1.7.15

o poder que as figuras públicas têm na moda


Em 2005 trabalhava numa loja de roupa que vendia diversas marcas, entre elas a Pepe Jeans. Nessa altura tinha na loja o casaco com que Cristiano Ronaldo aparece nesta imagem. O jogador português fez capa da revista GQ sem tshirt, apenas com este casaco. Antes desta produção o casaco andava lá pela loja sem que ninguém gostasse dele. Os clientes que pegavam no casaco era com o intuito de brincar com ele, de fazer piadas. Resumindo, gozavam com o casaco e com o seu padrão.

Até que Cristiano Ronaldo aparece com o casaco. A partir daí tudo mudou. Aquela peça de roupa, até então horrorosa, passou a ser de uma beleza rara. Passou de motivo de gozo a peça que todos os homens deviam ter. O casaco, que custava 120 ou 160 euros, esgotou na loja. E se mais tivesse, mais teria vendido. Os clientes passaram a ir à loja, alguns deles com a GQ debaixo do braço, em busca da jóia da coroa, antigo patinho feito, daquela colecção da Pepe Jeans.

Este é um exemplo que conheço de perto mas existem muitos outros. Existem figuras públicas que têm o poder de ditar modas. Mais do que isso, parecem controlar a mente, a carteira e os gostos de diversas pessoas cujo gosto parece passar apenas por aquilo de que os outros gostam. Mesmo quando era algo de que não gostavam, tal como acontecia com o casaco da Pepe Jeans.

É curioso que diversas peças de roupa ou acessórios fiquem pelas lojas sem captar a atenção dos clientes que olham para essas peças ou acessórios sem qualquer encanto. Simplesmente não gostam, preferem outras coisas. Até que o jogador x, a princesa y, o príncipe xpto ou a figura pública z aparecem com uma dessas peças de roupa ou acessórios e verifica-se uma corrida às lojas para comprar aquilo que até então não se queria.

Não sei se é o receio de ficar fora de moda ou o medo de deixar fugir uma tendência. Não sei se são pessoas para quem o estilo e bom gosto são definidos por terceiros, relegando para segundo plano a sua opinião pessoal. Mas não deixa de ser curioso o poder (cada vez maior) que as figuras públicas têm na moda, conseguindo transformar um fracasso num sucesso de vendas.

10 comentários:

  1. Hello , das duas uma, ou esta gente toda não tem vontade própria, ou são mesmo uns marias vão com as outras! eu lá sou capaz de vestir uma coisa só porque fulaninha usa ! ou mudo a cor do cabelo porque a Vieira veio mostrar a nova tendência, estimo muito! já dizia a minha mãe, quando tudo veste o que os outros vestem... é um "bodo aos pobres". Mas concordo consigo, quando diz que de um a peça horrorosa vira a beleza, assim vai esta gente toda sem vontade própria, é o que eu acho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que, infelizmente, muitas pessoas se deixam levar pela opinião dos outros, dando até mais importância do que à sua. Isto é (ou devia ser) uma balança equilibrada.

      Eliminar
  2. Eu devo ser das únicas pessoas que não se deixa influenciar pelos famosos.. Eles andam sempre com calças elásticas ou leggins e eu nem morta irei usá-los

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem de ser algo de que goste mesmo muito. Mas será algo pontual como uns ténis, uma tshirt ou algo do género. Às vezes até gosto de coisas que não estão a ser publicitadas e vou à procura das mesmas.

      Eliminar
  3. É impressionante.. Há tantos exemplos destes! Há objectos que se tornam quase instantaneamente um " statement" quando colocados nas mãos certas (certas da perspectiva das marcas) e que encontram uma legião de seguidores que não vivem sem os objectos de desejo. É quase assustador a forma como o público e a sociedade procura "validar" os seus gostos através das figuras públicas!

    LMD
    the-little-miss-doctor.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este casaco é um exemplo gritante. Andou semanas na loja sem que ninguém o quisesse. Depois passou para um lugar de destaque na loja e as pessoas entravam lá já a perguntar por ele.

      Eliminar
  4. Olá :)
    Este exemplo do casaco é bem ilustrativo e gritante do poder das figuras públicas enquanto ferramentas de marketing e publicidade. É um caso em que é muito fácil estar de fora a opinar sobre quem foi comprar o tal casaco, "ah pobres de espírito, foram na cantada!". E sim, também já me passou pela cabeça que se pusessem o CR a passar caca de cavalo no cabelo este venderia a preço de caviar. No entanto, não nos iludamos: existem realmente pessoas mais permeáveis que outras, mais influenciáveis, mas nenhum de nós pode julgar que age totalmente livre de influências. Somos sempre condicionados, levados a algo - fruto do paradigma deste século.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não acho que são pobres de espírito. Acho é que algumas pessoas se deixam levar por isso, valorizando mais a opinião de alguém do que a sua. Existem influências para todos. O bom é que exista uma balança equilibrada entre as influências e a nossa opinião.

      Eliminar
  5. Eu não usaria tal coisa, nem que fosse a rainha da inglaterra a usar!!!

    ResponderEliminar