20.7.15

as coisas acontecem quando têm que acontecer

Sou da opinião de que as coisas acontecem quando têm que acontecer. Pode falar-se de destino. Também de sorte. E em alguns casos de agilidade, jeito ou treino e preparação. Mas continuo a defender que existem coisas que têm uma hora previamente marcada para nós e das quais não conseguimos escapar. É algo que tinha mesmo de acontecer.

E recordei-me disto quando li a notícia (e vi o vídeo) do surfista australiano Mick Fanning a ser atacado por dois tubarões durante a final do J-Bay Open, uma das provas do circuito mundial de surf, que está a decorrer na África do Sul. Nas imagens é possível ver a aproximação de um tubarão que, apesar do esforço do atleta para manter-se em cima da prancha, consegue derrubar o surfista.

Já perdi conta ao número de notícias de ataques de tubarões em diversas praias e eventos. Ataques esses que acabam por deixar severas marcas físicas nos protagonistas destas histórias. Que em diversos casos ficam sem braços, pernas ou que, em casos extremos, perdem a vida no ataque dos tubarões. Algo que não aconteceu com Mick Fanning.

Como referi, um dos tubarões conseguiu derrubar o surfista. É certo que as motas de água da organização foram céleres a aproximar-se do atleta. Mas num ataque de tubarão bastam breves segundos para que o desfecho da história seja trágico. Neste caso, Mick Fanning, que revelou ter sentido algo preso à perna, conseguiu afastar o tubarão com um pontapé no dorso ficando apenas com alguns arranhões.

Podem falar em sorte. Podem dizer que Mick Fanning está preparado (e tem a calma necessária) para lidar com uma situação destas. Podem dizer que o mérito é da equipa da organização que se aproximou de pronto e que isso terá afastado o tubarão. Aceito tudo isto. Mas parte de mim irá continuar a acreditar que não era a hora de Mick Fanning. Não era suposto acontecer mais do que aconteceu. Porque as circunstâncias são iguais às de outras histórias trágicas enquanto esta tem um final feliz.

10 comentários:

  1. Só umas correcções: foi 1 tubarão que atacou o Mick e não 2. Foi avistado um 2º tubarão na água mais tarde, mas ele foi abordado por apenas 1. E ele deu um murro no dorso do tubarão e não um pontapé.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu no vídeo só via um tubarão mas em diversos sites escreveram dois. Também tinha lido pontapé mas já vi a entrevista dele onde revela que deu um murro. Obrigado pelas dicas.

      Eliminar
  2. Cada vez acredito mais nessa teoria de que as coisas acontecem quando têm que acontecer e que muitas vezes, senão sempre, a nossa vontade e esforços nada conseguem fazer quando não tem de ser :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu acredito que muitas coisas não são controladas por nós :)

      Eliminar
    2. Eu também pensava como tu, hoje em dia penso que cerca de 99,9% acontece quando tem que acontecer ;) e nas nossas mãos fica apenas a outra infima parte, se é que fica ;)

      Eliminar
    3. Será que conseguimos controlar algo?

      Eliminar
  3. Um conjunto de fatores originou um desfecho mais feliz, as circunstâncias nunca são iguais! Não acredito em destino ou que há horas marcadas. :-)

    ResponderEliminar