30.7.15

homens depilados: sim ou não?

Há muito que a depilação corporal deixou de ser uma coisa apenas das mulheres. Já lá vai o tempo em que eram apenas elas que se preocupavam em não ter pelos no corpo. Nos dias que correm muitos homens também têm a preocupação de manter o corpo depilado. Isto apesar de muitas pessoas ainda defenderem que os homens querem-se é com pelos. Mas será que os homens devem depilar-se? Sim ou não? Será que existe alguma vantagem na depilação? Ou será que é algo meramente estético?

Um estudo clínico, levado a cabo por Gilette e que foi apresentado em Junho no Congresso Mundial de Dermatologia de Vancouver, revela que depilar as axilas reduz o odor corporal e mantém a sensação de frescura durante mais tempo. Foram analisados os odores de diversos homens nos diferentes cenários: antes de se depilar e lavar as axilas com sabonete, cinco minutos depois de lavá-las com sabonete e cinco minutos depois de as depilar e lavar com sabonete.

Os resultados mostram que a depilação é 2,5 vezes mais eficaz do que apenas lavar com sabonete. Depilar e lavar com sabonete reduz o odor em 57% enquanto somente lavar com sabonete reduz apenas 23%. Os benefícios da depilação prolongam-se no tempo porque as lâminas, ao deslizarem sobre a pele, eliminam mais eficazmente a oleosidade seca, os restos de sujidade e as partículas acumuladas e que são responsáveis pelos odores desagradáveis e que são impossíveis de anular apenas com sabonete.

À superfície da pele e do pelo desenvolvem-se bactérias. Concretamente nas axilas encontram-se as glândulas apócrinas que produzem compostos que funcionam como alimento para as bactérias. Quanto mais envelhecido e mais comprido for, maior será a superfície disponível para que as bactérias cresçam e se possam reproduzir. Elas são as responsáveis pelo mau odor quando decompõem a oleosidade e as substâncias existentes na composição do suor”, explica Daniel Candelas, dermatologista da Clínica González Cavada, situada em Espanha. 

Ao que parece nas axilas existem vantagens. De resto fica a pergunta: homens depilados, sim ou não?

23 comentários:

  1. Pelos nas costas é uma visão do demo, pelos no peito e barriga são dispensáveis, nas axilas é uma questão de higiene mesmo, os pêlos púbicos em grande quantidade também são dispensados. Nas pernas é indiferente, agora, não tiram os pêlos dos braços, ficam a parecer uma donzela perdida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou adepto da depilação mas nos braços não faço nem irei fazer.

      Eliminar
  2. Bom dia :)
    Acima de tudo é uma escolha pessoal. Cada pessoa deve seguir o regime que a faz sentir melhor consigo mesma. Pessoalmente não aprecio lá muito homens totalmente depilados, e ter a higiene ou a prática de determinado desporto que justifique tal ao invés da estética ajuda-me a aceitar um bocadinho melhor a coisa.
    Cada caso é um caso, mas se tivesse que aconselhar um homem nestas matérias dir-lhe-ia para fazer o mínimo, de modo a ter um look cuidado mas natural. Que não tendo um caso extremo de pilosidade não mexesse nos braços, pernas e peito. Acima de tudo que não tocasse nas sobrancelhas! Que se tiver uns pelinhos a mais nestas que deixe uma verdadeira profissional arrancá-los com pinça, que fuja a sete pés de quem queira lá meter cera ou linha. Porque as sobrancelhas são a moldura do olhar, únicas, até ao momento em que as decidem (des)arranjar, e aí ficam tão iguais uns aos outros, plásticos. Pior, ficam tão mais femininos!
    Eu embirro seriamente com homens com sobrancelhas depiladas: fazem-me lembrar travestis, e bem pode ser um dos homens mais bonitos do planeta mas para mim perdeu o sex appeal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nas sobrancelhas sou a favor de que arranjem aqueles homens que só têm "uma" sobrancelha. Mais do que isso não.

      Eliminar
  3. Eu cá acho muito bem que se depilem! Axilas, peito, barriga (costas, quem os tem), só há uma zona que eu acho mais desnecessário: as pernas. Para mim, "home qué home" tem de ter pêlo na perna (não me perguntes porquê)!

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Homem que é homem e que tem de fazer massagens nas pernas prefere não ter pelos ;)

      Eliminar
  4. Boas! Olha eu falo por experiência própria, sem dúvida alguma, com a depilação feita, transpiro menos, os odores caratcterísticos da transpiração, são muito menos incomodativos. Eu faço depilação integra. Uma vez por ano faço a cera, depois tenho uma máquina própria para a delipação de Homem, em que não arranja o pelo, mas apara. Abraço

    ResponderEliminar
  5. Jamais.Um homem sem pêlo é como um jardim sem flores.Não precisa de ser primo do Tony Ramos mas acho que não ia gostar de dormir com alguém com menos pêlos que eu....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho é que qualquer homem que faça depilação irá preferir sempre ver-se sem pêlos. E acho que até tu ias mudar de opinião...

      Eliminar
    2. No dia em que o meu marido disser para marcar a depilação para os dois,cai-me tudo aos pés.Gosto dele como é:uns pelitos no peito,muitos nas pernas e a barba sempre a espreitar.

      Eliminar
    3. Se gostas assim e se ele se sente bem assim, nada mais importa!

      Eliminar
  6. Eu acho que depende muito das pessoas, para começar, há homens que gostam de se ver com pêlos e outros que gostam de se ver sem, no entanto, em termos de estética cada um saberá de sim.
    Depois há excepções, por exemplo, o meu irmão é nadador federado e faz regularmente a depilação, pois sem pêlos o corpo desliza melhor na água e os resultados são realmente melhores.
    Depois há aqueles homens que parecem autênticos ursos, têm pêlos em todo lado, tenho um amigo a quem inclusive costumam dizer, na brincadeira, "tira a camisola pah", visto que é tão peludo que parece que tem uma camisola de manga comprida vestida, e o mais engraçado é que é careca.
    Mas no que a mim diz respeito, acho que tudo na vida depende da perspectiva, e um homem depilado não fica mal certamente, já um homem com pêlo, desde que não seja em exagero, também não fica mal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é uma opinião pessoal. Mas acredito que depois da depilação nenhum homem prefere ter pêlos.

      Eliminar
  7. Homens depilados q.b. Entendo que grandes desportistas optem por fazer nas pernas, mas não gosto de ver. Homens têm que ter pêlos nas pernas. Quem tem pêlos nas costas e peito, concordo que se deva manter a pele à vista e as axilas, claramente é mais higiénico tê-las em dia também. Na zona íntima, é na mesma linha. Mais higiénico e mais tudo. Confesso que odeio pêlos mas um homem para mim desde que tenha o peito 'livre' o resto é com ele.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sempre uma opinião pessoal que pode ter aspectos profissionais por exemplo.

      Eliminar
  8. Acho que para a maior parte é mais uma questão de moda do que higiene em si. Por isso se para o ano se começar a ver revistas só com gajos com pelos no peito, muitos homens vão-se lembrar que afinal não se querem depilar. Basta ver a moda dos lumberjacks a que muito homem ridiculamente aderiu só porque ficou na moda.

    De resto em cima falaste das sobrancelhas, tenho a mesma opinião que tu, só mesmo para aqueles que tem mono. Porque senão vejam o Ronaldo que faz as sobrancelhas, e fica com elas mais femininas que algumas mulheres.

    Eu sou o contrario nesse caso, sempre tive as sobrancelhas com muito pouco pelo, e pouco se notam, e duas amigas minhas já me disseram que isso me fica mal, e me estraga o rosto. E não posso fazer nada, porque sou assim.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E isso que disseste, das modas, não se aplica às mulheres?

      Eliminar
    2. Claro, e ainda é bem pior.

      As mentes são formatadas pelo que se vê nas revistas, blogs, etc. Um exemplo, as sapatilhas stan smith, já tem dezenas de anos, sempre foram muito bonitas, e nos ultimos anos só as vias em alguns homens, eu inclusive, e se uma gaja usasse seria apelidada de não ter noção de estilo. De repente este ano não há nenhuma gaja que não tenha umas. Nenhuma.

      Eliminar
  9. acho um pouco ridículo esta obsessão pelo não pêlo. a maioria parecem uns leitões prontos a irem para a brasa. o corte nos pêlos púbicos só serve para a ilusão optica de que o tamanho importa. os homens querem-se homens. acho ridicíulo esta obsessão com os pêlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não vejo as coisas como uma obsessão. Porque, se assim for, passa-se o mesmo com as mulheres. Porque é que as mulheres gozam com as mulheres que não se depilam? Porque é que as mulheres estão sempre a seguir as novas tendências de depilação. Tirando mais um pouco aqui, mais um pouco ali, até não existir nada.

      Tendo em conta o teu ponto de vista, não será também uma obsessão?

      Tanto em homens como em mulheres, acho que devem fazer aquilo com que se sentem bem, sempre dentro dos limites de cada um.

      Eliminar
  10. Eu gosto tanto de homens peludos... :\

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É perfeitamente normal. Como existem homens que gostam de mulheres "peludas".

      Eliminar