15.7.15

maxi pereira: caceteiro, talentoso ou pesetero? (ou o espelho da vida)

Maxi Pereira foi finalmente e oficialmente anunciado como jogador do Futebol Clube do Porto para as próximas quatro temporadas. Em Portugal, ao contrário do que acontece noutros países, não é comum um jogador, ainda por cima com oito anos de clube, trocar um emblema por outro rival. Isto aliado à forma como se vive o futebol em Portugal faz com que se gere ódio e troca de galhardetes entre os adeptos de Benfica e Porto. Por isso, quem olhava para Maxi Pereira como o maior caceteiro do mundo passará a ver o jogador como o melhor defesa-direito do mundo e quem reconhecia o seu talento passará a olhar para si como um caceteiro de primeira. Algo normal no nosso futebol.

Considero que o Porto fica com um bom jogador. É, até ao momento, o melhor reforço do clube. É um jogador aguerrido, que conhece a realidade do futebol nacional e que chega para uma posição onde o clube está carenciado. Não conheço Imbula e considero que Casillas nada de novo (desportivamente falando) oferece ao Porto tendo em conta que Helton está aí para as curvas.

Mas isto não significa que considere que o Porto fez um bom negócio. É um bom jogador mas muito caro para a idade. Maxi Pereira irá receber dois milhões limpos por casa um dos quatro anos de contrato. A isto juntam-se cinco milhões de prémio de assinatura. E ainda mais 2,5 para o seu empresario. São 15,5 milhões por um jogador que termina contrato com 35 anos. Já para não falar que o Porto fica ainda (tal como acontecia no Benfica) obrigado a comprar jogadores do empresário de Maxi Pereira. E fazendo estas contas, considero que é um mau negócio apesar da qualidade (inquestionável) do jogador. Qualidade essa que ninguém sabe quanto tempo irá durar.

Este negócio espelha aquilo que é a realidade do futebol (e da vida) nos dias que correm. Maxi Pereira disse que não seria por dinheiro que não ficava no Benfica. Maxi Pereira acertou a renovação por três anos com o Benfica. Deu a sua palavra a Luís Filipe Vieira mas acabou por ser um fantoche nas mãos do empresário, a quem o Benfica (e bem) não quis pagar comissão por um jogador que já era do clube há oito anos. E mudou de vida por 500 mil euros por ano. Um valor inferior ao que o empresário recebe com a transferência. Aceito que me digam que 500 mil euros é muito dinheiro. Para mim é uma pequena fortuna. Mas se eu ganhasse o ordenado que um jogador como Maxi Pereira aufere, olhava para os 500 mil euros com outros olhos. E acredito que o jogador também pudesse ter prémio monetário por renovar contrato.

Por fim, não sou daqueles que vai passar a chamar caceteiro a Maxi Pereira. É um jogador como gosto de ter numa equipa. São os jogadores lutadores que fazem falta. E isso aplica-se no Benfica, no Porto, no Sporting ou nos meus Paio Pires e Amora. Agradeço a entrega que deu ao Benfica e só espero que perca todos os jogos contra o meu clube. De resto, fico apenas desiludido com o homem que revela ser. Um pesetero, como dizem os espanhóis. E um fantoche nas mãos do empresário. Mal vai o futebol (e a vida) quando os jogadores não sabem decidir nada e colocam as suas vidas nas mãos dos empresários que querem é dinheiro na conta bancária. Este tipo de situações são o espelho da vida nos dias que correm. A palavra deixou de ser o que era e as promessas de hoje são mentiras amanhã.

14 comentários:

  1. Caceteiro, com um talento imenso em ser poupado nos jogos, e um pesetero astuto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por norma (e infelizmente) os jogadores dos três grandes são mais poupados do que os outros (cá) e menos poupados do que os dos clubes ainda maiores (competições europeias). Ficou claro que deixa muito a desejar quanto homem, quer seja por culpa sua ou do empresário.

      Eliminar
  2. Não sei qual é a sensação de ter um par de cornos enorme, mas deve ser algo do género que sinto quando penso no maxi de azul e branco (e talvez não seja tão má)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Saiu, deixa de ser um problema nosso. Agora é apoiar quem ocupar o lugar e temos muito por onde escolher.

      Eliminar
  3. Realmente, a palavra deixou de ser o que era. Um jogador que eu adorava. Agora, do outro lado da barricada, é um adversário. Um jogador sem alma que se vendeu a um clube rival. Importa-me o Benfica, o resto é paisagem. A vida continua.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Como é que o Casillas nao pode trazer nada desportivamente para o porto? Ele teve duas epocas diferentes em que foi bastante criticado, mas não deixa de estar no Real Madrid onde a maior parte dos gr deste mundo iriam ser criticados. O Coentrao lá é quase odiado pelos adeptos e se viesse de novo para portugal era rei.

    Agora o Casillas tem muita experiência europeia, já são vários anos a ir a fases avançadas da Champions, tá habituado a ambientes adversos como estadios de Barcelona, Sevilla, Atleticos, Celta, e por aí. Para não falar do facto de ser a grande presença no balneario (com um ambiente concerteza melhor que o de madrid). Se até o Julio Cesar que sendo enorme Gr estava há dois ou tres anos fora dos grandes conseguiu mostrar grande categoria, o Casillas tem tudo para triunfar no Porto.

    E eu odeio o Porto, e sigo a liga espanhola muito mais que a portuguesa (e tenho nojo ao RM), mas acho quase inconcebível que achem que o Casillas não traz nada de novo desportivamente (com todo o respeito pela tua opiniao, atenção :D).

    Para além do mais o Helton esteve quase um ano no banco, e ele sempre cumpriu na liga mas na Champions deu muitas vezes que falar pela negativa.

    E um aparte, o Casillas quer de certeza absoluta mostrar aos adeptos que o assobiaram que foram otarios, e vai dar tudo nesta etapa.

    Abraco :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo com a parte dele querer mostrar serviço. Aceito também que a pressão do Porto é muito menor do que a do Real Madrid.

      Mas, trata-se de um jogador que vai ganhar muito mais do que qualquer jogador do plantel. Um jogador que teve três épocas más. Uma em que deixou de jogar (com Mourinho), outra em que dividiu o protagonismo com Diego Lopez e uma em que voltou a ser titular mas com muitas más prestações. Era assobiado. É visto com um dos problemas do balneário do Real. Por outro lado, existe um Helton muito motivado com o final de época e a salvar o Porto em diversos jogos. E um guarda-redes que sente o clube de forma diferente e que é muito importante no balneário.

      É certo que o Casillas está habituado a ambientes adversos mas de que serve isso quando joga em Portugal com estádios pequenos e raramente cheios? Quanto muito terá influência em dois jogos (Luz e Alvalade).

      É por misturar isto tudo que considero que nesta fase da carreira não acrescenta muito mais do que Helton. E existe outro factor. Os jogos podem correr-lhe muito mal que será sempre o titular da equipa.

      Abraço :)

      Eliminar
  5. Concordo que é a melhor contratação do Porto mas ainda lhes falta reforçar o ataque. maxi é a primeira baixa na equipa titular do benfica e olhando para as possibilidades de substituição não fico tão preocupado como isso. André almeida parece-me bem e Sílvio, em forma, também não acho mal. maxi foi procurar a felicidade noutro sítio, veremos se a encontra...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como o próprio disse numa entrevista recente ao jornal A Bola: "os jogadores vão e vêm e o Benfica continua grande". É só isto. Acho que internamente estamos bem servidos.

      Eliminar
  6. Pipocante Irrelevante Delirante16 de julho de 2015 às 17:22

    Maxi acabou o contrato como qualquer profissional, e tomou uma opção de carreira.
    Enquanto esteve no Benfica, nos últimos 6 meses, e sabendo que iria sair, podia ter abandalhado, mas sempre deu o máximo, por isso os adeptos não lhe podem apontar NADA!
    Nos vossos quadros está um elemento, aliás bastante acarinhado, que simulou uma lesão (o dep médico nada descobriu, mas o rapaz sentia dores) de modo a ser transferido (as dores passaram mal assinou pelo novo clube). Esse sim é um excelente profissional.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não critiquei o profissional nem a opção de carreira. Como referi no facebook do blogue, até ao momento (e isto vai depender da época) é o melhor defesa direito do campeonato português. É um jogador que dá tudo e acredito que fará o mesmo no Porto. O que critico é o homem que revelou ser. É público que antes de ir para a Copa América disse a LFV que aceitava a proposta de renovação (três anos com o ordenado mais elevado no clube, tal como Luisão e Gaitán). Depois muda de clube porque o empresário quer que mude porque o Benfica não quis pagar 2,5 milhões ao empresário. Recordo que já na última renovação o Benfica foi obrigado a comprar cinco (!!!) jogadores de Paco Casal - alguém sabe onde estão? - para Maxi renovar. A minha crítica é esta. Nada tenho a apontar ao jogador. Revela é ser um homem fraco. Que seja muito feliz e que perca sempre contra o Benfica.

      Eliminar
    2. Pipocante Irrelevante Delirante17 de julho de 2015 às 13:03

      Enganei-me, era excelente "pessoa". Um tipo que simula lesões para sair... Boa gente. O vosso capitão também só renovava quando lhe aqueciam as mãos... Será um mercenário?
      Disso do empresário, é normal nos dias de hoje. Quem vende e compra via Mendes não se pode queixar do sistema. Os empresários têm demasiado poder, mas a culpa é dos clubes. Muitos devem ter preferido o Benfica por influência daqueles, e isso nao faz deles más pessoas ou fracos de espírito.

      Eliminar
    3. Para mim não é nem será normal que um trabalhador diga ao patrão que aceita a proposta para renovar e que depois não cumpra a sua palavra. É só isto. De resto, era livre de dizer que ia pensar e que decidia depois da copa américa. Isto para mim diz muito de uma pessoa.

      Mercenário? A maioria dos jogadores. Poucos são os casos, nos dias que correm, como de Jonas que recusou ir para a China ganhar uma fortuna para ficar num clube que vai participar na maior competição europeia de clubes. Isto é cada vez mais raro, infelizmente.

      Não sei se te referes ao Enzo mas nunca me viste dedicar-lhe um texto a elogiar a excelente pessoa que era. Falas do Luisão. E o Jackson, quantas vezes fez isso? E o Liedson no Sporting, que era uma novela todos os anos? E podia dar muitos outros exemplos.

      E volto a dizer. O Maxi é um excelente jogador. Não é uma estrela vistosa mas é um lutador que compensa a falta de magia e jeito (em alguns casos) com uma garra que vale tudo isso. Isto é uma coisa. O homem é outra.

      Eliminar