7.7.15

será que podemos alterar a atracção que os mosquitos têm por nós?

Existem pessoas que parecem um verdadeiro alvo em movimento para os mosquitos. E outras às quais os mosquitos não ligam nenhuma. Esta relação de atracção ou desprezo gera diversas conversas. "Os mosquitos não me largam e a ti não te picam", dizem uns. "Isso tem a ver com o sangue", atiram outros. "O teu sangue deve ser docinho", brincam alguns. Segundo o site WebMD existem algumas explicações para a atracção/desprezo dos mosquitos.

A primeira causa é o hálito. Isto porque os mosquitos são atraídos pelo dióxido de carbono que as pessoas expelem. Por isso, quem o produz em maior quantidade passa a estar no topo da cadeia alimentar dos mosquitos. E estas pessoas são aquelas que têm mais peso, as grávidas e os desportistas. E desenganem-se aqueles que pensam que mascar pastilha engana os mosquitos. Isto de nada serve.

A temperatura do corpo é outras das causas. Se a pessoa está mais quente o mosquito acha que a sua missão está facilitada. Mais uma vez, os desportistas e as grávidas passam a ser as presas predilectas dos mosquitos.

As bebidas alcoólicas são outra das causas. Ao que parece os mosquitos gostam de uma boa pinga. Ou seja, o consumo de álcool torna as pessoas mais atraentes para os mosquitos que não perdem a oportunidade para beber o seu copo.

Por fim, os pais também podem ser culpados. Isto porque os nossos genes podem ser uma das causas pelas quais os mosquitos gostam de nós. Sempre de acordo com este site, esqueçam a ideia de que o tipo sanguíneo tem influência nos mosquitos porque não tem.

Um dos truques ou soluções pode passar, além das calças, mangas compridas, repelentes e horas apropriadas para sair à rua, por uma ventoinha. Os mosquitos são péssimos a voar e uma ventoinha é o suficiente para que eles fiquem de rastos.

10 comentários:

  1. Ahahah ... e podemos sempre tentar escolher ter ao nosso lado uma pessoa mais quente que nós, mais libertadora de CO2 e que goste de pinga e assim ficamos safos ;)

    ResponderEliminar
  2. Os mosquitos adoram-me! E acho que deve ser mesmo dos genes, sempre achei que fosse do tipo de sangue ou assim.

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Sinceramente nenhuma dessas justificações se adequa a 100% a mim, mas uma coisa é verdade: posso estar eu e os meus pais numa sala com mosquitos que eu e a minha mãe somos picadas da cabeça aos pés e o meu pai nicles! Em toda a vida nunca deve ter sido picado por um mosquito :D

    ResponderEliminar
  4. E ainda, segundo a pediatra dos meus filhos, tomar vitamina B.
    Os mosquitos não gostam do "cheiro" da nossa pele quando tomamos vitamina B.
    Como não é toxico, aconselhava-me a dar às crianças em todas as idades, na época dos mosquitos.

    Fica a dica Bruno.

    vidademulheraos40.blogspot.com.

    ResponderEliminar
  5. A ideia da ventoinha parece-me bem, mas era capaz de ficar frio no quarto :p

    ResponderEliminar