27.8.15

jantar no sal

Estes últimos dias têm sido dedicados a uma das pessoas (em conjunto com os meus pais) que mais sofreu com a minha lesão e operação. O que aconteceu comigo mudou a vida da minha mulher e os planos que tínhamos feito. Como tal, assim que saio da fisioterapia tenho como única missão mimar a minha mulher.

E ontem foi dia de ir jantar ao Sal, o restaurante situado na praia do Pego, no Carvalhal (Comporta), que foi considerado o melhor restaurante de praia do mundo. Já tínhamos ido à praia, o aspecto do restaurante foi do nosso agrado, prometia um extraordinário pôr-do-sol e acabámos por fazer uma reserva para ontem.

E ontem fiz aquilo que costumo fazer quando vou a restaurantes que não conheço: ler opiniões de clientes em diversos sites. Isto não faz com que deixe de ir ao restaurante mas serve para saber, por exemplo, quais os pratos mais apreciados. Ao ler os comentários sobre o Sal fiquei assustado. Porque muitos falavam mal de tudo. A comida que não era nada de jeito, o atendimento que era mau, o tempo de espera excessivo entre pratos, o preço e a falta de qualidade em geral. Comentei com a minha mulher a possibilidade de ser uma desilusão. Mas também lhe disse que existem pessoas que podem apanhar um mau dia, que falam mal só por falar e que nada melhor do que experimentar para saber se e bom ou não.

Chegámos à praia perto das 20 horas (não fazem reservas antes dessa hora) e ainda estivemos a observar a praia deserta. Fomos para o restaurante e fomos recebidos por uma funcionária simpática e atenciosa (tal como todos os que privaram connosco). Fomos para a nossa mesa e antes de jantar observámos um magnífico pôr-do-sol.

Para entrada optámos por amêijoas. Não demoraram a chegar e estavam bem confeccionadas e muito saborosas. O couvert era composto por uma manteiga/pasta caseira, queijo temperado e cortado em pequenos pedaços e pão daquele que considero guloso, ou seja, que se come sem parar.

Escolhemos dourada para prato principal. O peixe foi servido pouco tempo depois de termos terminado a entrada. Vinha bem servido (já sem a espinha maior) e acompanhado por batatas e legumes cozidos. O azeite da casa (algo que para mim faz toda a diferença no peixe) é Herdade do Esporão. Para acompanhar a refeição bebemos Quinta de Avidagos, um vinho branco da região do Douro que não conhecíamos e do qual ficámos fãs. O vinho foi aconselhado pela empregada pois a nossa opção tinha sido um vinho local (Herdade da Comporta) que não estava disponível.

A sobremesa foi uma tarde de lima que dividimos. Aliás, é o que sempre fazemos com as sobremesas. Para finalizar bebi um café. A conta foi apresentada num barco de madeira e acompanhada de rebuçados de mentol e de flocos de neve. Esta experiência gastronómica ficou em 78 euros.

Se achei caro? Não! Atendimento simpático, eficiente e prestável. Peixe e marisco de qualidade, bem servido e bom vinho num espaço muito bem decorado e situado num local de rara beleza. Tudo isto faz com que considere que paguei um preço justo.

Se já comi dourada boa e mais barata? Já! Mas noutro tipo de restaurantes. Com os quais não posso fazer uma comparação justa. O que me leva a considerar uma refeição cara ou barata são alguns dos factores que mencionei. Posso pagar 20 euros e achar caro e pagar 78 e achar barato ou justo. E foi o caso do que aconteceu no Sal, restaurante que recomendo.

Por fim aconselho a que não levem muito a sério os comentários partilhados nos mais diversos sites. As pessoas, até porque são todas diferentes, devem experimentar as coisas por si e não deixar de o fazer pelos outros e por comentários que podem ter (em alguns casos) outros objectivos. Como costumo dizer, o pior que pode acontecer é nunca mais voltar. No caso do Sal, espero voltar muitas vezes. Se alguém estiver a pensar ir lá é aconselhável reserva.

8 comentários:

  1. Olá bom dia.

    Comecei a seguir o seu blog por achar deveras interessante :)

    Espero que melhore rapidamente e que ultrapasse bem o que lhe aconteceu.

    Votos de rápidas melhoras.

    www.pensamentoseepalavras.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Hélder, tudo bem?

      Obrigado pelas simpáticas palavras. Felizmente está a correr tudo pelo melhor.

      Obrigado.

      Eliminar
  2. Ainda bem que não seguiu o conselho dos outros e pensou por si. Às vezes,as críticas vêm da inveja... Ainda bem que gostou e também confordo que para o local e fama não foi caro. Melhor ainda se estava bom! Continuação de boas férias. Mata Hari

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro ser tratado por tu, pode ser?

      Nunca deixo de experimentas apenas com base nas experiências dos outros. Já fui a sítios que adoro e outros detestam. As pessoas não são todas iguais e existem algumas cujos comentários têm um segundo objectivo.

      Estava muito bom. Recomendo a todos.

      Eliminar
  3. Conheço esse espaço ainda antes de ser considerado "o melhor mundo". (As férias da minha infância eram divididas entre o Carvalhal e outro local)
    A zona é o Paraíso por si só...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isto tinha outro nome. A zona é muito engraçada. Vi umas quantas casas que adorei. Mas a minha praia de eleição (mais ou menos secreta) ficas nos Brejos, atravessando os campos de arroz.

      Eliminar
  4. Só pelo facto de servir bom peixe, já me deixa curiosa, adoro peixe :)

    ResponderEliminar