12.8.15

a maior mentira da internet está a mudar de rosto

Devia ter os meus 14 anos quando o LOL (laughing out loud) começou a ganhar fama em Portugal. Até me recordo de que nessa altura muitas pessoas utilizavam o lol para tudo e mais alguma coisa, desconhecendo por completo o significado daquelas três letras. Recordo-me de perguntar o significado a algumas pessoas que ficavam sem jeito ao não ter resposta. Por exemplo, tinha um amigo que pensava que lol era uma espécie de ofensa e era esse o uso que dava às três letras.

Com o passar do tempo o lol foi conquistando o seu espaço, deixando para trás todas as outras formas de mostrar um sorriso a alguém que está do outro lado do ecrã de um computador ou para quem está algures a receber uma mensagem escrita no seu telemóvel. Com o passar dos anos, o lol tornou-se no rei dos sorrisos. Mas como todos os reinados têm um fim, o lol já era. O terreno que conquistou está a ser perdido para outras duas letras, que se multiplicam vezes sem conta.

As pessoas que ainda utilizam o lol fazem parte de uma minoria. Agora, a moda é o ahahah. Por exemplo, naquela que deverá ser a rede social mais famosa do mundo – facebook – o ahahah já ultrapassou o lol. Quando alguém quer mostrar que está a rir com algo recorre ao ahahah em detrimento do lol, fazendo daquelas duas letras as novas rainhas dos sorrisos virtuais.

Mas existe algo de que não tenho dúvidas. Seja com lol, com ahahah, com kkk ou com emojis, os sorrisos virtuais vão continuar a ser a maior mentira utilizada na internet ou nas mensagens escritas enviadas através do telemóvel. Quantas e quantas pessoas recorrem ao lol, ao ahahah, ao kkk ou aos emojis para passar a ideia de um sorriso quando na realidade o seu rosto nem sequer se aproximou de um esboço de um sorriso?

12 comentários:

  1. Mal seja que pergunte... não deveria ser ahahah... sendo que hahaha, a meu ver claro, vem de há, verbo haver ? Na língua portuguesa claro está que tão "assassinada" é diariamente e que infelizmente a maioria dos indivíduos não distingue um simples "à" de um "há".

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens toda a razão. Aliás, o mais correcto até seria ah! ah! ah!. Aconteceu o mesmo que acontece quando faço isto nas redes sociais que é colocar um dedo em cada letra e carregar. Obrigado pela chamada de atenção.

      Eliminar
    2. O comentário não era sobre o artigo publicado, mas sim sobre a generalidade de pessoas que tão bem "assassina" o português. Como senão bastasse já o (des)acordo ortográfico :)

      Eliminar
    3. Acho que o acordo é a desculpa ideal para muitas pessoas :)

      Eliminar
  2. Excluindo o "lol" irónico que de vez lá sai, todos os outros (que praticamente não sou uso) ou todos os "ahahah" (que sempre usei imenso) vão acompanhados de sorrisos e/ou gargalhadas. Se dá vontade de rir/sorrir ao ponto de o escrever, então também o demonstro... Mesmo que seja só o ecrã de um telemovel ou computador a ver :D

    ResponderEliminar
  3. Quantos "lol's" quando na verdade era um "já não te posso ouvir"

    ResponderEliminar