2.7.15

o dia em que me tornei tertuliano

Há algum tempo recebi um telefonema que tinha tudo para ser apenas mais um telefonema entre amigos. Do outro lado estava Tiago Miranda, o autor do blogue And This is Realityque surpreendentemente tinha um convite para me fazer. Explicou-me que estava a organizar as Tertúlias Fashion Icon Frida Kahlo, que a ideia era juntar homens e mulheres numa conversa e que gostava que participasse na Frida Kahlo: A Mulher Emancipada, onde estaria à conversa com Sílvia Baptista. 

A minha surpresa foi ainda maior quando percebi que o meu nome estaria ao lado de nomes como João Moleira, Raquel Strada, Pedro Crispim, Raquel Prates, Adriane Garcia e Pedro Lucas. Mas como gosto de desafios respondi imediatamente que sim. "Vamos a isso", disse, colocando os nervos de parte por ter pela frente uma hora e meia de conversa num centro comercial. 

Esta nova experiência levou-me a viajar pela vida de Frida Kahlo. Descobri uma mulher marcada pela dor e sofrimento. Uma mulher que viveu uma vida amorosa complicada. Uma mulher que disfarçou os seus problemas físicos com roupas que passaram a ser vistas como moda. E acima de tudo uma mulher que fez o que quis, como quis e sem se preocupar com aquilo que pensavam dela. E neste sentido percebi que é uma mulher que ainda hoje é exemplo para muitas mulheres mais novas. Depois de criar a minha ideia lancei o tema no blogue para perceber como é que Frida Kahlo era vista pelas pessoas e percebi que essa era a imagem geral. 

Ontem, chegou o dia da tertúlia. Foi engraçado chegar a um centro comercial como o Cascaishopping e deparar-me com um cartaz que tinha o meu nome. Estava nervoso e receoso de que a experiência corresse mal mas assim que a conversa começou desapareceu o nervosismo. Para isto muito contribuiu a Sílvia Baptista, uma mulher divertida, culta, muito inteligente e excelente conversadora. Uma mulher com uma visão muito divertida (e acertada) do mundo feminino. Também ajudou a moderação do Tiago Miranda, sempre pronto para lançar uma picardia relacionada com a guerra dos sexos. 

Resumindo, o dia em que me tornei tertuliano acabou por ser uma experiência muito divertida. O tempo passou a correr. Falou-se da história de Frida Kahlo, da sua vida amorosa, do que significa para as mulheres, da intenção ou não dos seus actos,  da guerra dos sexos, de sexo, ligeiramente de religião e até do presente e da eventual existência (ou não) de uma Frida Kahlo nos dias que correm. Agradeço ao Tiago Miranda pelo convite que me foi feito. Agradeço à Sílvia Baptista pela agradável conversa. Obrigado às pessoas que estiveram presentes e que tornaram a experiência ainda mais agradável e a todos os que por lá passaram durante alguns minutos. E um obrigado muito especial à minha mulher que fez com que fosse possível estar presente na tertúlia. Fica uma imagem que espelha bem como decorreu a conversa.

8 comentários:

  1. Prezo em saber que tudo correu bem.
    Frida Kahlo, foi e continua a ser um grande exemplo de coragem e determinação. As obras de arte destacam-se pelo surrealismo surpreendente. Apesar das suas limitações, provocadas pelo acidente ultrapassou bastantes barreiras. Tenho o DVD - Frida, com a bibliografia e aconselho a verem. É sem duvida fascinante.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Felizmente correu bem e foi muito divertido. Foi o que partilhei. Acredito que Frida Kahlo ainda consegue ser uma grande inspiração para mulheres mais novas. E é uma história de vida bastante interessante e que todos devem conhecer.

      Eliminar
  2. Tens aspecto de simpático :)

    ResponderEliminar
  3. Deve ter sido mesmo uma boa experiência :)

    ResponderEliminar