4.6.15

as pessoas são uma merda

Marco Silva é o exemplo de que as pessoas são uma merda. Melhor, que são tratadas como um monte de merda. Não sou sportinguista mas percebo junto dos meus amigos que existe, e sempre existiu, uma ligação forte e especial com este jovem treinador. E não preciso de ser do Sporting para perceber que Marco Silva foi um homem só e abandonado ao longo da época. Acredito que muitos dirigentes leoninos desejavam o seu falhanço. Porém, cumpriu os objectivos. Deixa a equipa num lugar de acesso (através de pré-eliminatória) à Liga dos Campeões e conquistou uma Taça de Portugal muitos anos depois da conquista do último troféu.

Contra tudo e contra todos, mas com o apoio do 12 jogador, Marco Silva venceu. Porém, no momento da conquista foi tratado como um saco de merda que atrapalha. Basta recordar a ida à Câmara de Lisboa e perceber o lugar em que ficou na varanda. Era um verdadeiro “mono” que ali estava. Até parecia que não tinha mérito nenhum na conquista. Com dois ou três ovos, Marco Silva conseguiu fazer uma omelete que alimentou uns milhões de pessoas. Mesmo assim, foi tratado como um saco de merda.

Marco Silva mostrou o seu carácter, o tamanho dos seus “tomates”, ao colocar algumas pessoas, sempre de forma educada, no sítio. Mesmo abandonado manteve a calma necessária para ficar ao leme do barco que muitos desejavam que afundasse e depressa. E a recompensa é um (tentativa de) despedimento com justa causa. E isto é a prova de que as pessoas são descartáveis. Só servem até determinado momento. Depois, quando achamos que não têm uso, são tratadas abaixo de merda. São transformadas, mesmo não o sendo, nas piores pessoas do mundo. Marco Silva, em específico o tratamento que lhe está a ser dado neste momento, é o exemplo de muitas coisas que vão mal neste País. Da crise de valores, a mais grave de todas, em que vale tudo para subir mais um degrau.


O Sporting (instituição) merecia mais do que isto. Os sportinguistas mereciam melhor do que isto. O futebol merece melhor do que isto. Não sendo sportinguista, nutro um carinho especial por Marco Silva. Acho que é um vencedor com fibra e acredito que vai ser o único a ficar bem na última fotografia deste enredo.

35 comentários:

  1. Sendo eu sportinguista concordo completamente com o que disse: o Sporting e os sportinguistas mereciam bem melhor, aliás, centenas de vezes melhor do que isto!
    É raro o sportinguista que quer o Jorge Jesus como treinador depois de estar 6 anos ao serviço do Benfica, e quando durante esses 6 anos disse tanta ''maldade'' direta ou indiretamente ao meu clube.

    Pode ser que quando for a supertaça, que será ca no Algarve, acho, se juntem uns quantos adeptos sportinguistas no estádio de costas voltadas para esse senhor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro ser tratado por tu, pode ser? A ideia que tenho é a de que os sportinguistas, que até têm um apreço especial por JJ, preferiam, nestas condições, manter Marco Silva. Eu não queria um treinador que assumiu publicamente que estava no melhor e maior clube português e que já teve diversas guerras com aquele que passa a ser o seu presidente.

      E pior do que tudo isto é o tratamento dado a Marco Silva.

      Eliminar
    2. Completamente de acordo. Um clube que precisa de estabilidade não é a trocar de treinador todos os anos que a vai ter :/

      Eliminar
    3. Já li uma piada mas que quase tem um fundo de verdade. Existe justa causa porque nunca ganham nada e o Marco Silva conseguiu ganhar algo. Não passa de uma piada mas tem um fundo de verdade.

      E acho piada ao comunicado onde se diz que tentaram chegar a acordo e depois seguiram para justa causa. Se tinham justa causa e se estão de costas voltadas qual o motivo do acordo?

      Diz-se que o acordo, típico de BDC, era impedir que durante x anos Marco Silva pudesse ir para um clube rival. Agora diz que não está preocupado porque sabe que lhe está a complicar a vida imediata. Segundo as leis de trabalho, MS só pode ir para um clube no imediato se rescindir o contrato. Caso contrário tem de resolver legalmente o processo.

      Eliminar
  2. Não podia estar mais de acordo contigo!

    ResponderEliminar
  3. Eu (sportinguista) concordo e assino em baixo nas tuas palavras.
    Infelizmente o futebol tem muitas coisas destas (e é por isso que, cada vez mais, me afasto) e a história (do sporting e não só) tem inúmeras histórias semelhantes.
    Desejo-lhe toda a sorte do mundo e que tenha muito sucesso no próximo clube, pode ser que seja acarinhado e receba a recompensa (o reconhecimento) merecido. Se for para o Porto (fcp), irá acontecer como noutras situações: o sporting mandou embora um treinador que, depois, foi para o fcp fazer (boa) história. Assim de repente lembro-me do Bobby Robison e do Mourinho (apesar deste último ter sido um "quase" treinador do sporting).
    O que é pior... na minha muito modesta opinião... o Jesus não é treinador para o sporting. E aquela alminha do presidente já ia fazer porcaria para outro lado...
    É desta que não devo acompanhar nenhum jogo...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta história ou novela envolve muitas coisas que vão além do futebol e que revelam muito sobre as pessoas que protagonizam esta história. Quanto ao JJ no Sporting, acho que estão a pagar um preço muito alto. É a mesma coisa que um jogador de poker fazer um all-in numa jogada onde a possibilidade de ganhar ronda apenas os 50%.

      Eliminar
  4. Excelente, Bruno.
    Ainda vai dar muito que falar e de facto, parece ser uma pessoa com educação e estilo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ele geriu muito bem todos os problemas que teve com a direcção. E era evidente que sempre foi um homem só.

      Beijos

      Eliminar
  5. Nao sou sportinguista, mas acho que tem toda a razão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. prefiro ser tratado por tu, pode ser Mia? Acho que esta situação envolve coisas que nada têm a ver com futebol.

      Eliminar
  6. Ora, nem mais! É que disseste mesmo tudo o que havia para dizer acerca disto.

    ResponderEliminar
  7. Já a muito tempo que não comentava em algum blogue.
    O teu ( do Homem sem blogue) foi uma descoberta recente e que dou os meus sinceros PARABÉNS
    Quanto ao post em questão sou benfiquista mas, CONCORDO plenamente com o que escreveu.
    Acrescento que, este presidente é a desgraça do Sporting.
    MRS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas simpáticas palavras. Sabe bem ler. Acho que o Sporting, clube pois as pessoas passam, via ficar com uma herança demasiado pesada.

      Eliminar
  8. Completamente de acordo! Até vou partilhar tamanha sabedoria ;)

    ResponderEliminar
  9. BdC está apenas a ser fiel a si mesmo. O primeiro a ter uma conversa de merda foi ele (aquela sobre as nádegas e o barulho no meio das nádegas...socorro!) Logo nessa altura fiquei esclarecida sobre o calibre reles de semelhante verme...ninguém, nenhum clube merece ter semelhante coisa à frente dos comandos, aliás tenho dificuldade em perceber onde é que teria lugar. Há só uma coisa que me espanta, é como é que ainda há gente que o defende e que sente uma confiança "cega" no seu presidente...vão pagar tão caro...
    O Marco é um senhor. Moço novo, muito novo, mas que faz ver a muito velho. Tivesse eu alguma coisa a dizer, que não tenho, e as portas do Porto estariam escancaradas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que a herança poderá ser muito pesada. Acho que o risco é maior do que a garantia de sucesso. E não posso deixar de achar piada que a primeira escolha para director desportivo tenha preferido ficar no Belenenses. Acho piada que o Coentrão já tenha vindo dizer que em Portugal só no Benfica. E acho piada que Markovic e Enzo tenham recusado abordagens do Sporting porque têm má relação com o treinador. Neste momento, apesar de ser uma realidade que nada me diz, não deixa de ter piada. E caso alguma coisa corra mal, será uma nova justa causa para correr com o homem. E nessa altura, se isso vier a acontecer, vão tentar queimar a imagem do treinador.

      Acho piada quando falam no clube do coração. É tão clube do coração que exigiu cinco milhões de prémio de assinatura e garantias bancárias. Imagino se não gostasse do clube.

      Quanto ao teu, andam muito calados. E acredito que esta guerra não é vossa porque também sai caro despedir o Lopetegui. Se assim não fosse acho que até o JJ já aí estava.

      De resto, acredito que Marco Silva irá acabar, mais cedo ou mais tarde, no Benfica ou no Porto (e com sucesso).

      Eliminar
  10. Desculpa, tive de voltar ...ouvi à minutos:
    Quem é que despede alguém por "justa causa"...por causa de um casaco?!
    Ahahahahahahah!!!! 2 milhões amigo, fosse a última coisa que fizesse à face da terra mas havias de pagar até ao último centavo!!!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E quem é que despede alguém com justa causa (quando a tem) depois de não chegar a acordo para despedir? É curioso não é?

      Eliminar
  11. 99% das pessoas ligadas ao mundo do futebol não têm escrúpulos... são os milhões que falam... aliás onde há muito dinheiro a circular vale tudo e até arrancar olhos...

    ResponderEliminar
  12. Eu como Benfiquista, mas acima de tudo como adepta de futebol, não posso deixar de ficar triste e desiludida ao ver como é tratado um treinador neste país.
    O Marco Silva é apenas a prova do ponto a que chegámos no futebol português :(

    ResponderEliminar
  13. Adorava que o Marco Silva apanhasse um juiz lagarto (sim, porque isto agora vai para os tribunais), um dos muitos que está agradecido pelo trabalho que desenvolveu ao longo da época que culminou com um título que já fugia há sete anos, deliberasse a favor dele (naturalmente) e lhe desse o dobro da indemnização pretendida. Enquanto proferia o veredicto, virava-se para o Bruno de Carvalho (ou qualquer representante do Sporting) e dizia: "Tenha juízo".

    Já agora, como simpatizante do clube do outro lado da segunda circular, gostava que o Marco Silva representasse as minhas cores.

    Era tão poético ser tricampeão com ele. E o Jesus, com o seu Sporting, num terceiro lugar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que isto ainda vai dar muito que falar. Eu gostava de ver o Marco Silva triunfar no Benfica mas a verdade é que é uma aposta que envolve riscos. Seria visto com uma contratação de vingança. A pressão em cima dele seria gigante porque passava o ano a ser analisado à lupa. Pessoalmente, acredito que tanto ele como Rui Vitória (e até Paulo Bento) são indicados para o projecto.

      Numa de loucura, gostaria muito de ter Jurgen Klopp (cujo único contra - além do dinheiro - é o desconhecimento da realidade nacional) pois é uma pessoa que também ficava muito bem neste projecto.

      Se o Sporting acaba o próximo campeonato em terceiro aquilo pega fogo como nunca.

      Eliminar
  14. Não sou sportinguista e concordo plenamente com o que aqui ficou escrito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que qualquer pessoa sente que Marco Silva está a ser alvo de uma grande injustiça.

      Eliminar
  15. Gostei muito do que escreveste do Marco Silva, Bruno. Sou Benfiquista e gostava de o ter como treinador do meu clube, por todas as qualidades que apontaste mas também porque este jovem treinador andou na mesma escola secundária que eu, mora perto de mim e creio que merece, mais do que nunca, treinar o clube do seu coração!
    Saudações benfiquistas ;)
    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre ouvi dizer que ele é daqueles benfiquistas "doentes" :)

      Mais cedo ou mais tarde será o treinador do Benfica, acredito nisso.

      Saudações benfiquistas :)

      beijos

      Eliminar
  16. Futebol e política, há muito que os coloco no mesmo saco.

    ResponderEliminar
  17. É o retrato do país..... Parabéns pelo texto !

    ResponderEliminar