26.5.15

as mamas da bárbara (e de tantas outras)

O decote de Bárbara Guimarães nos Globos de Ouro levou a que várias pessoas defendam a teoria de que a apresentadora aumentou o tamanho das mamas. E as opiniões dividem-se. Uns defendem que as mamas de Bárbara Guimarães não são naturais. Outros dizem que são. E assim vai a discussão em torno da apresentadora da SIC.

Não pretendo debater a eventual naturalidade das mamas de Bárbara Guimarães mas a forma como as figuras públicas, as que se submetem a esse tipo de intervenção estética, lidam com algo que deveria ser encarado com a maior das naturalidades mas que parece ser algo clandestino. Fica a ideia de que aumentar o tamanho das mamas é uma ilegalidade que nunca pode ser descoberta. Parece que é pior saber isso do que saber se a pessoa tem um passado criminoso.

Com isto não pretendo dizer que as figuras públicas são obrigadas a falar de tudo o que fazem. Ou seja, não defendo que devem emitir um comunicado a informar que as mamas estão maiores. Até porque isso – publicidade e alarido em torno do aumento – acontece quando a intervenção foi oferecida por este ou por aquele, algo que obriga a que se faça disso notícia. Mas as figuras públicas são observadas por muitos olhos. E uma mudança é sempre notada e naturalmente falada. É um dos aspectos do reconhecimento público.

Defendo que as mulheres famosas que o fazem não têm a obrigação de falar disso. Mas também acho dispensável que mintam. Que garantam que as mamas são naturais. E este é o caminho que muitas figuras públicas seguem. Há até quem diga que as mamas simplesmente cresceram de um dia para o outro. E isto só descredibiliza a própria pessoa. Até porque existe algo que se chama arquivo e onde estão as imagens antigas e onde é possível fazer uma comparação. Comparação essa que as mulheres que negam o aumento detestam que se faça.

Existem diversos exemplos de figuras públicas que assumem, sem qualquer problema, a intervenção estética referindo que é algo de que não querem falar. E o assunto morre ali. E acho que este é o caminho a seguir. Mas existem muitas outras que tentam enganar as pessoas quando na realidade não enganam ninguém. E continuam a lidar com as intervenções estéticas como se fosse algo clandestino ou vergonhoso.

10 comentários:

  1. Pipocante Irrelevante Delirante26 de maio de 2015 às 15:37

    Diz-se peito... Como dizia um amigo, mama não é substantivo, é...

    As ... Os peitos da Barbara. Realmente há quem esteja interessado nisso? Quer dizer, haverá interessadOs neles, mas de uma perspectiva diferente.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em bom português diz-se mama ou mamas. Só que algumas palavras são vistas como sendo uma falta de respeito. E mama é uma delas. Criou-se a ideia de que é feio dizer. O peito é a parte do corpo onde estão as mamas. Tal como seio é a parte do peito onde existem as mamas.

      Acho que é normal que uma mulher, sendo figura pública, motive interesse nesse aspecto. Depois cada qual lhe dedica o tempo que mais deseja.

      Eliminar
  2. para mim é um verdadeiro não assunto... lido mal com a cirurgia estética... apenas consigo concebe-la por motivos de saúde... tudo o resto só transforma pessoas diferentes em pessoas iguais.... e eu gosto das diferenças...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste caso não está em causa se fazem ou não e por que motivo. Só não percebo o que leva a que se minta quando a verdade é óbvia. E não me refiro a este caso em específico.

      Eliminar
  3. Sim, penso que no dia que perceberem que ninguém tem nada a ver com o que cada um faz para se sentir melhor, também já ninguém quer saber se são verdadeiras ou não. também não percebo o tabu como admitir que não eram tão perfeitos como desejavam (alguém é?)
    Para mim não me aquece nem me arrefece. Eles que façam o que entenderem que eu farei o mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mentira alimenta ainda mais a curiosidade. Porque aquelas que dizem que fizeram mas que não é motivo de conversa, nunca mais são chateada sobre isso.

      Eliminar
  4. Para mim é indiferente. Se as aumentou e se sente bem assim, óptimo. Se as realmente aumentou não precisa de o esconder. Não é crime nenhum nem motivo para se sentir embaraçada. São escolhas, nada mais do que isso.
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma opção de cada pessoa. A única coisa que não percebo é a mentira nem a sua necessidade.

      Abraço

      Eliminar
  5. Eu acho que neste caso depende das pessoas e cada um lida com a situação como melhor lhe convém, e se ela não quis assumir, está no direito dela, afinal ninguém tem nada com isso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ninguém é obrigado a assumir nada mas também se dispensam as mentiras (e não me refiro a este caso).

      Eliminar