30.7.15

a gafe do momento

Neste texto coloquei uma foto de Nuno Silva durante a sua apresentação no Real Jaén, o seu novo clube espanhol. Expliquei que o jogador português estava nas bocas do mundo mas não referi o motivo da gafe do momento. Em causa está a camisola com que Nuno Silva apareceu na apresentação e que rapidamente causou polémica.

A tshirt de Nuno Silva tinha a imagem do ditador espanhol Francisco Franco. É mais ou menos o mesmo que um jogador estrangeiro vir jogar para Portugal e aparecer na apresentação com uma camisola onde se destacasse uma imagem de António de Oliveira Salazar. Apesar do clube em questão ser modesto, esta gafe gerou uma onda de indignação em Espanha, com muitas pessoas a desejarem o despedimento imediato do português.

Por sua vez, Nuno Silva explicou, através das redes sociais do clube, que se trata de uma camisola que comprou em Portugal há muito tempo. Referiu também que desconhecia a pessoa em questão e que não estava a par da repercussão que o personagem histórico tem na sociedade espanhola. Pediu ainda desculpa a todos os que se sentiram ofendidos e terminou afirmando que não defende as ideologias do General Franco.

Nuno Silva tem sido bastante criticado pelo desconhecimento da história espanhola e de uma personagem marcante. Isto é uma falha mas não será a maior de todas. Duvido que boa parte das pessoas que viram a notícia soubessem que se tratava de Franco caso não se verificasse esta polémica. A minha crítica a Nuno Santos (e a tantos outros jogadores de futebol) é a forma como aparecem na apresentação nos novos clubes. Aquilo que em tempo era um momento importante passou a ser algo banal. Até já vi jogadores que nem o boné tiram da cabeça durante a apresentação. Para mim a apresentação será sempre um momento que pede um visual discreto e digno de uma apresentação num novo clube. Não têm de usar fato mas podem ser discretos com roupas casuais.

Não querendo desculpar Nuno Santos - porque tem a sua culpa - custa-me compreender como é que nenhum funcionário do clube espanhol reparou na camisola do jogador português. Trata-se de um clube espanhol e ninguém reparou que Nuno Santos trazia o General Franco ao peito? Ou será que os próprios espanhóis (pelo menos aqueles) desconhecem a história daquele homem? No meio de tudo isto é esta situação que me faz mais impressão.

O que era facilmente resolvido tornou-se numa gigantesca polémica em Espanha, tanto nas redes sociais como na imprensa espanhola. É do domínio público que os jogadores portugueses (e todos os estrangeiros) não têm a vida facilitada em Espanha. É complicado agradar aos adeptos e, pior do que isso, é bastante difícil conquistar a imprensa. Acredito que este episódio irá dificultar bastante a vida de Nuno Silva e temo que a sua aventura em Espanha venha a ser bastante curta.

5 comentários:

  1. Nem reparei, confesso, e também é coisa que não me ofenderia, mas concordo que ele podia ter ido com outro tipo de roupa, dada a importância do evento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que é um erro inadmissível. E acho que vai provocar muitos problemas ao jogador.

      Eliminar
  2. levava uma t-shirt com a imagem da Nossa Senhora de Fátima rematada com um terço ao peito da coleção CR7 e ficaria muito bem na foto. A grande maioria dos jogadores da bola primam pelo mau gosto mesmo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Longe vão os tempos em que as apresentações era acontecimentos mais formais.

      Eliminar
  3. realmente ele nem saber que figura levava na t-shirt ou nunca ter tentado saber é estranho, mas ouvi a entrevista rápida que deu à TSF logo no dia e a sua justificação é de rir do principio ao fim, não por maldade, mas pela ingenuidade dele, que "é uma das t-shirt favoritas", "sempre foi mau aluno a história e a professora dele comprova-o", "saiu à pressa de casa e levou só uma roupa"...
    Nada a ver, os Galitos estão a pôr sintético ;)

    ResponderEliminar