14.9.15

elas não se misturam com a cerveja

Quando vou a casas de petiscos tenho por hábito beber cerveja. Às vezes ainda bebo vinho branco mas costumo preferir a cerveja. Quando bebo cerveja a minha mulher prefere beber panaché. E existe algo que costuma acontecer em praticamente todas as casas a que vamos. Desde as mais caras às mais baratas que gostamos de frequentar. No momento em que as bebidas são servidas a cerveja é colocada à minha frente e o panaché à frente da minha mulher. Ninguém pergunta para quem é o quê. Assumem logo que a cerveja é para o homem.

Além deste comportamento, existe outro igualmente curioso. Existem casas que têm a política de trazer mais uma cerveja sempre que o copo está vazio. Se o cliente não recusa, o funcionário continua a trazer cerveja sem questionar. Mas tudo muda quando é o copo das mulheres que está vazio. “Posso trazer mais uma?”, perguntam. Outros ficam à espera que seja efectuado o pedido de uma nova bebida.

Em relação ao primeiro talvez seja – e digo isto sem qualquer dado – porque naquele tipo de casa eles consomem muito mais cerveja do que elas. E talvez porque elas consomem muito mais panaché do que eles. Não sei se será isto. Mas é a única ideia que me ocorre. Quanto ao segundo caso, não encontro explicação. Não sei se será política das casas. Não sei se existem mulheres que levam a mal e acabam por recusar a cerveja que não foi pedida. Não faço a mínima mas acho curiosa esta relação em que elas parecem não se misturar com a cerveja.

16 comentários:

  1. Não é só com a cerveja!

    É com a meia de leite e a meia de leite clarinha, com o café e o chá, com a cerveja e a água. And so on.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, não me expliquei! ;)
      Os exemplos que dei estão relacionados com a ideia de que as coisas sem álcool, por exemplo, são para a mulher e não para o homem.

      Eliminar
  2. Passa-se o mesmo em relação ao café e ao descafeinado, assumem que o descafeinado é para a mulher mesmo quando são pedidos individualmente. Por acaso são coisas que me tiram um bocado do sério. O que os faz pensar que um homem não pode beber um panache? No fundo no fundo são traços de machismo.
    Mas relevo se me servirem primeiro, compensam com cavalheirismo, quando fazem suposições destas e servem o homem primeiro deliberadamente tenho vontade de me levantar e ir embora.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vou tanto para o machismo. Acredito que seguem o que é mais comum sendo que podiam perguntar para quem é o quê.

      Eliminar
  3. o colocarem a cerveja à frente dele em vez de mim acontece mas cada um pede o que quer, então essa pode ser a explicação porque o empregado ouve a ele a pedir a cerveja e a mim a água (não sou adepta de sumos, a idade fez me preferir a água).. Agora essa de irem colocando nunca aconteceu..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Algumas casas têm essa política. Vão trazendo cerveja sempre que o copo está vazio.

      Eliminar
  4. Eu sou daquelas que ADORA cerveja e nunca recuso uma fresquinha! O marido pede um fino e eu peço logo um Príncipe :) se tiver quem me acompanhe, sou uma excelente companhia de minis ou finos/imperiais. Panaché? Não obrigada!!! Não gosto de misturas LOL

    ResponderEliminar
  5. Por acaso já me aconteceu de pedir um martini em um bar de praia (no centro do País). Era para o meu marido que jâ estava na esplanada. Eu realmente notei que o rapaz que me atendeu ficou...um pouco desconcertado....(entre vârias atrapalhações até me perguntou em que tipo de copo queria.... Veio atras de mim até à esplanada e qd viu que era para o meu marido exclamou: "ahh eu vi logo que não era para si"!
    Loool enfim....
    Mata Hari

    ResponderEliminar
  6. Engraçado, isso nunca me aconteceu, confesso.

    ResponderEliminar