumbrante, mas o que lhe desejo mesmo, mesmo é que se sinta saudável e feliz...e já agora que não tardem muito a chegar músicas novas ...parece que é já para Novembro um excelente mês:) por acaso:)

    jinhooooooooossssss

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que chegue Novembro pois espero um grandeeeeeee trabalho dela :)

      Como vão as coisas por aí?

      Beijos

      Eliminar
  3. Ela está linda e fez muito bem em cuidar da saúde dela =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela sempre foi linda. Às vezes tinha um ar muito pesado, parecia uma mulher muito mais velha mas agora está ainda mais bonita (isto na minha opinião).

      Quando o motivo é a saúde e não a vaidade, tudo está bem.

      Eliminar
  4. Eu espero que ela consiga manter a forma pela saúde. O resto é mais do mesmo. Quem é gordo quer ser magro. Quem é magro acha que esta gordo lol A maior parte nunca esta satisfeito.
    E raramente fazem algo para mudar. Ainda bem que a Adele fez : )
    Mata hari

    ResponderEliminar
  5. E que diferente está, realmente. Ainda bem, sem dúvida que a saúde é muito importante.

    ResponderEliminar
  6. Hello, e essas férias? espero que relaxadas. Eu muito me irritam estas gajas , já não é gordinha porque ficou rica, foi o que foi. Acho cá uma piada, não quer ser comparada com esta ou aquela manequim? só aí já disse tudo, mas quem é que quer ser parecida com um cabide? por amor de deus Adele, tu solta-te e canta mulher, não emagreças mais, ainda ficas sem voz! Vivam as gorduchas as magras as feias as giras as burras as inteligentes, as camelas as porcas, as que sabem tudo as quem nada sabem, Vivam! por amor de Deus, VIVAM!

    ResponderEliminar