15.6.15

amigos de ocasião (muito actual)

Escrevi este texto no início de Fevereiro em 2013. E provavelmente não o lia desde então. Como costuma acontecer com a esmagadora maioria dos textos que aqui partilho que acabam por se transformar numa memória guardada neste baú virtual. Mas recentemente uma amiga partilhou este texto na sua página de facebook, o que fez com que me voltasse a cruzar com o mesmo. Trata-se de um texto sobre os amigos e a amizade e partilho um excerto do mesmo aqui. 

"Nos dias que correm, a amizade está claramente sobrevalorizada. Aquilo que em tempos foi a melhor relação do mundo é hoje um mundo de oportunidades e ocasiões. O amigo, em tempos uma pessoa importante que queríamos manter na nossa vida para sempre, passou a ser descartável. Als, passaram e existir milhares de amigos. O de hoje, que dá jeito para isto. O de amanhã, que dá jeito para aquilo. E o da semana seguinte, que dá jeito para aquela situação embaraçosa. Porém, não convém juntar os três que isso já é uma grande confusão. 

E este processo vai sendo renovado a cada segundo que passa. Os amigos não param de aparecer porque as nossas vidas não param de mudar. Como tal, se estamos perante uma situação X não podemos usar o amigo Y. Temos de usar o amigo X. Nem que seja aquela pessoa com quem falámos duas vezes mas que hoje vai dar um jeitaço do caraças. E o que fazemos a essa pessoa amanhã? Vai para o lixo, tal como uma fralda usada. E se voltarmos a precisar dessa pessoa? Vamos ao lixo e recuperamos a fralda (leia-se amigo), usamos e voltamos a deitar para o caixote. Durante este processo usamos aquele discurso de que somos maus amigos por isto e por aquilo. Mas que queremos mudar porque gostamos mesmo dessa pessoa. É um mal necessário perante a situação. 

De forma abreviada, este o conceito que grande parte das pessoas tem sobre a amizade. Por isso é que facilmente se diz, hoje em dia, que se tem dezenas de amigos. Eu, sou sincero. Não tenho. Tenho poucos... muito poucos amigos. E esses, não são tratados como uma fralda suja. Esses, merecem a melhor camisa que possa existir no meu roupeiro. Mesmo que esteja por estrear." 

Escrevi este texto em 2013. Mas se tivesse de voltar a escrever um texto sobre amigos e sobre amizade voltaria a escrever as mesmas palavras. Não mudaria nada. Porque acho que este é o valor atribuído à amizade. Acho que é assim que as pessoas lidam com a amizade. E é por isso que ela anda pelas ruas da amargura e é vista como um negócio de ocasião e interesses.

14 comentários:

  1. É bem verdade o que dizes. Conheço dezenas de pessoas, mas amigos conto-os pelos dedos de uma só mão e chegam-me.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que se as pessoas fizerem bem as contas percebem que têm poucos amigos.

      Eliminar
  2. É verdade...
    Li na altura, e reli agora... Mas um amigo não é um negócio, não é um jeito...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela companhia que perdura.

      Não deveria ser.... não deveria...

      Eliminar
  3. Sem duvida um texto muito actual.
    Temos amigos enquanto damos jeito para alguma coisa, quando deixamos de ter serventia somos descartados.
    Eu recuso-me a ser assim, faço tudo por tudo para manter a amizade em todos os momentos. Faço por estar presente em todas as situações.
    Quando vejo que só sou eu a tentar manter, a contactar, ao fim de uns meses desisto. Mas só ai fim de uns bons meses sem haver retorno é que desisto.
    Mas tenho apanhado muitas desilusões. Pensava eu, que até era uma pessoa querida e afinal dei conta do contrário :-).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento os amigos são fraldas. E as pessoas tendem a chamar amigo ou a ver alguém como amigo que na realidade é um conhecido. E isso fica evidente nos momentos em que se precisa de um amigo. E os tais amigos nunca estão disponíveis.

      Sou como tu. Existem coisas que não necessitam de insistência.

      Eliminar
  4. Gostei muito de ler este texto e infelizmente é tão verdade

    ResponderEliminar
  5. Na minha opinião, não apenas a amizade em particular mas sim as relações em geral estão sobrevalorizadas. As pessoas são descartáveis. E citando os Taxi e a famosa "Chiclete" (tão actual): "E como tudo que é coisa que promete / A gente vê como uma chiclete / Que se prova, mastiga e deita fora, se demora"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia as pessoas são as melhores enquanto fazem falta. Depois são mais uma. E essa música também está muito actual.

      Eliminar
    2. Uma comparação excelente. A musica diz mesmo tudo.

      Eliminar
  6. Infelizmente é bem verdade, tenho sentido isso cada vez mais.

    ResponderEliminar