9.6.15

e se ele for homossexual?

Os rumores (que valem o que valem) não são de agora. Acredito que são do conhecimento do próprio e sei, de fonte segura, que são do conhecimento daqueles que trabalham consigo. Refiro-me a Cristiano Ronaldo e aos rumores que apontam para a homossexualidade do jogador. Um tema que actualmente está a ser muito debatido em Espanha, onde a Imprensa é muito mais “agressiva” do que a nossa.

Diversas publicações espanholas pegaram nas fotos das férias de Cristiano Ronaldo em St. Tropez para questionar a sua sexualidade. Desde coreografias de músicas associadas à homossexualidade até abraços a amigos tudo serve para debater o assunto. Isto é associado a outros factores como destinos de férias e até declarações de outras pessoas, como foi o caso de Rihanna que referiu apoiar a diversidade sexual depois de conhecer CR7.

Além disto que referi, e que é público, já ouvi diversas histórias de bastidores. Coisas passadas em determinados locais e até histórias muito complexas relacionadas com dados recentes e das quais não vale a pena falar por diversos motivos. Em primeiro lugar, porque não posso garantir a veracidade dessas histórias e também porque ainda (e provavelmente nunca) não vieram a público.

Abordando estes rumores específicos, aqueles que dizem respeito à homossexualidade, Cristiano Ronaldo não é um caso isolado. Existem diversas figuras públicas portuguesas que vivem de mãos dadas com esse rumor há muito tempo. Tal como existem figuras públicas que são, que não negam que são mesmo no contacto com a Imprensa, mas que preferem passar outra imagem pública e que as pessoas nem desconfiam que são. E a verdade é que isto não diz respeito a ninguém e todas as decisões – revelar ou esconder algo - devem ser respeitadas.

Pouco me interessa a orientação sexual de Cristiano Ronaldo ou de outra pessoa qualquer. Mas sempre que este tema é debatido, e já partilhei esta opinião com diversos amigos e colegas, defendo que Cristiano Ronaldo (num cenário hipotético em que isto seria verdade) tem o poder de mudar as mentalidades, algo que poucas pessoas têm. E quando digo Cristiano Ronaldo, porque estamos num cenário hipotético, digo Messi, Neymar, Beckham e Floyd Mayweather, apenas para dar alguns exemplos.

Se existe uma área onde a homossexualidade não é muito bem aceite é no desporto que, de acordo com algumas mentalidades mais retrógradas, “é coisa de homem”. Sobretudo em desportos como futebol e râguebi, apenas para dar dois exemplos. E o passado está marcado por diversas histórias de atletas que assumem publicamente a sua homossexualidade durante a carreira. E cuja carreira praticamente acaba nesse momento. As portas fecham-se, não arranjam clubes mas a desculpa é sempre outra que não a marginalização com base na homossexualidade. Algo que faz com que alguns atletas optem por negar a pés juntos algo que não sentem necessidade de esconder e algo que revelam quando a carreira chega ao fim.

Como referi, pouco me importa se Cristiano Ronaldo (ou outro atleta qualquer da mesma dimensão) é homossexual. Aquilo em que acredito é que se fosse (ele ou outro atleta do mesmo patamar) e se assumisse tinha a possibilidade de mudar a mentalidade de muitas pessoas. É que os outros, os menos conhecidos, são apenas uns (e desculpem a linguagem) “paneleiros de merda” que não têm lugar no desporto de alta competição e que assumem algo com base na sede de protagonismo. Se for um atleta daqueles que aparecem de x em x anos e que são idolatrados em todo o mundo, tudo mudará nas mentalidades e na forma como se olha para pessoas que são imediatamente e injustamente colocadas de parte.

16 comentários:

  1. Há coisas que realmente me passam ao lado, e este tipo de "notícias" é, sem dúvida, um deles.

    ResponderEliminar
  2. ai homossexualidade... aquela orientação que por mais que se evolua continua a ser um bocado tabu... se ele (ou outro qualquer) for homo ou bi é uma pena não se afirmar ou por pudor pessoal ou por pudor social

    ResponderEliminar
  3. alo alo, como dizia a minha avó, e se ele for gay, estimo muito!!!! mas tenho cá para mim que ele gosta tanto das namoradas dele como de mim, e nem me conhece! hahaahah. Mas penso que é preciso ser-se muito corajoso para se assumir, e não acredito nisso! como disse acima e bem, a homossexualidade no Desporto não é bem aceite. e ponto . Acho uma perfeita estupidez, cada um é como é a Sociedade e o apontar o dedo a estas "merdas" . Já dizia Almada Negreiros: "O Povo completo será aquele que tiver reunido no seu máximo todas as qualidades e todos os seus defeitos. Coragem Portugueses, só vos faltam as qualidades!!" ......perante isto continuamos na mesma, à procura das qualidades porque defeitos temos que cheguem, e cada vez mais.... continuação de bons trabalhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente é assim. As pessoas preferem continuar a fingir que não existe homossexualidade no desporto. Mas existe, é perfeitamente normal e não retira qualidade aos atletas.

      Eliminar
  4. Com essa mentalidade de que os "paneleiros" não têm lugar no desporto de alta competição, já há até quem queira retirar as medalhas olímpicas conquistadas por Bruce Jenner por ter mudado de sexo recentemente...

    ResponderEliminar
  5. Sempre comentei que o Ronaldo é o nosso Ricky Martin....

    ResponderEliminar
  6. É mesmo...
    E se for? e daí? vai mudar a qualidade do jogador que é?

    Detesto rótulos!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só mudava a mentalidade. E isso seria muito bom. De resto seria o mesmo atleta extraordinário que é.

      Beijos

      Eliminar
  7. E algum desses comentários / histórias envolviam uma pessoa cujas iniciais são MS ? É que eu conheço algumas :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Conheço várias histórias. Umas delas têm rosto, outras não. Mas por essas iniciais não estou a ver.

      Eliminar
  8. Concordo com a sua opinião a 100%! Se o CR7 assumir, as mentalidades vão abanar para uma nova mudança, que bem é precisa... O que me deixa triste é que tanta gente, como talvez seja o caso do Cristiano, tenha que viver uma vida falsa e não poder ser feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Helena, prefiro ser tratado por tu, pode ser?

      São poucos os atletas que têm esse poder. Só um Ronaldo, Messi e por aí é que seriam bem vistos e mudavam mentalidades e isso nota-se na quantidade de atletas que quiseram revelar algo e que acabaram com as carreiras.

      Eliminar