25.6.15

não sou um homem com estilo. quem é?

O estilo vale o que vale. É relativo e subjectivo. Existem pessoas cuja fama e reconhecimento profissional fazem com que as suas opiniões sejam respeitadas pela maioria mas a verdade é que não existe uma pessoa ou entidade que tenha o poder de dizer quem é que realmente tem estilo e quem não tem. Posso achar que sou o homem com mais estilo do mundo e todo o mundo achar que não. Tal como posso não gostar do estilo de determinada pessoa e o mundo reconhecer essa pessoa como aquela que tem mais estilo. 

Por isso é comum encontrar diversas listas das pessoas com mais estilo no mundo. E com resultados distintos. Acontece isto com o estilo, com a elegância, beleza, sensualidade e até influência. A GQ divulgou a lista dos 20 homens com mais estilo no mundo. O único português, Cristiano Ronaldo, ficou num modesto 13º lugar. Em terceiro está Pharrell Williams, em segundo Ryan Gosling e, no topo da lista está Kanye West. É curioso que o terceiro posto seja ocupado por um homem cujo estilo aprecio mas que costuma ser criticado pelas roupas que utiliza em alguns eventos. Quanto a Ryan Gosling, acredito que seja um daqueles nomes consensuais. 

As opiniões valem o que valem e na minha Kanye West está longe de ser o homem com mais estilo no mundo. Consigo pensar em mais de uma dezena de nomes que colocaria à sua frente. Mas isto vale o que vale. E quem sou eu para criticar esta opção quando não sou um homem com estilo. Pelo menos para a GQ. Isto não é uma brincadeira por não constar na lista mas um facto real com base naquilo que é necessário para ser um homem com estilo, de acordo com os parâmetros da GQ. 

E o que é um homem com estilo para a GQ? É um homem que tem tudo isto no armário: 

1) Uma camisola branca de qualidade. 
2) Uns jeans brutos (azuis). 
3) Um casaco de couro, modelo perfecto (preto). 
4) Um blusão de ganga, modelo trucker (sem lavagem) 
5) Um fato azul-marinho. Se possível um cinzento. E, se não for pedir muito, um preto. 
6) Duas calças pretas slim. Uma de alfaiataria e outra de cinco bolsos. 
7) Um suéter de cashmere (cinza). 
8) Uns óculos Ray-Ban wayfarer. 
9) Cuecas brancas (ou pretas, lisas) 
10) Três calçados clássicos: um dérbi, um oxford e uma bota chelsea. 

Analisando isto, se tshirt não totalmente branca contar, cumpro o requisito. As calças de ganga também tenho. Casaco de couro não tenho. Também não tenho blusão de ganga. Fato fico-me pela última opção (preto). Calças slim sou capaz de ter umas de ganga. Suéter não tenho. Óculos Ray-Ban (este modelo) também não tenho. Cuecas brancas não são as minhas preferidas. Pretas sim. Dérbi só quando o Benfica joga contra o Sporting. Os meus pés nunca "estiveram" em Oxford. Já tive umas botas Chelsea mas agora só a equipa de Mourinho. Ou seja, das 10 coisas obrigatórias tenho apenas duas garantidas. Depois tenho outras duas quase por caridade (fato preto e cuecas da mesma cor). E metade de uma: calças slim de cinco bolsos. Posto isto, estou muito longe de vir a ser um homem com estilo para a GQ. Brincadeiras à parte, gosto de praticamente tudo o que está nesta lista. Acho que resulta num armário equilibrado. Só não sei se será assim tão comum, entre os homens, ter tudo isto.

10 comentários:

  1. Eu aposto que maior parte dos homens tem de pesquisar para saber o que raio é isso tudo, se até eu o tenho de fazer! :P

    http://entreosmeusdias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acredito que sim. Mas quem não vai lá pelo nome reconhece as imagens :)

      Eliminar
  2. Concordo plenamente!
    Não são as peças de roupa que ditam se a pessoa tem ou não estilo. É, isso sim, um conjunto de fatores, sendo que a atitude é fundamental. De resto, apenas é importante a pessoa ter peças de roupa que se adequem ao seu estilo de vida e personalidade. O resto não passam de "regras" que a sociedade dita como forma de "separar o trigo do joio". Ou, melhor dizendo, o "estilo" da falta dele.
    Mas, lá está, é a minha opinião e vale o que vale! :)
    Cris

    P.S.: Também estou longe de considerar o Kanye com o homem com mais estilo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto acaba por ser algo sempre subjectivo. Como qualquer eleição ou lista.

      Eliminar
  3. :) por acaso e isto é uma opinião muito pessoal, um homem com estilo nada tem haver com o conteúdo do seu roupeiro ;)

    ResponderEliminar
  4. Uma lista que acho bastante simples e com estilo, no que se refere ao vestuário, embora cortasse alguns fatos porque sou fã de roupa casual, para o homem.
    Fizessem uma lista tão simples e básica para as mulheres quanto a dos homens!

    ResponderEliminar
  5. São peças normal, mas se calhar é difícil encontrar um homem com tudo isso.

    ResponderEliminar