17.8.15

#queroqueodicaprioganheumoscar (ou um nobel)

Sou daqueles que defendem que Leonardo DiCaprio já deveria ter recebido um Oscar. Isso podia ter acontecido com O Lobo de Wall Street. Ou com Diamante de Sangue. Só para dar dois exemplos. Mas este meu desejo tem sido sucessivamente adiado. O que faz com que comece a levar a sério aquela piada de que um dia será feito um filme sobre a vida de Leonardo DiCaprio e que o actor escolhido para fazer de DiCaprio irá vencer um Oscar com essa performance.

Como tal decidi lançar o movimento #queroqueodicaprioganheumoscar. E porquê agora? Simples! Porque caminhamos a passos largos para a estreia do próximo grande projecto do actor, de 40 anos. Falo de The Revenant: O Renascido, que conta a história verídica de um caçador (DiCaprio) do século XIX que é abandonado pelos pares (Tom Hardy e Will Poulter) junto a um urso pardo que o atacou para proteger as suas crias, e que tem estreia marcada para o início do próximo ano. Este homem, de nome Hugh Glass, consegue escapar da morte certa e regressa para se vingar dos homens que o abandonaram, acabando por se tornar numa lenda.

História verídica é meio caminho andado para ser um grande filme. Ter DiCaprio como protagonista – sobretudo nesta fase da carreira em que cada projecto é melhor do que o outro - é um extra bastante valioso. Acrescentar Tom Hardy, que também atravessa um excelente momento na carreira, é outro belo bónus. E, como se isto não bastasse, o filme é realizado por... (rufar de tambores) Iñárritu. Isto misturado chegava para ser sucesso garantido. Mas há mais.

A rodagem do filme está cheia de peripécias. O realizador foi muito minucioso na escolha das zonas de filmagem, que tiveram início no Canadá. A previsão era iniciar em Setembro do ano passado e ter terminado em Março deste ano. Porém, as filmagens duravam poucas horas por dia porque Iñárritu quis utilizar apenas luz natural e na ordem cronológica da história. A neve começou a acabar no Canadá e a equipa mudou-se para a Argentina. Algures neste processo foram despedidas pessoas e outras despediram-se.

Facilmente se percebe que os seis meses foram curtos para a rodagem do filme. Tudo isto fez com que o orçamento desse um salto dos 54 milhões de euros para os 121 milhões. Quanto a DiCaprio, parece que o actor que foi obrigado a deixar crescer a barba terá apanhado piolhos na mesma e nem mesmo assim foi autorizado a cortar a barba. É que podiam ter de filmar certas cenas novamente. Este caldeirão de acontecimentos levantou críticas. Às quais Iñárritu não ficou indiferente. "Foi planeado para ser assim, para serem pequenos momentos preciosos. Foi assim que concebi a produção. Era para criar intensidade nos momentos assim como nas condições do clima. Cada pequena cena é muito difícil, emocional e tecnicamente. Quando virem o filme vão ver a sua escala. E vão dizer Wow", explicou.



Tendo em conta o historial de Leonardo DiCaprio e o seu momento de carreira aposto no sucesso deste filme. Tendo a assinatura de Iñárritu, reforço essa aposta. Vendo o trailer, coloco mais fichas na mesa e faço um all-in nesta longa-metragem. Quase de certeza que irá resultar numa nomeação de Leonardo DiCaprio. Provavelmente, caso isso aconteça, não será o vencedor. Por isso, e para evitar este desfecho, lanço o movimento #queroqueodicaprioganheumoscar. Ou então esquecemos esta ideia e avançamos já para o Nobel.

18 comentários:

  1. Avancemos para o Nobel ☺ concordo em absoluto e não sou fã do Di Caprio devido ao seu bom aspecto ☺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda ganha primeiro do que o Nobel.

      Eliminar
    2. Também ia comentar isso, mas os critérios para o Nobel também já foram mais claros que agora...

      Eliminar
  2. Espero que sim. Um actor que não tem tido o devido reconhecimento por parte da Academia. Critérios estranhos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Também não percebo como ainda não ganhou!

    Alinho! Nobel, Oscar, avancemos!

    ResponderEliminar
  4. O Di Caprio tem 40 anos? oh god! Consegue ser tão escandaloso como ainda não ter ganho um Óscar... E venha o Óscar para o Di Caprio que ele bem merece

    ResponderEliminar
  5. Lá para os 60 anos quando se livrar do estigma de menino bonito irá receber o Óscar, nem que seja de carreira.
    Pena, por mim ela já contava com uns quantos.
    Este filme é promissor. Estou ansiosa que estreie.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já merecia pelo menos dois.

      Promete mesmo muito. Acho que estreia em Janeiro.

      Eliminar
  6. Sem dúvida que tem tudo para ser um grande filme.

    ResponderEliminar