11.7.15

os muse são os novos queen

Neste texto dei conta do meu desejo de ir ao Nos Alive deste ano e que um dos motivos desse desejo estava relacionado com a presença dos Muse, banda que admiro bastante. Olhando para o panorama musical internacional separo esta banda das restantes. Actualmente os Muse estão num patamar onde não cabe mais ninguém.

Recentemente ouvi dizer que os Muse eram os novos Queen (outra das minhas bandas de eleição), algo que pode ser polémico para algumas pessoas com uma ligação mais especial ao mundo da música mas uma afirmação com a qual estou tentado a concordar. E até encontrei um artigo da What Culture que sustenta o paralelismo entre as duas bandas com base em cinco aspectos.

5 Influências musicais
O estilo da escrita e composição, particularmente nos álbuns The Resistance (Muse) e A Night at the Opera (Queen) partilham semelhanças como por exemplo a secção dramática de Bohemian Rhapsody e os 13 minutos épicos de Exogenesis são semelhantes na cuidada elaboração musical. Aliás, Matt Bellamy já confessou estudar e beber de compositores como Chopin. Ambas as bandas criam sonoridades que se adaptam aos tempos modernos e que são complicadas de replicar.

4 Estilo musical
Madness foi o segundo single de The 2nd Law (Muse) e logo os críticos fizeram uma comparação com I Want to Break Free (Queen). E essas semelhanças são reais no poder do baixo, na força da letra e até nos solos de guitarra. E existem muitas outras músicas dos Muse onde se nota a influência dos Queen.

3 Evolução dos álbuns
Outro aspecto comparativo passa pela evolução dos álbuns. Os Queen de 1986 são completamente diferentes dos de 1973. Tal como os Muse de agora são distintos dos de 1999. Um dos motivos é a crescente popularidade e prestígio que ambas as bandas foram conquistando. Novas audiências, novas influências e isso resulta em trabalhos diferentes. Os álbuns de estreia de ambas as bandas são similares com temas em volta dos mesmos assuntos como amor, ódio e arrependimento.

2 O vocalista
Talvez o principal aspecto que leva a que se diga que os Muse são os novos Queen passa pelo líder da banda. Sem querer ignorar o brilhantismo musical dos membros de ambas as bandas a verdade é que Matt Bellamy tem algo especial como tinha Freddie Mercury. Esse algo faz com que tanto uma banda como a outra se destaquem das restantes. O comportamento de ambos é semelhante e muitos defendem que Bellamy deveria ser visto (ainda mais) como o Freddie Mercury da sua geração. Mercury era reconhecido pela abilidade de atingir notas altas e por aguentar as mesmas durante muito tempo, algo que pode ser dito de Matt Bellamy. E ambos têm o poder de levar um estádio lotado do completo silêncio ao histerismo incontrolável.

1 Actuações
Nos dias que correm o brilhantismo de uma banda, a sua vertente única, está nas fenomenais actuações ao vivo. Isso é que separa uma das outras. Tudo nos Queen era perfeito ao vivo. A banda casava na perfeição e existem concertos que são memoráveis, como o que foi dado para 325 mil pessoas no Rock in Rio (1985) ou o mítico concerto de Wembley para 75 mil pessoas em 1986. Certamente que ninguém esquecerá estes concertos. E o mesmo se pode dizer dos Muse, que até já foram eleitos a melhor banda a actuar ao vivo. Até se pode dizer que fazem o mesmo que os Queen faziam e que transportam isso para outro nível, até porque os tempos são outros.

Como referi no início, a ousadia de dizer que uma banda é comparável com os Queen ou dizer que um cantor é o Freddie Mercury sua geração é motivo mais do que suficiente para originar polémica. Mas, neste caso, estou tentado a concordar com os cinco pontos avançados pelo site e que aqui partilhei de forma reduzida. Os Muse podem ser vistos como os novos Queen e Matt Bellamy pode ser visto como o Freddie Mercury da sua geração. Ou não?

23 comentários:

  1. Não tenho a certeza se o primeiro comentário aí chegou. Se chegou desculpe pela repetição se não chegou aqui fica:

    Não publique este comentário, corrija apenas no ponto 2 na linha 6 a palavra habilidade em que falta o H.
    Excelente texto. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só chegou este- Não tenho mais nenhum.

      E trata-me por tu, pode ser?

      Eliminar
    2. Pode pois! :)

      Os Muse estão cada vez mais "Queen" e eu gosto, mudaram bastante ao longo dos anos é verdade mas continuo a gostar bastante.
      Nunca me consigo abstrair é do facto de me lembrarem muito Jeff Buckley, e para mim Jeff Buckley era só assim qualquer coisa de extraordinariamente bom, daquelas pessoas que lamentei profundamente que tenha morrido tão cedo porque julgo que com o tempo só iria melhorar. A capacidade vocal do Matt, como a do Freddy e do Jeff é espantosa. Anyway, Muse são das minhas bandas favoritas, e desde que os vi ao vivo (só uma vez no Estádio do Dragão) fiquei ainda mais fã. Ao vivo são qualquer coisa, todo o show-off mas sobretudo o poder de voz do Matt.
      A música que mais me leva para Jeff é a Hoodoo e julgo ser a que mais influência teve na música dele. Os Muse são mais electrónicos, mais até que os próprios Queen, fruto dos tempos. Mas são bons, muito bons.
      Admiro pessoas que sabem cantar, sabem porque cantam e o que cantam. Gosto de bom som, de melodia e da batida certa. =)

      Eliminar
    3. Acho que tudo neles anda próximo da perfeição.

      Existem pessoas que idolatram muitas bandas nos dias que correm, que adoram os espectáculos ao vivo das mesmas e que nem sequer sabem que muitas delas têm outras bandas (por baixo do palco) a tocar por eles.

      Eliminar
  2. Queen é a minha banda favorita de todos os tempos. Os Muse estão logo a seguir, por alguma razão. E tenho muita pena de nunca ter conseguido ver um concerto deles. Seria a concretização de um sonho já antigo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a comparação está bem feita e dá que pensar. Também quero ver Muse ao vivo. Era para ter sido agora mas não foi desta.

      Eliminar
  3. Nope nope nope. Muse é das bandas mais genéricas que existem hoje em dia. Nunca gostei. Acho que começaram bem com os primeiros albuns (apesar de eu não gostar, reconheço que faziam boa música, ao menos original).
    Enquanto que Queen reinventaram muita coisa na música, mudaram muita coisa como maneira de gravar, a Bohemian Rhapsody é um exemplo incrível dos primeiros usos de camadas numa música e live performances também - graças a Freddie Mercury.
    Muse são uma migalha no panorama musical. Só por encherem estádios não significa que são geniais, também os one direction os enchem. Sei que fizeram nos últimos anos das músicas mais genéricas (e para mais chatas) que uma suposta banda de rock tem feito. E penso que daqui a cinquenta anos ninguém se vai lembrar deles quando falarem da história do rock.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo as coisas dessa perspectiva tão banal para os Muse. Se assim fosse, todos conseguiam o mesmo sucesso deles. Vivemos numa era em que o sucesso da bandas dura pouco tempo. Aparecem em grande, são uma sensação louca e passado um/dois anos já nem enchem os pavilhões onde actuam.

      E os Muse - gostando ou não do que fazem - conseguem manter-se no topo há muito. E isto revela a sua qualidade. Eu gosto muito de Queen e de Muse e talvez seja por isso que olho com olhos diferentes dos teus para a comparação. Até porque a comparação não se fica pelos concertos e estádios cheios, é baseada em cinco pontos. Daqui a 50 anos veremos que ainda fazem parte da história da música ou não.

      Eliminar
    2. Como explica Britney Spears e Lady Gaga? É do pop mais básico que se faz e enchem pavilhões desde que apareceram até hoje. Os U2 não fazem um album de jeito desde os anos 90 e continuam a encher estádios. Encher estádios = boa música, duradoura e original não são sinónimos.

      Eliminar
    3. A Britney canta em playback e tem tido muitas oscilações na carreira, estando a anos do fenómeno que chegou a ser. A Lady Gaga esteve cá recentemente e nem a Meo Arena encheu. Encher estádios não é sinónimo de qualidade. Mas os Muse são mais do que isso. É a qualidade da música, é a influência da mesma, a musicalidade e muitas outras coisas.

      Eliminar
  4. Não deixo de concordar com algumas.

    ResponderEliminar
  5. Hello:) é, manterem-se no topo há muito não faz deles os melhores, senão vejamos a Rhianna, que acho uma ´PESSIMA cantora, mas está lá nos Tops, essa e outras que tais. E eu até gosto bem de Muse, tb amo os Queen, embora a minha primeira banda de eleição são os Simple Minds, simplesmente AMO!, Simple Minds forever!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vou dar um exemplo. Acho que a Madonna é uma excelente artista mas considero que é uma cantora mediana. O que não tem em voz tem em tudo o resto. Não consigo comparar a Rihanna com os Muse. O tipo de música é completamente diferente.

      Eliminar
  6. Homem sem blogue,comparar Matt Bellamy com Freddie Mercury é o mesmo que em pleno acto,mudar de buraco sem avisar...dói que se farta!!!Os Muse são muito bons mas Queen é imcomparável,pá!!!!

    ResponderEliminar
  7. ora ora...eu não a estou a comparar Rihana com Muse, o que quero dizer é que nem quem está no Top significa "kolidade" e quanto a Madonna simplesmente destesto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O que quis dizer é que são dois tipos de artistas que não consigo comparar. Porque tudo neles é diferente. Até o mediatismo (ou os motivos do mesmo).

      Eliminar