4.7.15

racismo. isto ainda acontece em 2015?



Deparei-me com esta imagem ontem. A mulher em questão chama-se Maria Júlia Coutinho e parece que está a fazer muito sucesso no Jornal Nacional, no Brasil. Mas, em 2015, ainda existem pessoas que são capazes de escrever barbaridades com estas numa rede social. E acrescento que isto é uma pequena amostra pois existem muitas outras ofensas. Felizmente, também existem pessoas que saem em defesa da mulher a quem chamam Maju e que é a primeira mulher negra a assumir as funções de "Garota do Tempo". 

Não vou fingir que é um espanto que o racismo exista. Porque infelizmente ainda existe. E está muito vincado em alguns países. Aquilo que mais me surpreende, neste caso específico, é a quantidade de pessoas que perdem tempo numa rede social onde é necessário ter uma conta (falsa ou não mas diversas têm imagens associadas) a ofender uma mulher apenas pela cor da sua pele. Não se questiona o talento ou a falta dele. Simplesmente existem ofensas que não só são dirigidas aquela mulher mas como as todas as pessoas da mesma cor. 

Talvez o número de comentários explique o motivo pelo qual Maria Júlia Coutinho é apenas a primeira mulher negra a desempenhar aquela função naquele país. Será que estas pessoas também odeiam o Pelé, que muitos consideram o melhor futebolista de todos os tempos?

20 comentários:

  1. alo:) as pessoas são muito incultas e mal educadas, é o que é... Mas aqui há dias li este título numa dessas revistas (de caca para não dizer mer....) "cor de rosinhas"....uma foto com a ex-modelo conhecida numa praia e dizia o seguinte :Ester Canãdas passeia na praia com o filho negro ao colo!!!!???????????? Isto não é racismo? Bolas , mas quem é a bosta que escreve isto? Racismo sempre vai existir.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que mais me choca é a quantidade de pessoas que vai para uma rede social escrever coisas destas. E logo no Brasil onde existem diversos símbolos e personalidades negras que são bastante famosos.

      Eliminar
  2. É tão ignorante, e deve até ser difícil para ela ter de lidar com todos esses comentários, no entanto acredito que por ser a primeira vai abrir portas a que muitas outras possam cumprir essa função (e esse sonho) também no futuro ...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que aconteça isso que referes. Pelo menos que sirva para isso.

      Eliminar
  3. Do Pelé se calhar já gostam mais...pura ignorância. Já senti e ouvi em alguns momentos comentários semelhantes...

    ResponderEliminar
  4. é uma realidade que por vezes nos passa ao lado, mas entre negros, mulatos e mestiços o racismo é muito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando jogava futebol testemunhei muitos casos de racismo entre negros. Recordo-me de uma discussão em particular em que um chamava preto ao outro e o outro respondia que não era preto, era castanho e que o outro é que era preto.

      Eliminar
  5. Questiono-me se como fazem com as telenovelas, será que não veem quando a Taís Araújo é a protagonista?
    De qualquer forma isto é fruto de uma mentalidade tacanha e de uma enorme ignorância como podemos ver pelo teor dos comentários: século 2015?
    Este tipo de observação diz muita coisa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que nessas alturas esquecem o racismo. Ou imaginam outras cores. Só pode ser assim.

      Eliminar
  6. Ui, tenha atenção quando sai uma notícia numa rede social em relação aos ciganos (notícia negativa ou positiva). São dezenas e dezenas de comentários com um ódio que eu nunca vi. Ainda temos um longe caminho para andar.

    ResponderEliminar
  7. Mas mas mas.. Sei que o racismo é real.. Mas continua a deixar-me de boca aberta.. Não entendo

    ResponderEliminar
  8. Pipocante Irrelevante Delirante6 de julho de 2015 às 22:44

    Racismo ou pessoas racista? É diferente.

    No futebol... Quando marca, grande jogador, quando falha, é um sacana dum preto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso é um grande número de pessoas racistas.

      Se fosse só no futebol...

      Eliminar
  9. Eu volto sempre à mesma questão, as pessoas têm de dizer mal, pois a vida delas não lhes chega.

    ResponderEliminar
  10. Infelizmente o racismo ainda é muito forte em todo o mundo,esse ódio gratuito é muito triste.
    Graças a Deus alguns dos idiotas que escreveram esses absurdos já foram identificados e vão pagar pelos absurdos ditos.e a Maju é uma das grandes revelações da tv brasileira,além de competente é muito linda e está recebendo muito apoio de todos!

    ResponderEliminar