3.6.15

gostava de ser cozido vivo? os caracóis também não

Nota prévia antes de dar início ao motivo que me leva a escrever este texto. Sou contra as touradas mas respeito que seja tradição em alguns locais e respeito quem gosta das mesmas. Sou contra o uso de peles animais. Respeito, por mais que não concorde, todos os movimentos e estilos de vida. Mas tento ter sempre a lucidez necessária para separar causas nobres de fanatismos que descredibilizam outras causas.

Foi criada uma campanha de defesa dos caracóis. “Gostava de ser cozido vivo? Ele também não” é o mote da campanha e dos cartazes acompanhados de uma fotografia de um caracol. A campanha pretende alertar para a “libertação animal”, promover o veganismo e ainda alertar para o sofrimento dos caracóis nas circunstâncias em que são instrumentalizados. E isto, na minha humilde opinião, está muito próximo de um exemplo de fanatismo.

Respeito os vegetarianos e as causas que defendem. Mas sinto que não devo ser obrigado a seguir esse caminho. Tal como não devo obrigar os vegetarianos a comer tudo aquilo que como e de que gosto. Tal como não vou fazer campanhas a alertar para o sofrimento dos vegetais e das frutas, a brincadeira que já corre nas redes sociais. São opções que devem ser respeitadas dentro da diferença de cada um. Qualquer dia existem movimentos a defender as verduras e as frutas. Ou movimentos a condenar as pessoas que matam mosquitos no momento em que lhes sugam o sangue.

Acho que são acções como esta que fazem com que muitas pessoas olhem para quem as faz sem reconhecer qualquer crédito. E descredibilizando outras iniciativas mais nobres que são defendidas. É o risco do fanatismo. Por outro lado, e apesar de considerar esta campanha exagerada, condeno muitos comentários que são deixados nas notícias sobre esta campanha. São ofensas atrás de ofensas. Quer seja de quem defende os caracóis como daqueles que acham que é apenas uma campanha ridícula.

17 comentários:

  1. Nem mais! É retirar o valor a campanhas "verdadeiramente" importantes!
    Coitadinhas das alfaces.... ;)

    Beijnhos Sofia

    ResponderEliminar
  2. Anda tudo à procura de polémica, é o que me parece essa campanha a meu ver ridícula...

    ResponderEliminar
  3. Os caracóis podem sentir é certo.. Mas não há provas que eles sentem realmente como nós.. E será que a cozedura é pior morte do que à facada? eu acho que eles quando são cozidos já foram mortos afogados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com todo o respeito que os caracóis me merecem, acho que isto nem merece discussão.

      Eliminar
  4. ????!!! É que fiquei mesmo assim agora depois de ler este teu post!! De verdade que isso está a acontecer?? (dá o desconto que estou a viver fora num país onde ao fim de 3 anos nunca vi um caracol, nem ao vivo nem no tacho cozido!) Concordo a 100% contigo!! O fanatismo tira qualquer ponto de credibilidade seja em que assunto for!! E este fanatismo chega mesmo a ser "idiota" e só alimenta ainda mais a credibilidade dos vegetarianos! Pois segundo essa campanha então todos os seres humanos sem serem vegetarianos, são assassinos... o caracol sofre? Pois então tudo o que comemos que é vivo também e tal como disseste e muito bem, os legumes etc também são alimentos VIVOS!!!! A sério... sim à liberdade de expressão, mas não ao jogo de chantagem psicológica ridículo!! Para terminar não posso deixar passar em branco a comparação brilhante dos mosquitos!!!! :D ahahah
    Boas leituras!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Falei dos mosquitos mas podia falar das baratas, formigas e por aí fora. Somos uma cambada de assassinos :)

      Boas leituras.

      Eliminar
  5. E se em vez de caracóis, a campanha fosse de defesa da Lagosta, as reacções seriam as mesmas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que estava no mesmo patamar. Considero que era mais chocante com outro tipo de animais.

      Eliminar
  6. Atenção, não sou fanática! Mas ,não acho que essa seja uma campanha seja um absurdo ou perto do fanatismo.
    Enquanto quase veterinária, aprendemos na universidade que os animais são seres sencientes, ou seja, capazes de sentir. E isso incluí tudo: cães, gatos, lagartos, cabras, pássaros, peixes e insectos...
    E se os animais são para consumo, devem ter uma morte rápida e indolor, como acontece com as vacas, por exemplo, que são dessensibilizadas antes da parte da sangria. Os mesmo deveria acontecer com os animais que são cozinhados vivos, como é o caso do caracol ou das lagostas.
    Lá por serem insectos não merecem menos respeito. Se fosse um cão dentro da panela aposto que era tudo a lançar os braço ao céu e a reclamar da barbaridade... Mas como é só um caracol, então não faz mal...
    Para mim não há diferença entre animais.

    Atenção, eu não sou vegetariana nem nada. Apenas acho que os animais deveriam ser poupados de certos sofrimentos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Percebo tudo o que dizes e enquanto quase veterinária peço que me digas o que devemos pensar em relação às baratas, mosquitos e outros animais que matamos sem dó nem piedade. Não os comemos mas matamos sem qualquer sentimento de pena. Qual a diferença?

      Percebes onde quero chegar?

      Eliminar
    2. Para mim não há diferença... Eu não mato aranhas, nem baratas nem qualquer outro tipo de insecto. Pego neles e meto-os na rua. Já existe algo chamado de repelente.

      Eliminar
    3. Corremos o risco de entrar numa discussão sem fim :)

      Por isso é que acho que é um pouco exagerada esta discussão em torno dos caracóis.

      Eliminar
  7. verão sem caracóis não é verão. PONTO.

    ResponderEliminar
  8. Se fossemos a ter pena de todos os animais e afins, tínhamos de nos comer uns aos outros ou morreríamos de fome.

    ResponderEliminar