21.5.15

já não é o que era. é pena. mas podia voltar a ser

Em tempos falei do Festiva da Canção. O programa que em tempo fazia parar o País e que agora é uma sombra do que foi. Agora é visto por poucas pessoas e costuma ser falado apenas no momento de se criticar quem venceu. Não importa quem é, tem é de ser criticado. Algo que aconteceu nas últimas edições.

O encanto que se perdeu em relação ao Festival da Canção acaba por se estender ao Festival Eurovisão da Canção que ao longo de anos acolheu, nos mais diversos palcos, artistas que ficaram, de fora mais ou menos vincada, marcados nas pessoas, deixando perpetuadas no tempo canções que ainda hoje são cantadas por diversas pessoas. E isto é algo que já acontece desde 1956.

Para trás ficam mais de 1400 canções distribuídas por seis décadas. Ali nasceram artistas que se tornaram estrelas à escala mundial. E, apesar de por cá ter menos encanto, é um espectáculo com uma audiência média de 180 milhões de telespectadores. Este fim-de-semana terá lugar a final de 2015, em Viena e a Lego não quis deixar passar em branco o 60º aniversário do festival. Para assinalar a data a Lego fez um postal em vídeo que é um verdadeiro tributo ao festival.


Além de permitir uma divertida viagem no tempo, hoje é o dia perfeito para partilhar este vídeo pois será hoje que Leonor Andrade subirá ao palco da Wiener Stadthalle, a arena multiusos de Viena, que vai acolher o Festival Eurovisão da Canção 2015. Como eventualmente diria Eládio Clímaco: “Boa sorte Portugal.”

8 comentários:

  1. Eu sempre gostei do festival da canção, mas acho que tem perdido alguma qualidade...
    Não tenho grande esperança com a música portuguesa, mas boa sorte para eles =)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já lá vão os tempos em que Portugal não tirava os olhos do programa.

      Eliminar
  2. Eu todos os anos vejo o festival da canção e tambem da eurovisão!! É um dos programas de televisão que eu mais gosto de ver,fica bem e até breve!!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me do tempo em que Portugal todo se sentava a ver os festivais da eurovisão e isso era considerado não só prestigiante para o país, mas uma maneira de divulgar músicos, cantores e músicas. Hoje em dia quase que é uma ida envergonhada ao festival e houve anos em que nem sequer cheguei a saber que tinhamos estado presentes. Já não contribuímos para a escolha da música ou do cantor que representa o país e isso torna também tudo mais distante e desinteressante.
    É pena. Continuo a gostar de ver...quando chego a saber que vai acontecer.:)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das coisas que tristemente perdemos. Hoje a "nossa" artista actua e pode ser que esteja na final :)

      Eliminar