24.6.15

a obsessão de caber numas calças

Nunca percebi a obsessão que algumas pessoas têm relação às calças de ganga. Ou em relação a todas as calças. Pessoas que vestem dois, três ou quatro números inferiores ao que realmente vestem utilizando isso para criar a ilusão mental de que realmente vestem aquele número simplesmente porque conseguiram apertar o botão. Não importa se demoram quinze minutos a vestir as calças. Tal como não importa que fiquem tão apertadas que mal conseguem dobrar as pernas e que uma coisa tão simples como sentar passe a ser uma tarefa de dificuldade máxima. Se o botão apertou é porque é aquele número que se veste. 

E recordei-me desta obsessão depois de ter lido a notícia da mulher, de 35 anos, que foi hospitalizada depois de ter deixado de sentir as pernas em resultado de ter utilizado umas calças skinny durante várias horas. Esta mulher começou a sentir-se apertada e desconfortável. Seguiu-se a dormência nos pés e a dificuldade em andar até que caiu. Como não se conseguia levantar, acabou por ficar no chão diversas horas até ter sido encontrada.  A mulher estava tão inchada que as calças tiveram de ser cortadas. Foi hospitalizada e só voltou a andar normalmente quatro dias depois. 

Os médicos do Royal Adelaide Hospital (Austrália) revelaram que as calças, combinadas com o agachamento (a mulher tinha estado a ajudar em mudanças) acabaram por reduzir o fornecimento de sangue aos músculos das pernas. E as fibras nervosas que ligam a parte inferior da perna foram danificadas devido à compressão prolongada, o que levou à perda de controlo. 

Mesmo ignorando ou suavizando a questão com base nos agachamentos motivados pelas mudanças, acho impossível que esta mulher pudesse estar confortável com as calças que tinha. Que provavelmente não seriam do seu número. Existem pessoas que levam o "skinny" muito à letra. Andam por aí sem dobrar as pernas. Cada movimento parece uma missão arriscada. Ignorando os riscos que se correm. 

E é um erro pensar que as skinny jeans ficam melhor quanto mais apertadas estiverem. O bom deste tipo de calças (para quem gosta) é que mesmo estando confortáveis acabam por esticar e adaptar-se ao corpo de cada pessoa. A partir do momento que vincam a barriga e dos lados é porque o número está errado e é melhor experimentar outro.

16 comentários:

  1. Eu nem consigo usar calças elásticas ou apertadas nas pernas.. Gosto de me sentir à vontade

    ResponderEliminar
  2. Mas experimentar outro número nem sempre é "aceitável", HSB... Um pouco mais sobre esse "problema", aqui: http://natandspirit.blogspot.pt/search?q=refer%C3%AAncia

    Talvez nesta caixinha de comentários se encontrem respostas aos porquês :-)

    ResponderEliminar
  3. Oops. É este: http://natandspirit.blogspot.pt/2015/03/pergunta-do-dia.html

    ResponderEliminar
  4. É o que eu chamo de uma grande distorção da realidade, causada por uma psicologia enganosa da nutrição! :( Nunca o corpo de uma mulher irá ser medido por números, pois o mesmo número pode ter significados tão diferentes!!;) Mas as pessoas teimam em ver isso.... o mesmo acontece com os números que aparecem na balança... Como conheço bem esta realidade (profissonalmente no meu caso) distorcida!!
    Boas leituras!:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas fixam-se em números. E tem de ser aquele número. Nem percebem que os números diferem entre as marcas, entre os cortes e por aí fora.

      Boas leituras :)

      Eliminar
  5. Tens toda a razão, mas a maioria das mulheres nem liga a isso, querem é parecer magras.

    ResponderEliminar
  6. hello:) eheheheh eu conheço algumas que nem o botao conseguem fechar para caber na "bemmaldita" calcita.!! há mulheres que vivem noutro mundo, vivem completamente fora da realidade, e preocupam-se com o que as "outras "vão pensar delas, e quanto a skinnys penso que não é para todas... ! Mas em relação às calças escolhem números abaixo.... mas nos soutiens usam o numero acima .....para parecerem maiores! ahahahah , também dava um bom tema não acha? Bons trabalhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Prefiro que me trates por tu Luísa, pode ser?

      A roupa das mulheres e alguns "truques" davam matéria para muitos textos.

      Eliminar
  7. Só que nenhuma mulher parece mais magra por ter ao pneus a rebentar de dentro das calças, aperta de um lado sai do outro.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso é secundário. O que importa é que se vestiu determinado número.

      Eliminar
  8. Nem as skinny que uso para o ginásio são apertadas.
    Odeio sentir-me desconfortável.
    Mas nos meus 20 anos, ainda não havia skinny, usava as calças apertadas (deitava-me na cama, encolhia a minha magra barriga e puxava o fecho), mas na altura era jovem queria agradar...mas não fazia má figura, isso garanto.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos dias que correm passou a ser uma obsessão caber numas calças. O que é pena.

      Eliminar