17.8.15

parece uma telenovela venezuelana dobrada em brasileiro

17 de Maio de 2015. O Benfica acaba de se sagrar bicampeão nacional. Nos festejos de tal conquista nota-se (pelo menos notei e mencionei isso cá em casa) um treinador diferente. Um homem, de nome Jorge Jesus, em tudo diferente daquele que em tempos foi confundido com um adepto e agarrado por um agente da Polícia em festejos semelhantes. Algo estava diferente. Muito diferente.

Dias depois começam os rumores que apontam para a não renovação de contrato de Jorge Jesus com o Benfica, onde auferia um ordenado principesco. Fica ou sai? Parece estar perto de sair. Até que surge a notícia bomba. Jorge Jesus está mesmo de saída do Benfica mas não vai para longe. Atravessa a Segunda Circular e muda-se para o Sporting. Vai para o clube da sua vida e realiza o sonho do seu pai, dizem uns. Traiu o presidente do Benfica, acusam outros. Sendo certo que vai ganhar ainda mais do que os quatro milhões que auferia no seu antigo clube.

Desde o momento em que foi tornado público que seria o novo treinador do Sporting que não se fala de outra coisa. Jorge Jesus é o homem mais falado em Portugal. A isto junta-se um treinador abandonado – Marco Silva – no seu novo clube. Por sua vez, o Benfica apresenta Rui Vitória como novo treinador. Curiosamente o primeiro jogo oficial coloca frente a frente Benfica e Sporting. Aquele que é o Verão mais quente dos últimos anos do futebol português atinge outro patamar a poucas horas do jogo entre ambas as equipas.

Mais uma vez, Jorge Jesus no centro da polémica. Ao dizer que o novo treinador do Benfica não mudou nada no clube e assumindo-se como o cérebro do Benfica. Isto já para não falar da guerra cérebro vs estrutura de um clube. O Sporting ganha o jogo e ainda no relvado acontece nova polémica. Jorge Jesus dá um "calduço" a Jonas, seu antigo jogador. O brasileiro não gosta e devolve o carinho três vezes ao seu antigo treinador, já junto aos autocarros.

Neste momento já não me recordo da polémica do início do texto. Mas sei que não acaba no último bloco de texto. Dias depois do jogo é divulgada uma suposta troca de mensagens entre Jorge Jesus e alguns dos seus antigos jogadores. Mas não são mensagens de circunstância. Existem picardias tácticas. Este passa a ser o tema mais falado em Portugal ao longo dos últimos dias. E quando pensava que tudo acabava aqui, surge mais um episódio.

Agora o treinador (Jorge Jesus) queixa-se de que o Benfica não lhe pagou o último ordenado, correspondente ao mês de Junho, e promete resolver tudo em tribunal. Por sua vez, o Benfica assume a falta de pagamento, justificando a mesma com a quebra de contrato por parte do treinador que sendo ainda empregado do Benfica já trabalhava para outra entidade patronal, o Sporting. Como tal, não só não paga como avisa que irá levar o treinador a tribunal pedindo uma indemnização de 7,5 milhões de euros, valor correspondente à cláusula de rescisão, por quebra do contrato.

Resumindo, de Maio até Agosto (e duvido que fique por aqui, provavelmente para alegria da classe política portuguesa) só se fala de Jorge Jesus e do Benfica. Até nas conferências de imprensa do Sporting se consegue falar mais do Benfica do que do Sporting. Isto parece uma das melhores telenovelas venezuelanas dobradas em brasileiro com milhões de espectadores que devoram jornais, sites, programas de televisão e blogues dedicados ao tema. Tendo em conta que temos três canais que apostam na ficção nacional, acho que era de aproveitar e fazer uma telenovela com moldes semelhantes, algo (penso) nunca feito em Portugal (recordo-me apenas de uma telenovela brasileira com um actor a fazer de jogador).

Traições, corações partidos, fortunas, casa de luxo, fortunas perdidas, dramas familiares e muito mais, tudo associado a um tema que atrai diversas pessoas. Fica a dica para se fazer algo em torno disto. Aposto que seria um sucesso de audiências. E fazer um guião seria bastante fácil.

13 comentários:

  1. Cascar no JJ tu cascas... Mas falhou ai alguma coisa!
    De qualquer das maneiras, ainda estamos em Agosto e esta palhaçada já me cansa.

    Vocês (benfiquistas em geral) estão a cair num cumulo do ridiculo como, confesso, eu - enquanto sportinguista - nunca pensei!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cascar no JJ?!? Faltou o quê? Acho que está feito o resumo sem qualquer falha. Um homem (assumido pelo próprio) que decidiu sair do clube onde estava. E desde então são só polémicas.

      Também não percebo isso do vocês benfiquistas em geral. Até agora as polémicas dizem respeito a um funcionário, a ex-empregados e a dois patrões. A polémica não é com adeptos. É certo que podes encontrar adeptos benfiquistas que caem no cúmulo do ridículo mas certamente que encontrarás adeptos do teu clube nos mesmos moldes. É normal que assim seja nos dois lados.

      Agora, a polémica em si tem dados que, sendo verdade, são graves. E basta retirar o futebol da equação e aplicar o que se tem passado a um funcionário e a duas entidades patronais concorrentes. Certamente que as pessoas teriam uma visão diferente se assim fosse.

      O pior é que o futebol muda a visão das pessoas. Neste caso fiz um resumo das coisas que têm vindo a público. Posso dizer-te que nem coloquei no texto a única parte que sei de fonte segura porque ouvi da boca do próprio (algo que diz respeito a "assédio" a funcionários do Benfica). Limitei-me a partilhar as polémicas públicas e assumidas, como é o caso da mais recente que diz respeito ao ordenado e do processo e tu puxas para os adeptos. São visões.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante18 de agosto de 2015 às 10:58

      Assédio? Como aquele que sofre o Carrillo por parte de Benfica e Porto? Ou um jogador em fim de contrato não é contactado e aliciado por futuros pretendentes? Ah não, devem estar todos a esperar até 1 de Janeiro para falarem com o rapaz ou com o seu representante.
      Quer dizer, estou no último mês de contrato na minha empresa, sei que vou trabalhar para a empresa vizinha, e não posso tentar convencer o meu colega do lado a ir comigo. NUNCA aconteceu, jamé!
      O Benfica achou por bem vedar-lhe o acesso às instalações, se calhar com razão, afinal, mesmo tendo contrato, o que raio ele iria fazer, se não ia estar lá na época desportiva seguinte? No entanto... esse mês é para pagar. Aliás, é o que acontece naturalmente a milhares de trabalhadores que são colocados na prateleira até que o seu vínculo laboral termine. E ao que saiba, essas pessoas não são impedidas de pensar no seu futuro, inclusivamente tendo liberdade para ir a entrevistas de emprego.

      Eliminar
    3. Do ponto de vista legal, um jogador (ou o seu representante) só podem ser abordados directamente com autorização do clube detentor do passe. Se existe quem o faça antes? Provavelmente. Se isso é correcto? Não. Se houver provas pode dar problema? Pode. E existem clubes que já ameaçaram com queixas à FIFA e o assédio acabou logo. Refiro-me a situações no estrangeiro. Esta regra não se aplica aos treinadores que podem negociar quando bem entenderem. Desde que não lesem a actual entidade patronal.

      Quantas pessoas ultrapassam em cima de um traço contínuo? Isso torna a ultrapassagem legal? É esse o argumento a utilizar na eventualidade de ir a tribunal?

      Em todo este processo existe muita especulação. Aquilo que vou escrever agora não é especulação porque foi dito por Jorge Jesus na sua primeira entrevista enquanto treinador do Sporting. JJ disse que o Benfica fez-lhe uma proposta de renovação, pelos mesmos valores, mas entendeu recusar por entender que não era desejado. Algo estranho para mim. Acha que não é desejado por quem lhe propõe uma renovação. Mas isso para aqui não importa nada.

      O que está em causa é que não foi colocado na prateleira. Decidiu, e é livre para o fazer, mudar o rumo da sua carreira. Isso é uma coisa. Outra é supostamente andar a prejudicar aquele que ainda é o seu patrão. E se isto for verdade é grave. Tal como se o envio das mensagens for sobre aspectos tácticos também é grave. Acho que são estas pequenas diferenças que algumas pessoas optam por não ver.

      Eliminar
  2. Pipocante Irrelevante Delirante18 de agosto de 2015 às 10:53

    O benfica parece aquelas gajas que adoravam o marido e não lhe viam defeito algum, e depois de se divorciarem espalham roupa suja pela internet afora. Só falta publicar uns vídeos íntimos.
    O que realmente lixa (f__e) o benfica não é ele ter saído, mas ter saído para o Sporting. Caso contrário nem o tinham tentado despachar para o deserto das arábias. O Jesus fez o seu jogo com o Vitória, com mais ou menos respeito (tal como fizera tantas vezes antes ao serviço do benfica), acabou. O que o Benfica lhe está a fazer, enquanto clube e através de mensageiros em jornais e televisão, é sujar o seu nome. Por enquanto não o podem atacar desportivamente, por isso fazem-no moralmente. É nojento. Há SMS provocadores (nem quero saber como mensagens privadas chegam a público, claro que isso é irrelevante...)? Mostrem-nos. Vamos lá, provas, factos. O facto de não pagarem o último mês e de o processarem por quebra de contrato, além de irónico (o que disseram do expediente Marco Silva), pelo timing só mostra má-fé. Duas polémicas, coincidência, véspera de jogos do Sporting. Achavam que o jesus não cumpria o contrato? Então porque não o despediram com justa causa? É assim que costuma funcionar... Vão meter-lhe um processo? O quê, hoje?... É que agora há férias judiciais. É isso...
    O jesus pode ser tudo e mais alguma coisa, mas de mau profissional ninguém o pode acusar. Deu o seu melhor pela entidade patronal, Benfica. Agora, meia dúzia que teve de aturar o seu enorme ego, de boca fechada (porque ia ganhando), finalmente podem dar largas aos seus sentimentos. Parabéns.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Seguindo a tua linha de pensamento, o sporting parece aqueles gajos que passam a vida a falar mal da vizinha da frente. Dizem que parece uma meretriz, que anda sempre toda descascada, que dorme com todos. Até ao momento em que a vizinha o seduz. Aí esquece tudo. Passa a ser a melhor mulher do mundo, até porque nunca tiveram uma assim. Os defeitos passam a qualidades. O único senão é que passam a vida a comparar a nova conquista com a ex-mulher. Será isso?

      Para mim não está em causa o que fez a Rui Vitória que, e muito bem, o ignorou. Quando o fez com Mourinho, este chamou-lhe burro e ele baixou as orelhas. O mesmo se passou com Manuel Machado, com Inácio e com tantos outros. Isto, apesar de ser dispensável, faz parte do futebol e desta moda a que chamam de mind games.

      Dizes que as mensagens devem ser mostradas. E isso compete ao jornal que lançou o tema. Mas também seria bom que pudesses provar que o jornal publica as notícias a mando do Benfica, como dás a entender. Jorge Jesus também disse que tem mensagens dos jogadores do Benfica. Nesse sentido, também as pode mostrar. Será que tem coragem de o fazer?

      Falas em mensageiros do clube. Acho que todos os clubes têm os seus mensageiros nos diferentes programas de televisão ou mesmo nos jornais. O que o Sporting fez para denegrir, segundo a tua linha de pensamento, a imagem de Marco Silva? Recorreu a quem? Quem é que passava aquilo que o presidente não queria dizer?

      Quanto ao ser bom profissional, não o posso dizer que nunca trabalhei com ele. Enquanto adepto vejo que é uma pessoa que apresentou bons resultados em alguns casos e que desiludiu noutros. Conquistou um lugar na história do clube com mérito seu e de quem lhe proporcionou as ferramentas de que necessitou. Isto ninguém apaga. Mas isto não faz dele necessariamente um bom profissional. Já trabalhei com diversas pessoas que apresentam os resultados que os patrões desejam mas que estão longe de ser bons profissionais. Uma coisa não obriga à outra. Pessoalmente, considero Jorge Jesus um bom treinador. Acho que está no mesmo patamar de Jesualdo (Porto), Vítor Pereira (Porto) e Fernando Santos (Porto), só para dar alguns exemplos. Ou seja, treinadores que souberam vencer com as ferramentas que tinham. Está num patamar inferior a André Villas-Boas (Porto) e muito abaixo de José Mourinho (Porto) que com reforços vindos do Leiria e arredores fez uma equipa que conquistou a Europa em dois anos consecutivos.

      Quanto às mensagens, para mim não têm maldade nenhuma se forem mensagens de amigos. Quando se começa a entrar noutros domínios - neste caso desportivos - o caso muda de figura. É a mesma coisa do que eu começar a enviar mensagens a meus amigos de outras redacções e começar a perguntar qual vai ser a capa deles enquanto não fecho a edição da minha publicação. Continua a ser meu amigo mas deixa de fazer sentido esta conversa.

      Sobre quem divulgou o conteúdo das mensagens. Não sei. Tal como não sei quem é revelou ao mesmo jornal que José Sócrates ia ser preso num determinado momento. Tal como não sei quem é que passou essa mesma informação à SIC que até sabia o caminho por onde Sócrates ia sair. Não podemos é condenar uns casos e aplaudir outros.

      De resto, a Justiça dará razão a um ou outro. Não será o primeiro caso que opõe um funcionário à antiga entidade patronal. Só sei é que isto não faz falta nenhuma ao futebol. E este texto está longe de ser uma defesa ao Benfica e um ataque a JJ. É apenas um resumo de uma telenovela que já tem tempo a mais e que não é apreciada por nenhuma pessoa que goste de futebol.

      Eliminar
    2. Só mais uma coisa. Em relação ao falar depois disto ou daquilo. O Sporting não fez o mesmo com Marco Silva. O Ciani não fez o mesmo depois de abandonar o Sporting. O Quaresma não deu a entrevista que deu antes de abandonar o Porto. O Bernardo Silva não revelou o que JJ lhe disse depois de sair do Benfica. As pessoas não falam mal dos ex apenas no final das relações. Os empregados não falam mal dos patrões quando são despedidos. Onde está a novidade neste aspecto?

      Eliminar
    3. Pipocante Irrelevante Delirante18 de agosto de 2015 às 17:41

      Que eu saiba, o assunto dos SMS estava morto e enterrado. Até que os jornalistas (especialmente um determinado pasquim, perito em aceder a escutas e documentos confidenciais) levantam o assunto. Até numa conferencia de imprensa sobre um jogo europeu.

      O Jesus anda a descobrir segredos do Seixal, as tácticas e tal? Olha, se algum jogador lhas disser... problema de quem o faz. E o Benfica nem pode falar muito de segredos industriais, que meteu lá um senhor em Alcochete que saiu passados uns meses, e levou umas papeladas com ele.

      O que o Sporting fez ao marco Silva foi vergonhoso, qual é a dúvida? Tentaram correr com ele em Dezembro, plantando notícias e encomendando crónicas, algo nojento. O Jose Eduardo foi o homem de mão, e mais uns quantos blogs pelo caminho. O ataque do benfica ao Jesus tem sido a toda a linha: redes sociais, comentadores televisivos, crónicas de jornal, ex-dirigentes, claro, mais o cão de fila João Gabriel.

      Eu por mim, o Jesus é o que sempre foi. Um bazofias, arrogante, egocentrico e provocador. E sinceramente, boa parte dos sportinguistas admitem-no. Os benfiquistas (excepto aqueles que eram anti-jesus) nunca o fizeram, as provocações ao Machado eram coisas normais da bola, as macacadas com o Sherwood idem (basta ver o que disse a CS...), quando mandava o Artur atirar-se para o chão era natural, quando chamava o outro de Lopatego a malta perdoava.

      Eliminar
    4. Posso estar desatento mas o tema das mensagens nunca desapareceu desde que surgiu. Arrastou-se dias e dias. Quanto à conferência, os jornalistas podem perguntar o que bem entenderem, cabe a JJ alimentar o assunto ou não falar sobre o mesmo. E a verdade é que JJ gosta de alimentar estas coisas.

      Se existir essa conversa sobre esquemas e modelos de jogo, é tão culpado quem quer saber como quem conta. Se algum jogador lhe revela detalhes que não deveria e se isso for descoberto deverá ser punido por isso. É assim que vejo a questão. Isso do funcionário não sei. É o mesmo que dizes das mensagens, quem sabe disso que torne a história pública e com provas.

      Acho que erras quando separas este tema de todos os outros. Dizes que o JJ é atacado por tudo e todos. Não é assim com todos? Todos os programas de televisão - por isso é complicado ver algum - são assim. Cada qual defende a sua dama, ataca a dama do lado e muitas vezes existem guerras pessoais e figuras vergonhosas em televisão. A verdade é que os "pombos de correio" ganham muito dinheiro. E isto é para todos os comentadores. Só para pegar num exemplo. Eduardo Barroso com a carreira que tem precisa das figuras que faz na televisão? E dou este exemplo simplesmente pela carreira que lhe é reconhecida.

      Neste momentos recordo-me sempre de Pimenta Machado e a célebre frase de que no futebol, o que hoje é verdade amanhã é mentira. E recordo-me das guerras entre BDC e JJ com os limpinhos e a dizer que enquanto olhasse para a cara de JJ não esquecia essas palavras para agora dizer que são "almas gémeas". Isto é o futebol que temos.

      Não nego que os benfiquistas (nem todos) certamente preferiam fingir não ver os defeitos. Tal como os sportinguistas (não todos) preferem agora só ver qualidades. Depois vemos as reacções quando ele sair do Sporting. Nessa altura acho que terá piada recuperar algumas palavras desta altura.

      Eliminar
  3. Mas a verdade é que nestes 2 meses fizeste mais post sobre o JJ do que nos 6 anos de vermelho... lá está a ferida não sara...
    Mas a verdade é que ele fala de vocês tanto como vocês falam dele, não se deram foi conta disso ainda, tanto um como os outros.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O blogue só tem três anos. Por isso não podia escrever no mesmo nos três anteriores. Mesmo assim, se carregares na etiqueta Benfica (ali do lado direito) encontras diversas publicações sobre o Benfica e até um pedido de desculpa a JJ quando conseguiu recuperar a equipa depois daquela época em que tudo perdemos já no final das competições.

      Este texto é o resumo de uma telenovela que neste caso tem um antigo treinador do Benfica e o clube. Enquanto adepto de futebol acho que já é demais. Arrasta-se isto porque existe audiência para isso. Porque as pessoas têm sede de sangue. Mas só o futebol fica a perder.

      E isto aplica-se a este caso, como se aplica ao caso JJ vs Lopetegui, tal como se aplica às queixas de arbitragem e a muitas outras coisas que fazem do nosso campeonato muito fraco quando comparado com outros. E depois admiram-se de ter jogos da primeira divisão com 600 pessoas no estádio.

      Eliminar
    2. Alguém viu o mesmo que eu!!

      Eliminar