14.8.15

chegou o dia em que os vizinhos começam a ouvir asneiras (e não envolve sexo)

Eles passam o Verão a desejar este dia. Consomem jornais como se não houvesse amanhã. Querem saber quem está para vir. Quem está para nos abandonar. Fazem-se palpites. Vestem-se os fatos de Mourinho e Guardiola. Se eu fosse treinador jogava assim. Eu jogava assado. Eu dispensava este. Eu comprava aquele. Os amigos discutem. Depois fazem as pazes. Depois voltam a discutir. E depois voltam a fazer as pazes.

O que é verdade é que eles contam o tempo para que chegue este dia. Ainda para mais quando se vive um Verão escaldante como não se vivia há muito. Além das transferências, que trouxeram até ao nosso País jogadores conhecidos em todo o mundo e pagos a peso de ouro, existem os casos. As polémicas. As mensagens que o treinador supostamente enviou. Ao todo, fazendo as contas por baixo e ignorando eventuais surpresas, existem três galos para um poleiro. Sendo que dois deles passaram cheques como se não houvesse amanhã, apostando tudo na vitória final.

Mas, dizia eu no título do texto, que é o dia em que os vizinhos começam a ouvir asneiras. E esse fenómeno começa às 20h30 de hoje, sexta-feira (14), momento em que tem início o campeonato nacional de futebol. Prova que se vai arrastar durante nove meses, fazendo com que o fenómeno dure o mesmo período de tempo. Hoje, a partir das 20h30 começam a ouvir-se asneiras vindas da casa do vizinho do lado.

De um lado estão os adeptos do Sporting, desejosos de uma entrada vitoriosa no campeonato. Mesmo tendo em conta que o seu novo treinador, o messias de Alvalade, só tenha vencido três vezes (em dezasseis possíveis se a memória não me atraiçoa) na primeira jornada. Empolgados com a pré-época, os adeptos verdes e brancos acreditam na vitória de hoje e também na próxima jornada (algo que o treinador nunca conseguiu pois Jorge Jesus não é homem de dar duas de seguida, leia-se duas vitórias de seguida nas duas primeiras jornadas do campeonato). E estes adeptos são capazes de soltar alguns impropérios caso algum jogador falhe um golo de baliza aberta, num daqueles momentos em que todos se lembram da avó que marcava aquele golo com uma perna às costas.

Por outro lado, os adeptos do Benfica e do Porto também vão estar colados ao ecrã, na esperança de um desaire. E se os verdes e brancos vão recordar-se da avó (nas circunstâncias que referi) os encarnados e os azuis e brancos vão recordar-se de algo parecido com camarão e com a filha da truta, caso algum jogador do Sporting marque um golo. E talvez se recordem das avós caso seja um jogador do Tondela (já agora ainda não tinha referido que o jogo Tondela vs Sporting inaugura esta edição do campeonato) a falhar um golo de baliza aberta.

Seja como for, é certo que vão ouvir-se asneiras atrás de asneiras durante os próximos nove meses. Quer sejam dedicadas aos jogadores, aos treinadores, às pobres coitadas das mães dos árbitros, aos dirigentes ou a outras pessoas quaisquer. Que comece o campeonato. Que vença o melhor. E que o melhor seja o Benfica.

Quanto ao jogo de hoje, que vença o Tondela. "Lá estás tu contra o Sporting. Estás com azia por causa do Jorge Jesus e por teres perdido a Supertaça", podem dizer. Mas não é nada disso. Estou mesmo a torcer pelo Vítor Paneira, jogador que cresci a admirar e que nunca me hei-de esquecer que tinha por hábito dizer "vou jogar aqui" quando passava junto ao antigo Estádio da Luz. E a verdade é que jogou e que tornou-se num símbolo do clube que amo. Por isso, boa sorte Vítor Paneira, na tua estreia na principal divisão do futebol português.

8 comentários:

  1. Que vença o melhor. E esta época vai ser só Sporting. Mas que sobretudo seja a melhor temporada dos últimos anos e a mais empolgante. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não aposto tudo no Sporting mas acredito que este campeonato tem tudo para ser dos mais emotivos dos últimos anos e para ter uma luta a três :)

      Eliminar
  2. Desta vez o J.J. já venceu duas vezes seguidas!!!! Na semana passada e ontem!!! Spooooooooorting!!!!! (não é no campeonato, mas não deixam de ser 2 X)!!!!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o historial dele não tem duas vitórias seguidas no campeonato. Vamos ver se será desta vez. Tem tudo para isso, depois de ter vencido fora.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. A ferros mas ganhou. Confesso que o Sporting desiludiu-me e deixou bem claro - para quem quiser ver - que não é a equipa que muitos querem fazer ver. Pode vir a ser uma grande equipa mas ainda é uma equipa limitada e sem grandes ideias. O jogo do Sporting passou por 394328475739846326238 cruzamentos do lateral esquerdo e pouco mais. Gosto de Bryan Ruiz mas tenho dúvidas em relação a Teo, que muitos pintavam como sendo a última coca-cola do deserto na América do Sul e que me parece ser um jogador muito limitado. Estou curioso para saber como será o meio campo da equipa quando todos os jogadores estiverem recuperados. E João Mário (e isto não é de agora) está um sr jogador. Tem muita classe.

      Quanto ao Tondela, gostei do que vi. Um conjunto de jogadores (não chamo equipa porque trabalham juntos há pouco tempo) muito organizado. Tinha ouvido falar muito bem deles e fiquei agradado. Acredito que não vão ter dificuldades em ficar na primeira divisão.

      Eliminar
    2. Teo a mim não me diz nada, Bryan está a surpreender-me, João Mario vai crescer muito mas já é um belo jogador.

      Eliminar
    3. Só tenho uma curiosidade em relação a Bryan. É um jogador sem férias e com o andamento de quem não as teve. Quero ver como será perto de Janeiro. Se mantém o nível ou se quebra, como aconteceu, por exemplo, com Talisca no ano passado.

      Eliminar