27.7.15

pode soar a clichê mas é uma grande verdade

Na noite de Sábado assisti ao espectáculo de final de ano da escola de dança que a minha sobrinha frequenta. O tema deste ano foi o sonho. E através da dança contou-se a história de três personagens que tinham vidas diferentes dos seus sonhos: ser modelo fotográfica (era professora), treinador de basquetebol (empregado de café) e bboy (mecânico). Ao longo do espectáculo estas três personagens acabam por lutar, com sucesso, pelos seus sonho, trocando as vidas que têm por aquilo que sempre sonharam ser.

E no final do evento foi essa a mensagem transmitida pela dona da escola que era uma das personagens principais da história. Trabalhando com dezenas de crianças transmitiu a ideia de que devem lutar pelos seus sonhos. Explicou que o caminho será complicado, muito complicado e que terá muitos obstáculos. Que vão também ouvir muitas palavras negativas em torno daquilo que desejam mas que é importante que lutem por aquilo com que sonham. Foi passada a mensagem de que desistir não é uma opção.

Ao ver o espectáculo e ao ouvir o discurso recordei o filme Em Busca da Felicidade, protagonizado por Will Smith e pelo seu filho Jaden. Sobretudo aquela cena em que pai e filho estão a jogar basquetebol. "Nunca deixes que alguém te diga que não consegues fazer algo. Nem mesmo eu. Se tens um sonho tens que protege-lo. As pessoas que não conseguem fazer as coisas por si mesmas vão dizer-te que não consegues. Se queres alguma coisa, vai e luta por ela. Ponto final", diz o pai depois de desmoralizar o filho.

Tudo isto pode soar a um gigantesco clichê em torno da felicidade e perseguição de sonhos. Pode ser também a teoria que todos conhecemos mas que poucos colocam em prática. Mas não deixa de ser uma grande verdade. Porque todas as pessoas devem lutar por aquilo que querem. Por mais palavras negativas que ouçam. Por mais portas que se fechem. Por mais quedas que aconteçam durante o longo caminho que nos leva até aos nossos sonhos. Ao longo dos anos que levo como jornalista já estive à conversa com pessoas que são conhecidas (nacional e mundialmente) pelo seu sucesso. E quase todas me dizem o mesmo. Que as pessoas só conhecem o sucesso deles porque é isso que é visível. Mas recordam que por cada sim que ouvem, e que leva ao sucesso, existem dezenas, centenas de nãos e de portas que se fecharam. A diferença é que não desistiram. Foram persistentes e determinados em alcançar o que tanto desejavam. E conseguiram.

Duvido que exista no mundo alguma história de sucesso que seja feita de apenas uma tentativa. Que não "esconda" falhanços, quedas, passos mal dados e desilusões. Duvido que nenhuma dessas pessoas (a quem é reconhecido o sucesso) tenha ouvido coisas como "não", "não vais ser capaz" e "desiste", apenas para dar três exemplos. Duvido que essas pessoas não tenham ouvido essas palavras de pessoas que lhes são próximas e que o disseram porque nunca tiveram coragem para lutar pelos seus sonhos. A diferença está em desistir ou em ir à luta.

E aquelas pessoas que olham para este modo de encarar a vida, as pessoas que dizem que isto é um mero clichê que não passa disso fazem certamente parte do grupo de pessoas que não lutam ou que não lutaram pelos seus sonhos. É certo que a luta pelos sonhos tem todos os ingredientes de um clichê mas isso não significa que não seja verdade e que não deva ser transmitido aos mais pequenos e também aos mais velhos que em vez de viverem as suas vidas deixam apenas que o tempo passe e que o relógio vá contando os minutos de algo que nunca desejaram.

6 comentários:

  1. Eu sou apenas uma leitora que venho ao teu espaço às vezes, mas normalmente, vou ler algumas coisas que vão ficando para trás. Deixa que faça uma observação, acho que tu tens um sonho e nota-se tão bem quando escreves coisas deste género ... adoravas ser pai !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já abordei esse tema em alguns textos e é um facto que é algo que adorava.

      Eliminar
  2. Esse filme é fantástico, e eu tento passar para os meus filhos a ideia de que se querem muito uma coisa devem lutar por ela. É importante que os deixemos sonhar, mesmo que os avisemos que não vai ser fácil, não os devemos derrotar à partida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deve existir uma dose de realismo mas sempre alimentando o sonho e explicando como lá chegar.

      Eliminar