17.8.15

hoje cozinho eu #1

Faço parte do grupo de pessoas que achando não ter jeito para cozinhar acaba por gostar de o fazer. E o meu modus operandi é o seguinte: deparo-me com uma receita (num programa de televisão ou num site), gosto da mesma, entendo que a consigo elaborar, compro os ingredientes e fecho-me na cozinha a preparar aquilo que vou fazer. Quando estou a cozinhar gosto de fazer da cozinha uma espécie de local sagrado que não deve ser pisado por mais ninguém.

E foi isto que aconteceu quando me deparei com uma receita de peixe ao sal num programa de televisão de Gordon Ramsay que coloquei em prática neste fim-de-semana. Porém, acabei por seguir a receita de Henrique Sá Pessoa, que também tinha sido partilhada no seu programa Ingrediente Secreto. E decidi partilhar a aventura de fazer o meu primeiro peixe ao sal. Trata-se de uma receita simples que faz de qualquer zero à esquerda na cozinha um mestre de culinária.

Ingredientes:
Robalo (cerca de 1 kg) com escamas.
2 kg de sal marinho
500 g de sal fino
100 g de pasta de azeitona preta
1 ovo (clara)
1 ramo tomilho

Preparação
É essencial que o peixe tenha as escamas. Limpar a barriga, retiras as vísceras, lavar muito bem o peixe e colocar o ramo de tomilho na barriga do peixe.

Misturar bem a pasta de azeitona com o sal (grosso e fino). A ideia é que fique semelhante à areia molhada da praia. Caso a pasta de azeitona não chegue para esse efeito basta acrescentar a clara de ovo. (Quem preferir pode fazer sem a pasta de azeitona e sem o ovo. Nesse caso, colocar um pouco de água por cima do sal quando já estiver colocado em cima do peixe).

Num tabuleiro fazer uma cama com o sal. Colocar o peixe e cobrir o mesmo com o sal. Certificar que fica totalmente (o rabo é desnecessário) de sal e que o peixe está bem fechado.

Levar ao forno (pré-aquecido a 180 graus) durante 20/25 minutos. A dica de Henrique Sá Pessoa é que se contem 20 minutos por cada quilo de peixe. Eu (o meu robalo tinha 750 gramas) deixei 20 minutos.

Retirar do forno. Partir o sal com cuidado e está pronto a servir.

No meu caso acompanhei com batata cozida. Numa panela colocar as batatas e água (fria) suficiente apenas para tapar as mesmas. Cozer com pele e não ter receio de abusar no sal porque a pele ajuda a que não fiquem salgadas. Levar ao lume durante cerca de 15 minutos. Ir espetando um garfo nas batatas para perceber quando estão devidamente cozidas.

Pode também ser servido com batatas assadas e com verduras. Depende do gosto de cada pessoa. Acompanhei a refeição (para duas pessoas) com um vinho branco (Reguengos) alentejano. Aqui fica a foto do resultado final.


Esta é a primeira aventura culinária que aqui partilho. Pretendo partilhar mais mas sem uma periodicidade obrigatória. Comecei por esta receita porque é a prova de que todas as pessoas podem fazer um brilharete, de forma bastante simples, na cozinha. Trata-se de uma receita muito fácil, sem grandes truques e que resulta sempre num peixe delicioso que certamente agradará à(s) pessoa(s) que irá partilhar a refeição. Agora basta escolher o dia para dizer: "hoje cozinho eu".

12 comentários:

  1. Muitos parabéns por esta experiência culinária, quando a coisa sai bem, é um incentivo a continuar, e há imensas receitas que são simples e tão boas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem receitas, como esta, que são bastante simples com uma probabilidade muito pequena de falhar.

      Eliminar
  2. Podes fazer para mim sff? ;)

    ResponderEliminar
  3. Pipocante Irrelevante Delirante17 de agosto de 2015 às 11:55

    Cozinho... grande herman...

    Honestamente, é moda que não me puxa, o do peixe em sal.
    prefiro fechado em folha de alumínio (à moda do papelote).
    Folha de aluminio, regar com azeite (pode espalhar com pincel)
    Rodelas de cebola (e pimento, para quem goste)
    Peixe, amanhado, e (prefiro) com cortes diagonais. O mais seco possível de maneira não soltar água durante a cozedura.
    Colocar o peixe sobre o papel, colocar sal, semi-rodelas de limão dentro dos cortes, 2 ou 3 alhos cortados, e ervas (tomilho, salsas,...)
    Fechar o papel de modo a fazer saco.
    30 a 35 minutos no forno.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desde pequeno que estou habituado a ver os meus pais comerem peixe ao sal. Chegavam a ir a determinados restaurantes por isso. E a verdade é que o peixe fica muito saboroso.

      A tua receita também me parece muito bem. Obrigado.

      Eliminar
  4. E a esposa gostou? Excelente iniciativa. E vai partilhando as tuas experiências e receitas. Sara

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente sim. E nem preciso de lhe perguntar. Conheço-a bem ao ponto de saber pelas suas reacções :)

      Eliminar