7.7.15

o fascínio delas pelos fotógrafos

Não sei se a magia está na fotografia. Não sei se a máquina fotográfica é um íman que as atrai. Ou se a figura do fotógrafo é vista, em alguns casos, como alguém que tem uma grande capacidade e facilidade de promoção de uma pessoa. Ou ainda, em outros casos, se o fotógrafo é visto como a única solução para se ter umas fotos de qualidade e sem roupa, algo que algumas mulheres secretamente desejam mas que preferem, seja por que motivo for, não assumir com facilidade. Não sei se será um pouco de cada coisa ou muitas outras totalmente diferentes. Aquilo que sei é que elas têm uma misteriosa atracção pelos fotógrafos. 

E quando digo atracção não me refiro necessariamente ao desejo sexual. Trabalho diariamente com fotógrafos e já estive com diferentes fotógrafos nos mais diferentes cenários. E é rara a vez (claro que depende do contexto) em que não aparece uma mulher, ou grupo de mulheres, que querem, quase a todo o custo, uma fotografia. Algumas pedem uma foto e dão o email para receber a mesma e fazem disto quase uma exigência. Outras pensam que o fotógrafo está ali para fotografar toda a gente que lhe apareça à frente. Outras ainda ambicionam uma sessão fotográfica. Umas falam pouco tempo. Outras ficam ali como se estivessem a "namorar" com a máquina fotográfica e revelam a sua disponibilidade para sessões fotográficas mais demoradas. 

Conheço muitas histórias que infelizmente não posso partilhar aqui mas que envolvem mulheres, fotógrafos e fotografias. Sei que existem fotógrafos que são abordados através de email ou através das redes sociais para tudo e mais alguma coisa, no que às fotos diz respeitoConheço fotógrafos que fazem uma determinada sessão com alguém e têm logo diversas mulheres a oferecerem-se para modelo de uma sessão fotográfica do mesmo estilo. 

Isto não é uma crítica nem nada que se pareça. É apenas uma mera observação que passará despercebida a muitas pessoas mas que é quase impossível não conhecer quando se priva com fotógrafos com uma frequência diária. E acho curiosa, porque não a consigo perceber nem explicar, esta atracção que elas têm pelo universo da fotografia e pela figura do fotógrafo. Muito mais do que eles, e digo isto porque a maioria das pessoas com quem trabalho são homens. Quando trabalho com mulheres, elas costumam ser abordadas por homens que querem uma foto com amigos acreditando que a mesma vai aparecer num qualquer site.   

10 comentários:

  1. A razão é mesma que as faz aproximarem-se de atores, músicos, pintores, dançarinos, DJ’s, escritores… Não sei bem explicar o que deu origem a isto, talvez os filmes e os livros, mas as mulheres têm a ideia de que homens com essas profissões são muito interessantes e que têm vidas fantásticas. O mesmo vale para príncipes, agentes secretos e ladrões profissionais (estes últimos talvez seja só eu).
    Isto conjugado com as razões que apontas faz com que sejam um alvo para as mulheres, além disso, não sei também de onde vem esta ideia, mas os fotógrafos costumam ser giros, especialmente os fotógrafos de moda e de reportagem, não os de casamento.
    Um exemplo caricato são os desportistas, especialmente os mais mediáticos, atraem pelos corpos tonificados e pelo ar saudável, mas a maioria não faz ideia das limitações que uma profissão destas tem. Lá está tendemos a romancear as coisas.
    Os italianos não têm fama por serem bonitos, nada disso, é um país onde se respira arte e as mulheres quando imaginam um italiano imaginam um pintor, um escritor, um músico, um bom vivan e duan juan romântico. Coisas que as fazem sonhar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que talvez passe por esse lado romanceado de que falas que acaba por levar ao sonho.

      Eliminar
  2. Nunca me tinha apercebido disso, talvez porque não gosto que me fotografem, mas é uma excelente observação

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu noto muito mais desde que lido com eles.

      Eliminar
    2. Acredito plenamente nisso. Agora que penso, eu costumo ir a um festival pequeno no verão e só aí as raparigas andam todas malucas atrás dos fotógrafos... Em mais sítios e com outras pessoas deve existir muitas histórias assim para o "diferentes"

      Eliminar
  3. Agora que abordaste o tema, realmente faz sentido.

    ResponderEliminar