15.5.15

ironia no reino da hipocrisia

A divulgação do já badalado vídeo onde um grupo de jovens da Figueira da Foz – em especial duas adolescentes – agride um jovem levantou uma série de questões. O destaque maior vai para a exposição da identidade dos agressores e o julgamento na praça pública. Como já expliquei neste texto sou a favor da exposição da identidade dos jovens no vídeo. É o preço a pagar para quem tem gozo em filmar um acto daqueles. E como seria de esperar, e não se trata de um caso isolado, a mediatização do caso faz com que seja debatido por todos. Nada disto me choca. Outra coisa é andarem atrás dos agressores nas redes sociais. Isso já condeno apesar de ser algo que se evita com facilidade pois nos dias que correm todas as redes sociais podem ser privadas evitando o acesso a terceiros.

Mas a hipocrisia em torno de tudo isto chega a ter piada. Existem pessoas que condenam tudo isto. Dizem que é bullying nas redes sociais. É uma afronta e uma vergonha. Já para não dizer que abominam o julgamento na praça pública. Isso não se faz, defendem. Até aqui tudo bem. Nada contra, não fosse o facto de que muitas pessoas que defendem isto passam a vida no papel de juiz em julgamentos em praça pública e passam a vida no papel do menino que é adepto do bullying.

Será apenas hipocrisia? Ou será ironia? Será algo do género: faz o que te digo mas não faças o que faço? Ou ainda algo do estilo de pimenta no cú dos outros é refresco? Acho que é mesmo hipocrisia pois vivemos num tempo em que todos têm poder e autoridade para acusar os outros ao mesmo tempo que não se conseguem aperceber da própria realidade e das coisas que fazem.

2 comentários: