14.5.15

texto apenas para quem não consegue guardar segredos

Existem pessoas que dizem que a sua boca é um túmulo assim que alguém lhes conta um segredo. São pessoas que convivem bem com um segredo mais ou menos importante mas que foi partilhado com um “não contes a ninguém”. Por outro lado, existem pessoas que detestam ter segredos. São pessoas que não aguentam o peso de um segredo. E são pessoas que respiram de alívio quando partilham o segredo com alguém mesmo sabendo que estão a faltar ao pedido de quem partilhou o segredo.

Ao que parece existe uma explicação para a partilha de segredos. Dito de outra forma, para o desejo de partilhar aquilo que foi pedido para ser guardado. Sendo ainda mais claro, a arte de coscuvilhar faz bem à saúde. De acordo com um estudo, levado a cabo pela Columbia Business School, situada em Nova Iorque, guardar um segredo acarreta mais do que o peso emocional. Trata-se de algo que pode causar danos físicos pois é em tudo idêntico a carregar um peso que consome a energia das pessoas.

Segundo os autores do estudo carregar um segredo no trabalho pode ser desmotivante. Além disso, os segredos preocupam excessivamente quem os guarda. E quanto mais a pessoa pensa na informação que guarda maior é o desgaste motivacional e intelectual. Por isso, as pessoas que partilham segredos já têm uma boa desculpa para o fazer. Basta dizer que o segredo estava a prejudicar a saúde.

Este estudo apresenta ainda um dado curioso no sentido em que contradiz a ideia de que são as mulheres que mais depressa partilham um segredo às amigas. Segundo o estudo, os homens aguentam, em média, três horas até partilhar o segredo com um amigo. Por sua vez as mulheres aguentam mais meia hora do que eles. E quase que aposto que, se forem como as pessoas que conheço, partilham o segredo proibido acompanhado das palavras “não contes a ninguém” que por sua vez já lhe tinham sido ditas. Algo que se descobre quando o segredo deixa de o ser e quando alguém diz “já sabia isso”.

4 comentários:

  1. É difícil guardar segredos =) mas acho que quando é algo realmente importante nos conseguimos guardar!

    ResponderEliminar
  2. Eu acho que depende das situações e dos segredos em si, mas às vezes preferia não saber de certas coisas, não por ser difícil não contar, mas porque não tinha necessidade de saber.

    ResponderEliminar