1.8.15

o prazer e o orgulho de matar um animal

A morte do célebre leão Cecil tem feito correr muita tinta. Sobretudo desde que se descobriu a identidade do assassino, um dentista norte-americano de nome Walter Palmer. Sabe-se agora que este homem, de 50 anos, pagou 45 mil euros para matar um leão e que se defendeu afirmando desconhecer que se tratava de Cecil, um símbolo do Zimbabwe. Sabe-se também que tem um longo historial de morte de animais selvagens que vão de ursos a leopardos, passando ainda por rinocerontes, entre muitos outros animais. Algo que se descobre facilmente na internet pois existem fotos que ilustram as conquistas deste homem. Walter Palmer até já foi a tribunal por causa das suas mortes.

"Lamento profundamente que uma actividade que adoro e pratico de forma responsável (...) tenha resultado na morte deste leão", diz o dentista em sua defesa. O mal não está em matar Cecil. O mal está em matar animais destes. E ainda por cima assumir que se trata de algo que adora. Trata-se de uma pessoa que não gosta de dar tiros. Se assim fosse podia juntar umas latas ou disparar para outros objectos, parados ou em movimento. Não se trata de matar a fome. Se assim fosse, a escolha passaria por outros animas. Não se trata de sobrevivência. Porque nenhum animal o atacou. Trata-se, e isso é que é assustador, do prazer de matar.

Agora pede-se a cabeça de Walter Palmer. Há quem deseje a sua morte da forma mais horrorosa possível. Neste domínio espero sinceramente que a Justiça seja posta em prática. De resto, espero que a infeliz morte de Cecil transforme este tipo de actividade num debate mundial. E que as pessoas percebam que matar pela diversão de matar não é (ou não deve ser) um orgulho para ninguém. Nem um sinal de coragem (quanto muito o oposto). Quem quiser saber mais sobre este tema polémico - e quem quiser/puder ajudar as pessoas que, por exemplo, controlavam os movimentos do leão Cecil - pode visitar este site.

2 comentários:

  1. Que horror, depois do que fez ainda comenta as coisas dessa forma. Que pessoa sem coração.

    ResponderEliminar