8.7.15

viver no porto é uma despromoção social

Neste texto brinquei com a eventual transferência de Iker Casillas para o Futebol Clube do Porto. Na altura disse que a única coisa boa desta mudança era o facto de Sara Carbonero, a mulher do guarda-redes espanhol, passar a viver em Portugal. Mas ao que parece, a jornalista espanhola recusa mudar-se para a cidade do Porto. Para Sara Carbonero trata-se de uma despromoção social.  Parece que a espanhola não quer viver num país que considera em tudo inferior ao seu. Como tal, se o jogador espanhol escolher o Porto terá de se separar da mulher e de Martin, o filho de ambos, que ficam a viver em Madrid que fica apenas a 550 quilómetros de distância da cidade portuguesa. Sara Carbonero só aceita mudar-se para uma cidade como Londres onde infelizmente, para si, nenhum clube de topo anda à procura de um guarda-redes. 

Esta notícia não caiu bem em Portugal e tem gerado alguma polémica. Por um lado, compreendo que a espanhola não queira sair da sua zona de conforto. O casal vive em La Finca, um dos mais luxuosos e seguros condomínios do mundo, numa casa de 2,5 milhões de euros. Por outro lado mudar-se para Portugal significa abdicar da carreira em televisão que muitos defendem só existir (com a importância que tem) devido à influência que o marido tem. E aceito que Sara Carbonero não esteja disposta a abrir mão disto sendo que não se pode retirar da equação o ordenado de 7,5 milhões de euros líquidos por ano que Casillas aufere no Real Madrid (já para não falar dos contratos publicitários). 

Aquilo que referi é uma coisa. Outra completamente diferente é considerar que uma mudança para Portugal, neste caso para a cidade do Porto, é uma despromoção social. Isso revela desconhecimento em relação ao país e à cidade. É certo que em determinados aspectos Portugal é, infelizmente, inferior a Espanha mas isso não se aplica a pessoas com o estilo de vida que tem um jogador de futebol. Para esses, acredito que é "igual" viver em qualquer sítio porque só lidam com o luxo e com todas as mordomias. Ainda mais em Portugal, país onde o clima, segurança, gastronomia e qualidade de vida são bastante apreciados pelos jogadores estrangeiros. É certo que em Portugal não existe La Finca mas já estive perto de diversas casas de jogadores do Porto e as zonas são de fazer inveja a qualquer um. 

Acho que - e a ser verdade - esta posição de Sara Carbonero está relacionada com outros factores que não o país, onde até já passou férias, e com a cidade que claramente desconhece. Acredito que será uma insatisfação associada a outros aspectos relacionados com a conta bancária do casal e até com o medo (ou recusa) de mudar a sua vida para estar perto do marido numa realidade completamente diferente (mas que até pode ser melhor) daquela que tem na sua zona de conforto, em Madrid.

17 comentários:

  1. Pessoas com esta mentalidade não fazem cá falta nenhuma. E já agora que convença o marido a não vir.
    http://a-lingua-afiada.blogspot.pt/2015/07/sara-carbonero-fica-ai-por-madrid-e-ja.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que o marido já está certo. Resta saber se ela vem. A transferência e a postura dela tem tudo para resultar em polémica como se gosta por cá.

      Eliminar
  2. Muito bem dito, gostei do blog,

    http://oshomensnaosaotodosiguais.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Sim, é verdade. Ela só encarava bem uma mudança para Londres. A questão é que o Porto é uma cidade magnífica e essa atitude fica-lhe realmente mal. Revela ignorância e alguma falta de cultura. Portugal tem cidades magníficas com qualidade de vida nada inferior a Espanha!
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Mas anda tudo tolo. O que disse ela de mal? Não é verdade?

    Alguma vez o Porto está ao mesmo nivel de Madrid ou Londres? E eu adoro o Porto.

    Ainda por cima alguém que tem milhões para gastar e que lá vive em La Finca. No Porto não há avenidas cheias de Pradas e LV, onde se passeiam só Ferraris e Maseratis. Tem lojas de luxo e zonas caras mas não se compara com outras cidades. E isso nestes casos conta muito. Percebo perfeitamente que ela prefira uma cidade desse género.

    Tipica tempestade num copo de agua que estão a fazer os portugueses.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que dizes é verdade. Mas será que ela prefere ficar em Madrid pelas La Fincas, lojas de marca e carros de luxo mas com o marido descontente ou viver noutro local onde esse luxo também existe (de forma mais discreta) e onde o marido supostamente voltará a ser feliz. Acho que é uma balança que tem de ser equilibrada entre o casal.

      Mais do que uma tempestade, creio que, a ser verdade, ela revela um grande desconhecimento em relação a Portugal e ao Porto.

      Eliminar
    2. Isso de ela querer ou não viver com o marido já é outra questão.

      A mim o que me faz confusão é ela ser criticada por dizer que estamos um nível abaixo de Espanha, quando é perfeitamente verdade.

      Só quem não esteve numa cidade tipo Madrid, ou Londres é que pode achar que não são mais desenvolvidas.

      Os portugueses andam todos a ir para fora, e de repente ela diz isso e parece que vivemos num paraíso.

      Eliminar
    3. Eu não coloco em causa as palavras dela em alguns aspectos. Mas também não posso ver um casal, em que só uma das pessoas ganha 15 milhões de euros limpos por ano, como um casal que parte em busca de uma vida melhor.

      Neste caso a qualidade de vida e as diferenças estão mais diluídas. E Portugal não é a mesma coisa do que ir jogar para a Índia destino para jogadores que querem mais uns milhões.

      Portugal não é um paraíso (sobretudo fiscal para os jogadores) mas está longe de ser o fim do mundo.

      Eliminar
  5. Em termos profissionais é óbvio que uma mudança para Londres seria mil vezes melhor do que uma mudança para o Porto (para ela). Claro que vir para o Porto para ela seria uma descida de divisão porque não há muitas oportunidades na comunicação social (ela provavelmente iria receber menos) e se calhar nem sabe falar português.
    O que me choca não são os seus comentários - se o meu marido se quisesse mudar agora para Atenas eu não ia nem arrastada, por muita boa comida que tenha e por muito bonita que seja - são os comentários das mulheres ressabiadas que dizem "então mas ela não sabe que deve ir com o seu homem?". A sério, em que século estamos?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pelo que percebi a ideia dela passava por ser correspondente em Londres. Em Portugal poderia ser algo semelhante e não tenho dúvidas de que, caso quisesse trabalhar em comunicação em Portugal, teria as portas abertas cá. A fama que tem chega para isso. Mas também acredito que não queira este cenário.

      Esse comentário aplica-se a mulheres de jogadores que abdicam de viver para andar atrás dos maridos. Mulheres que só lamentam a opção tomada quando se separam. Neste caso, é uma mulher que não abdicou da carreira quando se juntou a Casillas. E é essa independência que a leva a dizer que não quer vir.

      Infelizmente ainda existem muitas pessoas que pensam dessa forma.

      Eliminar
  6. Por acaso cheira-me que esta é uma notícia para audiências e em nada deve ter a ver com a realidade ;)... logo se verá :)

    Porque não é o sitio onde se vive que interessa, mas sim com quem se quer viver, independentemente de aonde ...acho eu ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece que vem e que já pediu licença sem vencimento ao seu canal.

      Eliminar
  7. Pois claro!! Nem podia ser de outra maneira ;)

    ResponderEliminar