3.6.15

quaresma recria nu com 21 anos

Corria o ano de 1994 quando José Cid posou nu, apenas com um disco de ouro a cobrir as suas partes íntimas. Sem depilação, algo quase impensável numa foto do género nos dias que correm. Apesar desta foto ser motivo de brincadeira ao longo dos anos, poucas pessoas devem saber o que motivou a mesma. Aquele gesto do Elton John da Chamusca (definição do próprio) foi um protesto contra as playlist das rádios. Ou seja, José Cid quis despir-se de preconceitos. E só para terminar o tema José Cid, quantas pessoas sabem que tem um álbum numa lista – da Billboard - dos melhores 100 álbuns do mundo, de rock progressivo, de todos os tempos?


Mais de duas décadas depois volto a ver uma imagem que me recorda da imagem de José Cid. Tem um homem. Continua nu. Em vez de deitado está sentado. E os pelos dão lugar, quase em “igual” número, às tatuagens. O cantor é substituído por um jogador, de nome Ricardo Quaresma, e o disco de ouro dá lugar a um quadro de Cristina Ferreira, a dona da revista onde pode ser vista a imagem.


Confesso que não sou o maior fã desta capa. Em primeiro lugar porque acho que a pose de Quaresma está esquisita, tendo em conta que está despido. Acho que está demasiado à vontade. Considero também que o quadro com a imagem da apresentadora está ali a mais. Excepto se dê o caso de o jogador assumir um fascínio pessoal ou profissional pela apresentadora durante a entrevista (e acredito neste cenário porque as fotos foram feitas dias depois da conversa entre ambos).

Mesmo não sendo o maior fã da capa (o que não significa que a odeie) reconheço mérito na mesma em diversos factores. A começar pela pessoa em si. Quaresma é um jogador que não costuma falar muito da sua vida pessoal. É jogador de poucas entrevistas e isso joga a favor da publicação. A imagem, gostando ou não, deixa curiosidade em relação ao que pode ser visto, daqui a alguns dias, no interior da revista. E existe ainda o preconceito das tatuagens que talvez seja ligeiramente quebrado com esta produção fotográfica.

Como seria de esperar, bastaram minutos para que começassem a surgir capas alternativas a esta (as que encontrei estão no facebook do blogue), menos sérias e muito mais divertidas. Por fim, e acho que seria o número mais vendido de todos, gostaria de ver Cristina Ferreira numa produção semelhante a esta, na sua revista. Acho que é o único espaço onde pode acontecer. E acredito que irá acontecer mais cedo ou mais tarde.

16 comentários:

  1. Concordo com tudo o que disseste, menos vê-la a ela despida, seja em que local for.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que mais cedo ou mais tarde irá fazer algo semelhante na sua revista.

      Eliminar
  2. hello:) bolas que esta gente acaba por nos cansar.
    li numa revista "cor de rosinhas" o seguinte dito pela Cristina Ferreira: "Ainda não gasto muito dinheiro em arte", perante esta frase pergunto que arte falará ela.... hahahahaah eu ri-me quando li isto. Agora vejo essa capa do Quaresma com ela ao colo num quadro, eu acho que é esse o conceito que ela tem de arte, os nus dos futebolistas e afins, vai começar agora a investir em Arte .... estou aqui a pensar quem será o próximo.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim, o quadro dela é uma das coisas que está a mais na capa. Acredito que ela será uma das próximas.

      Eliminar
  3. Sou sincera...adoro tatuagens! E aprecio o Ricardo! Esta capa, para mim, não podia estar melhor ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No instagram dele está outra capa de que gosto mais do que esta.

      Eliminar
  4. Essa revista está sempre a surpreender =) Embora não seja fã do Quaresma acredito que a revista vai vender e muito à custa dessa capa! Tenho os outros 3 números e gosto da revista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quanto às vendas não sei o que pensar pois ao que parece já andaram a oferecer revistas.

      Eliminar
  5. A capa do Quaresma, actualmente, é - digamos - normal. A capa do Cid, na sua época, foi uma pedrada no charco! Goste-se, ou não, foi original e ousada. Pessoalmente não gosto nem de uma nem de outra, mas pelo lado esteticamente. E se o disco de ouro do Cid fazia todo o sentido, o retrato da Cristina Ferreira parece-me vulgar. Mas é a minha opinião e vale o que vale.

    PS: por acaso sabia que o album "10.000 anos depois entre Vénus e Marte" do José Cid conta no Top 100 da Billboard de rock progressivo, e acho que o José Cid é um compositor importante na história da música portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas brincam com a foto do Cid mas aquilo tinha uma razão de ser. Tal como tu considero que é um grande artista mas que é visto com gozo. Não escrevi o nome do álbum para ver se alguém o mencionava. Fizeste com que ganhasse o dia :)

      Eliminar
  6. Esta capa de revista mete MEDO! O problema, nem é o Quaresma, é o quadro emoldurado a dourado com a imagem da Cristina a tapar a pudibunda. E qual a necessidade que ela tem em aparecer em todas as capas da revista? Não entendo! Já começa a haver uma enorme saturação da imagem da Cristina, o que é pena. Péssima esratégia, digo eu.Isto é só para as vendas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um modo de pensar muito comum. Acho que não há necessidade de estar sempre na capa.

      Eliminar
  7. será estranho eu, rapariga na casa dos 20 que prefere não gosta de homens que parecem macacos e fascinada por tatuagens, achar muito mais piada à foto do José Cid?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É normal e a foto do Cid tem uma história que não existe nesta.

      Eliminar
    2. O José Cid pode fazer tudo... e será sempre aquela foto emblemática :D

      Eliminar