21.5.15

esta foto não explica tudo nem serve de desculpa mas…

Já muito foi dito sobre a festa da celebração do 34º campeonato do Benfica que decorreu no Marquês de Pombal, em Lisboa, e que terminou da pior maneira, com confrontos – na sua maioria – entre “adeptos” e polícia. Sobre isso, deixei a minha opinião aqui. Agora surgem novos dados que não podem ser ignorados.


O fotojornalista João Girão captou uma sequência de imagens onde se vê um agente da autoridade arremessar uma garrafa de vidro em direcção a um grupo de adeptos. Não quero recorrer a esta imagem para desculpar os actos de violência de um grupo de pessoas porque não têm desculpa. Não vou discutir a fase em que ocorreu este arremesso recorrendo, como está a acontecer nas redes sociais, ao que se pode ver do chão, argumentando que aparenta ter poucos vidros o que poderá indicar que foi numa fase inicial dos confrontos. Nem vou discutir a posição dos adeptos que parecem não estar em confronto com a polícia. A minha intenção não é essa porque a foto não serve de desculpa para nada.

Como referi esta foto não serve de desculpa para quem arranjou confusão com a polícia. Não desculpa qualquer acto de violência. Mas nunca um agente de autoridade que tem como missão proteger pessoas pode fazer algo como isto. Seja aqui, com adeptos do Benfica, seja numa manifestação, seja onde for. Isto não acalma ninguém. Isto não protege ninguém. Isto não é segurança. Isto serve apenas para gerar ódio, revolta e ainda mais confrontos. O que é lamentável e não ajuda em nada numa situação como aquela.

6 comentários:

  1. Houve quem dissesse que apenas estaria a defender-se com o mesmo tipo de arma. Mas não é a atitude correcta e certamente ainda gerou mais revolta.

    L'homme  |  Blogue  |  Facebook  |

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso não tem lógica. O polícia tem outras "armas". Isto é grave. E também não pode ser ignorado.

      Eliminar
  2. Começo a ficar triste com as autoridades deste país!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tal como quem arranja confusão acredito que polícias que não fazem o correcto são uma minoria.

      Eliminar
  3. Sobre esta situação e similares, é lamentável tudo o que acontece.

    ResponderEliminar