3.7.15

de que cor são os teus olhos? (não respondas azuis)

Diz que a cor dos olhos serve para descobrir muitas coisas sobre as pessoas. Como por exemplo o risco de alcoolismo e até de doenças psiquiátricas. Quem o defende é uma equipa de investigadores da Universidade de Vermont, nos Estados Unidos da América. Estes investigadores até avançam com a cor de olhos que está associada a uma maior tendência para o alcoolismo.

O estudo, publicado na revista American Journal of Medical Genetics: Neuropsychiatric Genetics (Part B) indica que são as pessoas de olhos claros que têm uma maior tendência para se tornarem alcoólicas. Especialmente as pessoas de olhos azuis. É explicado que as componentes genéticas que determinam a cor dos olhos estão nos mesmos cromossomas que os genes conhecidos relacionados com o abuso de álcool.

Quanto a vocês não sei mas estou safo porque os meus olhos são escuros. Por outro lado, já estou a imaginar as pessoas de olhos claros a justificar o consumo de álcool com a cor dos olhos. "Traz mais um copo que isto é das componentes genéticas". E também já estou a antever uma maior comercialização de lentes de contacto claras para que se possa justificar o consumo de álcool.

30 comentários:

  1. O que antevês não será de admirar, não.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São estudos sem fundamento, não acho que isso tenha a ver com cor de olhos..os meus são verdes azulados e muito mas muito raramente bebo bebidas alcoólicas e muito pouco e passo muito bem sem elas e não me apetece ter olhos castanhos só porque não os relacionam com o consumo de álcool. A pessoa é bem mais do que os seus olhos

      Eliminar
  2. Posso ser quase alcoólica, justificando com a cor dos olhos esverdeados!
    Gosto de um bom vinho maduro tinto ou um a cerveja fresquinha com álcool, mas basta uma mini para me deixar "bem disposta".

    Bom dia Homem

    ResponderEliminar
  3. Tenho os olhos azuis e não bebo uma gota de alcóol. Toma lá isto, estudo :D

    ResponderEliminar
  4. Por aqui, olhos azuis e nada de álcool...lol

    ResponderEliminar
  5. hum.. eu devo ser exceção à regra.. olhos azuis e não gosto de beber álcool, não percebo porque as pessoas se embebedam e gosto muito de ter o raciocínio a 100% por isso não bebo o que me possa por a 50%.. Eu se quiser andar eufórica basta não dormir

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O estudo está a ter falhas. Eu gosto de beber mas gosto de estar sempre controlado.

      Eliminar
  6. hummm tenho azuis. E azuis puros, nada de raios amarelos, nada de circulos castanhos, Azuis mesmo...já sei o que vou fazer já amanhã, internar-me para uma possivel cura de alcoolismo! :)

    ResponderEliminar
  7. há cá cada estudo...estou, estou safa..

    ResponderEliminar
  8. Desculpa se acho isso...sei lá. Nem tenho expressão para esses estudos. Este em particular deixa-me a pensar se as pessoas que eu conheço de olhos castanhos e que bebem bem estarão a usar lentes de contacto ou se as de olhos azul que conheço que quase não tocam em alcóol estão a fugir dos seus "genes" :-)
    beijocas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ter de começar a perguntar a cor dos olhos aos que bebem, de modo a saber se usam lentes ;)

      Beijos

      Eliminar
  9. Tive curiosidade em ir ler o artigo original e como matemática que sou a amostra escolhida não me inspirou confiança, acho que foi um pouco tendenciosa, no sentido em que quase toda a gente escolhida para o estudo era alcoólica e da Europa (onde não é difícil existir pessoas de olhos claros...)!

    ResponderEliminar
  10. tenho os olhos escuros... deve ser por isso que não bebo álcool =) ou então não, mas vou dizer isso à minha mãe quando me quiser pôr a beber cerveja

    ResponderEliminar
  11. Alo :) hum, tenho um filho com olhos azuis, já fez 18 anos, não me apercebi se gosta da " pinguita" , ahhaahah, mas será mesmo assim? e essa equipa de investigadores gostava de saber qual é a cor dos olhos deles! ahahahah PS.: os meus são castanhos, e gosto bem duma boa bebida!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os meus são escuros e também gosto. Tem cuidado com o teu filho :)

      Eliminar
  12. Como dona de olhos âmbar, devo dizer que não me lembro da última vez que bebi. Ufa! Dessa estou salva!

    ResponderEliminar
  13. Não acredito que isso tenha alguma coisa a ver.

    ResponderEliminar