7.5.15

parece que morderam um limão

Quando as pessoas se cruzam comigo e me perguntam o que aconteceu e respondo que fiz uma ruptura total do tendão de aquiles a reacção é quase sempre a mesma. E pode ser muito bem descrita pela cara que algumas pessoas fazem quando mordem um limão. É muito semelhante e acredito que as pessoas imaginem logo algo muito doloroso e bastante grave. Entendo que a tal reacção deve-se à dor que imaginam e à gravidade da lesão em si.

Quanto à dor, e não é para me armar em forte, ela – no meu caso – não existiu. E já falei com diversas pessoas que tiveram a lesão e que também não sentiram dor. No meu caso, a lesão aconteceu num jogo de futsal. Estava sozinho. A avançar no campo de costas até que a bola sai. Sem uma mudança brusca de velocidade deixo de andar para trás para andar para a frente. E foi nesse instante que senti algo que pode ser descrito como estranho.

A minha primeira reacção foi olhar para trás e perguntar ao jogador da equipa adversária que estava mais perto de mim o motivo pelo qual me estava a pisar o calcanhar direito. Respondeu-me que estava longe de mim e que não me tinha feito nada. Nesse momento percebi logo o que tinha. Já li que a sensação é a de uma facada. Há também quem fale no “efeito pedrada” – com o qual concordo – mas a verdade é que não senti dor nenhuma. Só no hospital, antes de me imobilizarem o pé e enquanto estava a arrefecer é que sentia algumas dores.

Toda a gente pergunta pelas dores. Era assim antes e continua a ser assim depois da operação. Mas a verdade é que são poucas e até se aguentam bem. O que faz com que este “fardo” seja mais fácil de carregar. Agora, é um dia de cada vez e sem qualquer pressa de queimar uma qualquer etapa.

PS – Quando se cruzarem com alguém que fez uma ruptura total do tendão de aquiles não tenham a reacção de quem mordeu um limão. Quem sofreu a lesão sabe a gravidade da mesma. E, por norma, estará em baixo e com receio do seu futuro desportivo. Como tal, essas caretas não ajudam, só fazem com que a pessoa fique ainda mais receosa.

8 comentários:

  1. Ignora. Tu é que sabes de ti. Oferece-lhes um morango. Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não se trata de ignorar. Até ter a lesão reagia da mesma forma. Porque sempre ouvi dizer que é uma lesão muito grave. Aliás, depois dos ligamentos do joelho, é a lesão que tem a recuperação mais "complicada". Mas as caretas não ajudam quem já teme o problema que tem.

      Beijos

      Eliminar
  2. As pessoas tem expressões faciais que por vezes não controlam! Espero que tudo fique bem...

    ResponderEliminar
  3. Só o facto de não sentires muitas dores já é um ponto positivo :) Espero que melhores rapidamente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não é para me fazer de forte mas a lesão não doeu a fazer, não doeu enquanto estive à espera para ser operado e não tem doído agora. É uma dor pontual. E isso é muito bom :)

      Eliminar
  4. Isso do limão é relativo, eu adoro limão e gosto de comer como se comem as laranjas, e não faço cara estranha, ahahah

    ResponderEliminar