25.6.15

emancipação da mulher

A emancipação feminina é um tema sempre actual, constantemente debatido e, em alguns momentos, polémico. Aquilo que quero perguntar é: qual a primeira coisa que vos vem à cabeça quando o tema é a emancipação da mulher?

28 comentários:

  1. Que ainda há uma grande luta pela frente. Apesar de termos (supostamente) os mesmo direitos, ainda temos muito caminho para andar.
    As mulheres ainda não têm os mesmos direitos em todo o lado.
    As mulheres ainda não ganham tanto como os homens.
    As mulheres não estão representadas em todas as áreas (política, economia, cultura).
    Ainda há violência doméstica (sim, os homens também sofrem. é um problemas dos dois géneros, mas maioritariamente é da mulher).
    Ainda há violações todos os dias e a polícia ainda pergunta às vítimas o que é que elas estavam a usar quando o crime ocorreu.
    Somos constantemente sexualizadas pelos media e, consequentemente, na rua pelos homens (até miúdas menores) o que pode levar a atos de violência.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade que ainda existe um longo caminho mas acredito que se está a evoluir nesse sentido.

      Eliminar
  2. Poder economico!

    (não me chamem futil :p)

    ResponderEliminar
  3. Há os dois extremos...

    É preciso ver bem o que é que as pessoas entendem por emancipação da mulher.

    Muitas mulheres querem apenas os direitos, mas depois quando toca a serem iguais em todos os níveis, acham que os homens ainda têm a obrigação de terem determinadas atitudes...

    Eu, como mulher que sou, defendo que se é para ser igual, é em tudo, até no tratamento, até porque boa educação não distingue sexo, e portanto, não vejo a obrigatoriedade em 'cavalheirismos', que a mim muitas vezes até são constrangedores...

    Se é para sermos iguais, é para sermos iguais, em direitos e em deveres. Que nos tratemos todos de igual para igual, e que não haja quem substime as capacidades das mulheres em cargos que actualmente são ocupados, na sua maioria, por homens... Uma mulher tem competencias para ser igualmente eficaz, praticamente em qualquer trabalho.

    Sim sim, depois há quem venha dizer: ah e tal então e os trabalhos de força pesada e não sei quê! Claro, as mulheres têm uma estrutura física diferente da dos homens, mas em muitos casos, trata-se apenas de condição física...

    Não deixa de ser um tema que gera sempre muita discussão...

    Deixo o meu ponto de vista, apenas isso, um ponto de vista.

    Não sou radical, e detesto movimentos extremistas, seja em que campo for, como por exemplo as Feminazi... não concordo...

    E também não ando por aí a queimar soutians...

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma perspectiva interessante e muitas vezes ignorada.

      Obrigado!

      Beijos

      Eliminar
  4. Poder trabalhar fora de casa e ter direito de voto

    ResponderEliminar
  5. Direitos iguais! ;)
    Boas leituras! :)

    ResponderEliminar
  6. que ainda há um longo caminho a ser traçado, enquanto também não houver uma emancipação dos esterótipos colocados aos homens. É uma luta, se travada de forma justa e equilibrada, é dos dois e que beneficia os dois géneros.

    ResponderEliminar
  7. Pois o que me veio à cabeça foi, "igualdade de direitos".

    ResponderEliminar
  8. Gostava de viver até ao dia em que esse tema não fosse debatido e muito menos polémico até lá continuo a ser a mau feitio que não se deixa ficar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Atrevo-me a dizer que seria O sinal. Só não sei o que é que faço ao mau feitio depois :/

      Eliminar
    2. Olha que é um caso sério, a humanidade perderia uma grande mau feitio!
      Mas como me parece que ainda falta muito para isso acontecer e entretanto ainda tenho a desculpa das hormonas pós parto, está tudo nice, não se perde nem um blogue carpidador nem um mau feitio eufórico na vida real.
      Não te preocupes que o apocalipse não está a chegar ;)

      Eliminar
  9. Respeito por si própria e pelo outro.

    ResponderEliminar
  10. Além de ser muito bonito dizer direitos iguais para homens e mulheres, a verdade é que acho que vai sempre existir uma diferenciação.

    ResponderEliminar