29.6.15

o futuro é a bissexualidade?

Tal como acontece com a maioria das coisas tudo demora a chegar a Portugal. Um dos exemplos mais recentes disto pode ser a "febre" do gin e os bares dedicados a esta bebida. Mas é assim com o gin tal como é com roupas, penteados, desportos e muito mais. E quando estava a ler a edição online do i deparei-me com um artigo interessante da autoria da jornalista Marta F. Reis que gira em torno da orientação sexual. 

No artigo é referido que no estrangeiro é bastante comum encontrar casos de celebridades que assumem a sua homossexualidade ou bissexualidade sem grandes dramas, receios ou problemas. E é apontado o caso de Miley Cyrus que actualmente namora com uma manequim da Victoria´s Secret e que numa entrevista recente referiu ter dito à mãe, com apenas 14 anos, que já gostava de raparigas. 

Por cá, a esmagadora maioria das celebridades continua a preferir não revelar a sua homo ou bissexualidade. E isto também pode ser aplicado aos anónimos que continuam, na maioria dos casos com medo de represálias ou de serem colocados de parte em diversas áreas, a preferir dar a entender que são algo que realmente não são. Uma das coisas que captou a minha atenção no artigo (pode ser lido na íntegra aqui) foi o apanhado de citações que fizeram e que partilho, em parte, aqui. 

Cara Delevingne 
"Demorei muito tempo até aceitar a ideia. Apaixonei-me pela primeira vez por uma rapariga aos 20 anos. As mulheres são o que me inspira, mas também têm feito o contrário. Só fui magoada por mulheres, a começar pela minha mãe." (Vogue, 2015) 

Ke$ha 
"Não me apaixono apenas por homens, apaixono-me por pessoas. Não tem nada a ver com género. Tem apenas a ver com a sensação que a pessoa me transmite." (Seventeen, 2013) 

Angelina Jolie 
"Honestamente, gosto de tudo. Raparigas com ar de rapaz, rapazes com ar de rapariga, gordos e magros. O que é um problema quando vou na rua." (Elle, 2000) 

Billie Joe Armstrong 
"Acho que sempre fui bissexual. Quer dizer, sempre estive interessado nisso. Acho que toda a gente tem fantasias com o mesmo sexo. As pessoas nascem bissexuais e são os nossos pais e a sociedade que nos fazem pensar "oh, não posso". Dizem que é tabu. Está enraizado na nossa cabeça que é um quando é algo belo." (The Advocate, 1995) 

Alice Cooper 
"Só gosto de raparigas, mas se pudesse escolher a minha própria sexualidade teria escolhido ser bissexual. Acho que no futuro toda a gente vai ser bissexual. Tudo vai ser mais simples: fazes amor com quem te apetece e não interessa o sexo, a cor, a idade. Nada. Excepto gostar um do outro." (Spec, 1976) 

David Bowie 
"Sou bissexual. Acho que é a melhor coisa que me aconteceu. E também a mais divertida." (Playboy, 1974) 

Gostei deste apanhado de citações porque é uma verdadeira viagem temporal. Em 1974, o camaleão diz que é algo divertido. Dois anos depois é outro cantor a dizer que a bissexualidade será o futuro. Em 95 é o vocalista dos Green Day que fala do tabu e da possibilidade de todas as pessoas nascerem bissexuais. Em 2000 é Jolie que assume que a bissexualidade faz com que seja complicado andar na rua. Mais recentemente existem duas cantoras e uma manequim que também abordam a sua bissexualidade. 

Acho que a bissexualidade é um tema interessante. E acho que levanta diversas questões. Por exemplo a eventualidade de ser uma moda. Será que começa a ser moda assumir (mesmo que não se seja) a bissexualidade? E numa área que movimenta milhões, como é o caso da música, será um golpe de marketing quando um artista assume a bissexualidade? Será um caminho para ter mais dinheiro na conta bancária ao mesmo tempo que fica bem nos dias que correm? 

Por outro lado, será que Billie Joe Armstrong tem razão? Será que todos nascemos bissexuais mas cedo a sociedade nos mostra que o caminho é outro? E será que todos fantasiamos com o mesmo sexo? Será que é algo que nos "acontece", como menciona Bowie? Será que escolhemos ser bissexuais? E será que Alice Cooper é que tem razão e o futuro será mesmo a bissexualidade importando apenas que duas pessoas gostem de si, independentemente, entre outras coisas, do sexo de cada um? 

Não sei se nascemos bissexuais. Não sei se o futuro, no que ao amor diz respeito, passa pela bissexualidade. Mas acredito que muitas pessoas ainda sentem medo de assumir algo, sobretudo quando estão inseridas em realidades mais pequenas. Por outro lado, acredito que a bissexualidade é um golpe de marketing para muitas pessoas que conseguem promover carreiras com uma imagem que não passa de uma grande mentira. E acho também que pessoas como as que foram mencionadas no artigo, especialmente nos dias que correm, têm poder para transformar a bissexualidade numa moda. Acredito que Miley Cyrus, apenas para dar um exemplo, assumir que é bissexual é suficiente para que muitos jovens entendam que é algo que também têm de ser, à imagem de tantas outras coisas que copiam dos ídolos apenas porque sim.  

10 comentários:

  1. Apesar de ser hetero e não me sentir atraída por mulheres, acho que o bissexual é o mais natural pela parte de nos apaixonamos pelo interior da pessoa e personalidade e não pelo seu aspeto físico.

    ResponderEliminar
  2. Se Billie Joe Armstrong estivesse certo seríamos todos heterossexuais, uma vez que é o que a sociedade impõe. As estatísticas dizem que 80% da população é bissexual, e apenas 10% homossexual e 10% heterossexual. Realmente importante seria as pessoas poderem procurar a felicidade sem serem dicriminados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não estou dentro dos números mas achei piada às diferentes opiniões nos diferentes anos. Acabar com a discriminação é o caminho a seguir mas acredito que ainda irá demorar.

      Eliminar
  3. É um bocadinho ofensivo assumir que as pessoas que são bissexuais ou homossexuais estão a fazê-lo por moda. Ninguém escolhe a sua orientação sexual, já foi mais que provado.
    Se cada vez mais pessoas assumem orientações contrárias à hetero, é porque os homossexuais e bissexuais são cada vez mais socialmente aceites (felizmente).
    Há alguns anos atrás não era assim tão fácil.
    Não duvido que as pessoas possam sentir-se atraídas de vez em quando por uma pessoa do mesmo sexo, mas uma experiência lésbica na faculdade não faz de uma pessoa bissexual. É raro haver uma pessoa completamente hetero ou completamente gay, mas isso não faz com que toda a gente seja bissexual.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É ofensivo para quem o é sem ser por esse motivo mas acredito que muitas pessoas digam que são algo que realmente não são. E acredito que no mundo artístico existem muitas pessoas que vendem uma imagem que só têm para os fãs, sendo completamente diferentes longe dos holofotes da fama.

      Felizmente as pessoas são cada vez mais aceites pela sociedade mas mesmo assim ainda existe um longo caminho a percorrer. E concordo contigo quando dizes que um "episódio" não dá o rótulo do que quer que seja a alguém.

      Eliminar
  4. Oh pelo amor da santa... Então só vejo pessoas hetero a comentar, mas acham que os outros sim, esses é que devem fazer parte da "maioria estatistica que é bi". E a vossa experiência? E as vossas relações? homemsemblogue, se isso é verdade poruqe é que nunca se sentiu atraído por um homem? Ou porque se casou com a sua mulher? E ela, será que não gosta de mulheres mas é "socialmente reprimida"? Já pensou nas consequências disso para a sua vida?
    A inteligência não passa só por ter uma mente aberta, mas por confrontar criticamente o que se lê (especialmente desses calibres) com aquilo que vemos e observamos. E apesar de tudo, comprova-se que a heterosexualidade é a única forma de estarmos todos aqui hoje a discutir este tema...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No meu caso nunca me senti atraído por um homem. Mas acho engraçado o modo de pensar em diferentes anos. E acho que aquelas opiniões resultam num interessante debate sobre a orientação sexual.

      A tua última frase levanta diversas questões e mais temas interessantes. Quantos homossexuais têm casamentos de fachada por causa das famílias e em alguns casos das heranças? Quantos homossexuais têm filhos com mulheres apenas porque tem de ser.

      Percebo o que queres dizer com confronto crítico e acredito, tal como tu, que a "esmagadora" maioria da população ser heterossexual mas acho que aquelas opiniões e a temática da sexualidade resulta num interessante debate.

      Eliminar
  5. Nunca coisa eu concordo, todos devemos ser livres de gostar de quem queremos, sem receio de que nos olhem de lado, afinal, se somos livres, devíamos sê-lo em todos os sentidos.

    ResponderEliminar