1.6.15

modas estúpidas ou falta de bom senso

Vivemos numa época em que existe uma verdadeira febre em torno das redes sociais. Vídeos, fotos, textos (mais curtos ou mais longos), isolados ou misturados. Vale tudo consoante o objectivo de cada pessoa. Sendo que muitos utilizadores procuram/ambicionam o texto mais lido, a foto mais vista e o vídeo mais comentado. E em alguns casos este objectivo atinge um ponto tal que o bom senso deixa de prevalecer.

Por causa da moda das redes sociais existem cada vez mais notícias de acidentes, alguns deles fatais, motivados porque alguém decidiu captar uma imagem ou fazer um vídeo num momento/local menos propício para isso. O mais recente capítulo desta moda estúpida – no sentido que em as pessoas arriscam tanto por tão pouco – está a ter lugar no Instagram. Quem se der ao trabalho de efectuar uma pesquisa com a hashtag #weddingcakerock irá deparar-se com milhares de fotografias captadas na Austrália, numa formação geológica, um arenito branco que se assemelha com uma fatia de bolo de casamento.

O que tinha tudo para ser “apenas” mais uma bela foto transformou-se numa febre em que as pessoas arriscam a vida para ter a imagem mais bonita de sempre naquele local. A popularidade do local disparou o número de visitantes e aumentou também o risco corrido pelas pessoas. O que levou a que as autoridades cortassem o acesso ao penhasco.

Este é possivelmente o maior risco em torno das redes sociais. O desejo de algo nunca feito ignorando os riscos que se correm por algo tão banal como uma simples imagem ou vídeo. É certo que existem locais/situações que fazem com que seja complicado resistir a captar uma imagem ou efectuar um vídeo. Mas o bom senso tem de estar sempre acima desse desejo. Para que a foto não seja a última. Partilho apenas um exemplo das fotos captadas naquele local.

#weddingcakerock (Instagram)

10 comentários: