15.6.15

rui vitória, bates forte cá dentro

Não faço parte, nem nunca fiz, do grupo de adeptos para quem Jorge Jesus é o melhor treinador do mundo. Nem faço parte, nem nunca irei fazer, do grupo de adeptos para quem Jorge Jesus passou a ser o pior treinador do mundo depois de ter assinado contrato com o Sporting. Não pensava da primeira forma quando ele (quase) tudo ganhou nem pensava da segunda forma quando ele tudo perdeu e agora que está num clube rival. São ciclos que acabam e outros que se iniciam. Nada mais do que isto. 

E o novo ciclo que tem início no Benfica ficou hoje marcado pela apresentação de Rui Vitória, o novo treinador do clube. No discurso de Luís Filipe Vieira - a quem ficou muito bem agradecer, um a um, à anterior equipa técnica o trabalho prestado ao longo dos seis anos - ficou evidente que Jorge Jesus não era um homem 100% empenhado no projecto do clube. Isso torna-se claro na forma como é apresentado Rui Vitória. 

É óbvio que Rui Vitória herda uma herança pesada por causa dos dois campeonatos ganhos nos últimos dois anos. Mas é melhor esta herança do que a pressão de não ser campeão há mais de uma década, por exemplo. O que é certo é que se gerou um burburinho com diversas notícias sobre o treinador, sobre a eventual falta de capacidade para um projecto desta dimensão, entre muitas outras coisas. Como tal, estava muito curioso para assistir ao seu primeiro encontro com a imprensa. E foi com agrado que ouvi a sua primeira entrevista ao canal do Benfica e depois à sua apresentação oficial. 

Existem diversos momentos que me marcaram. Em especial aquele em que com alguma emoção diz desejar deixar os pais orgulhosos (morreram num acidente de viação) com o seu novo projecto, agradecendo ainda a todas as pessoas (referiu todos os clubes) que o ajudaram a chegar a um clube de topo. Destaco estes aspectos porque dizem muito sobre a pessoa. Podem importar pouco para o que é como profissional (apesar de achar que existe ligação) mas revelam muito daquilo que é feito enquanto homem. 

Depois, e num plano mais direccionado para a carreira, destaco o uso do nós. Por exemplo, recordo-me da apresentação de Jorge Jesus em que disse que com ele os jogadores iam jogar mais do dobro. Recordo-me também de diversas conferências em que usava e abusava do "eu", assumindo recentemente ser o responsável pela mudança do futebol do Benfica. Rui Vitória troca o eu pelo nós, pela "minha gente" e enquanto adepto é igualmente um discurso que me agrada. Muito mais do que o eu isto ou eu aquilo. E acho que qualquer adepto do clube terá gostado do "vamos dar a vida pelo Benfica".

Gostei ainda da forma directa e frontal como abordou qualquer assunto, deixando claro que não é tolo ao ponto de ir alterar aquilo que vem sendo bem feito no clube. Apreciei a forma como abordou a aposta na formação, explicando que os jovens jogadores vão ter oportunidades mas que tudo depende deles, do seu talento e do seu trabalho. Sendo um benfiquista assumido, também gostei que fizesse questão de esclarecer que chega ali não por ser benfiquista mas porque reconheceram a sua competência. E também apreciei a forma descontraída como respondeu aqueles que dizem que não está preparado para um projecto destes perguntando, e dando exemplos, se os treinadores para chegar ao topo não passam por projectos menores. 

Muitas pessoas desejavam (confesso que tinha a sua piada e que é algo que acabará por acontecer no futuro) que o treinador escolhido fosse Marco Silva. Acho que era uma escolha a quente que servia apenas de retaliação e que iria acarretar muitos riscos (neste momento e nestes moldes). Estas primeiras declarações mostram que Rui Vitória parece ser o homem certo (e preparado) para o projecto sendo claro que os resultados vão ser determinantes. E até porque para retaliação "basta" resgatar o Nani ao Manchester United, algo que aparentemente está prestes a acontecer. Acho que é um jogador que não faz grande falta ao Benfica, considero que já atingiu o seu ponto alto há algumas épocas mas é certo que foi o melhor jogador do Sporting e para quem gosta de retaliações tinha aqui uma boa resposta. 

Os treinadores são escravos de resultados. Podem ser mais ou menos acarinhados mas são sempre escravos de resultados. Mas depois da entrevista e da apresentação oficial posso dizer: Rui Vitória, bates forte cá dentro. E isto, não esquecendo todas as alegrias que Jorge Jesus me deu, foi algo que nunca disse/senti sobre ele. Não sei se o Benfica contratou um grande treinador (acredito que sim) mas sei que escolheu um grande homem. E no futebol moderno são os homens que muitas vezes fazem a diferença. Porque por melhor que seja o treinador, se for mau líder nunca terá a equipa do seu lado.

10 comentários:

  1. Para mim ela é bem vindo =) E que faça pelo Benfica o que diz querer fazer!

    ResponderEliminar
  2. Sendo eu sportinguista desde que me lembro tenho de confessar que neste momento sinto uma simpatia maior pelo Benfica, já que ultimamente têm agido de uma forma bastante mais correcta.

    Aproveito para partilhar a forma como me cruzei com o teu blog. Há alguns dias, quando procurava restaurantes na margem sul para um jantar, surgiu-me um post em que falavas do Pizza no Pátio. Fiquei curiosa e, apesar de estar em época de exames, tenho aproveitado algumas pausas para explorar o blog e ler textos antigos. Gostei muito do que li até agora e tenciono continuar a passar por aqui. Obrigada e continua o bom trabalho!

    Beijinhos,

    Margarida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que muitos sportinguistas estão contigo nesse modo de pensar. Não no sentido de gostar mais do Benfica mas desiludidos com o processo que culminou com a chegada de Jorge Jesus. Algo que também tentaram fazer com um treinador do Porto de outra modalidade.

      O mais importante é que os exames te corram bem e ficarei a torcer por isso. Sei bem como é e no meu caso estava a trabalhar. Que tudo corra bem.

      Obrigado pelas tuas simpáticas palavras e volta sempre que quiseres.

      Beijos

      Eliminar
    2. É exactamente isso!

      Obrigada pelo apoio :)

      Eliminar
  3. Fazia parte do primeiro grupo - dos que achavam o JJ o melhor do mundo -, nunca fiz nem farei parte do segundo - daqueles para quem passou a ser o pior. Era das que gostava que o Marco Silva tivesse vindo, não por qualquer tipo de vingança ou coisa do género, apenas porque o acho um bom treinador. No entanto, e a partir de hoje o meu treinador é o Rui Vitória e deposito nele a minha confiança e incondicional apoio até ao dia em que me mostrar o contrário. Quanto ao Nani, espero que continue longe do Benfica.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De modo geral, esse deve ser o modo de pensar do adepto. A partir do momento em que um treinador é escolhido deve ser apoiado.

      Acredito nisso do Nani. E acho que não faz grande diferença na nossa equipa. Por outro lado acho que é mais fácil que tudo corra bem num clube como o Benfica ou Porto (e refiro-me a prestações individuais) do que no Sporting.

      Eliminar
  4. Também nunca senti que o treinador anterior estivesse comprometido a 100% com o Benfica. O facto de apostar em jovens promessas estrangeiras, deixando de lado os bons valores do Seixal tem muito que se lhe diga. Agora iniciamos um novo ciclo. Novas conquistas, lugar aos sonhos de mais títulos e de uma boa prestação europeia (finalmente...)
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já ouvi muitas versões para isso que metem comissões e tal. Ao que parece até proibia o Hélder de assistir aos treinos da equipa principal.

      Mas tudo isto é passado. O futuro é de Vitória e espero com vitórias.

      Abraço

      Eliminar