1.7.15

esqueceram-se deste? se calhar até é melhor que não lhe toquem

Existem diversos filmes e séries do passado que ganham vida com remakes mais ou menos recentes. Aconteceu isso com A-Team,Fame, The Karate Kid, Conan, Footlose, Miami Vice, The Dukes of Hazzard, Total Recall, A Nightmare on Elm Street e Robocop, apenas para dar alguns exemplos. Dentro deste grupo existem trabalhos que são feitos com muita qualidade, conseguindo sobreviver ao atento e bastante crítico olhar dos fãs que inicialmente não ficam satisfeitos com a recuperação de clássicos do cinema e televisão. Depois, existem projectos que são autênticos tiros nos pés. Filmes que são um verdadeiro desastre e que não conseguem agradar a ninguém.

À parte destes dois grupos, os bem e os mal sucedidos remakes, existe um outro, bastante mais reduzido, de filmes que não voltaram a ganhar vida. E que se calhar até nem vão ser recuperados. Aquele que me surpreende mais é a trilogia Back to The Future, que alguns amam e outros odeiam mas que é um marco do cinema dos anos 80. Sobretudo o segundo filme, claramente o melhor dos três.

Já existiram diversos rumores, sempre desmentidos, sobre um novo filme, que nem seria um remake mas a continuidade. A Nike já fez uma edição especial, de apenas 1500 pares, dos Nike Mag, os ténis que Michael J. Fox utiliza no filme. Mas nada de novo filme. Sempre acreditei que a existir um novo filme seria este ano. Até porque, numa das suas viagens temporais, Michael J. Fox viaja até ao futuro, mais especificamente até às 19h28 do dia 21 de Outubro de 2015.

Mas parece que não vai haver, para já, um novo filme nem a recuperação dos clássicos já feitos. E talvez o melhor seja mesmo não mexer para não estragar. Até porque não estou a ver nenhum actor que pudesse dar vida, num eventual remake, a Marty McFly, brilhantemente interpretado pelo extraordinário Michael J. Fox.

12 comentários:

  1. Sou sempre muito desconfiada quando ouço falar de remakes de filmes de que gostei. Acho que se o primeiro filme foi tão bom, não vale a pena mexer. Acredito que os realizadores achem que a sua nova versão vai trazer algo de novo e melhor mas muitas vezes, aliás, a maioria das vezes a magia do primeiro filme não se repete. Ainda por cima acontece muitas vezes o primeiro filme ser esquecido por causa do remake, umas vez que os mais novos não o chegaram a ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já gostei de alguns e detestei outros. Depois é impossível não comparar com o original. Acredito que exista a tentação de dar um toque pessoal aos novos filmes mas isso aumenta o risco de fazer porcaria.

      Eliminar
  2. Concordo e assino em baixo: para estragar, mais ale deixar quieto!
    E sim, ao contrário da maior parte das trilogias (em que o filme do meio é o mais "negro", mais "soturno", mais "fora da caixa e do contexto dos outros"), no caso do regresso ao futuro o 2º filme é também o meu preferido. Mas de longeeee!
    E sim, Michael J. Fox perfeito no papel (mesmo quando faz de filha, no futuro, em 2015).

    Como vai a recuperação do pé?
    Que corra bem e... vai com calma!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um caso onde a virtude está mesmo no meio :)

      Já comecei a fisioterapia. Agora é manter a paciência a aplicar nos exercícios. O pé está a responder bem e isso é muito bom.

      Eliminar
  3. Olá :)
    A trilogia Back to the Future é uma das minhas favoritas. Já a revi, entre outros sucessos do passado, inúmeras vezes. Se gostaria que houvessem mais do que 3 filmes das aventuras de Marty e Doc? Claro! Mas, duvido tanto, (mas tanto!), que alguém consiga com sucesso ocupar o lugar do elenco original. Por isso, talvez seja melhor não mexer. ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vi o Doc em Sin City e está aí para as curvas. Em tempos vi no 9gag uma imagem em que o autor pedia para nunca mexerem nos filmes e é capaz de ter razão :)

      Eliminar
  4. Concordo!! Grande Michael J. Fox! Há coisas que é melhor não mexer que é para não estragar LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os filmes foram um grande sucesso de bilheteira e isso é que causa estranheza. Acredito que exista uma grande tentação em tentar repetir o sucesso.

      Eliminar
  5. Acho que nunca vai acontecer. Espero bem que não.

    Remake de um "Back To The Future"? Remake de um "Matrix"? Remake de um "Forrest Gump"? Remake de um "The Shawshank Redemption"? Remake de um "Pulp Fiction"?

    Não, obrigado. São intemporais. Ai de algum de estúdio que se atreva a tocar neles.

    Esta trilogia é também uma das minhas favoritas. Robert Zemeckis é soberbo atrás das câmara e os que estão à frente delas, não ficam atrás. E a banda sonora? Que clássico.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com o Pulp Fiction aconteceu outro fenómeno. Depois do sucesso do filme começaram a querer fazer filmes "iguais" a torto e a direito.

      É um clássico mas apesar do receio acho que mais cedo ou mais tarde vão mexer. Por outro lado acho que fazia sentido, a ser feito, que fosse este ano.

      Eliminar