13.5.15

alguém fica surpreendido?

“Nas escolas há agressões. E droga, armas e roubos”, é o título de uma notícia do Observador. Acredito que muitas pessoas fiquem surpreendidas com este título e com a notícia em si, que pode ser lida na íntegra aqui. No meu caso, não fico a par de nenhuma novidade. Tenho apenas 33 anos e frequentei três estabelecimentos de ensino até à idade adulta. Na primária não se verificaram problemas. Mas, de resto, vi de tudo em todas as escolas.

No quinto e sexto ano frequentei uma escola onde os roubos eram uma realidade diária. Por mais que se evitasse levar algo fora do comum para a escola (e não eram tempos de telemóveis, gadgets e roupas de marca) existia uma grande probabilidade de ser assaltado. Recordo-me de ficar fechado na escola por causa de um tiroteio. Na escola secundária também existiam (não tanto) assaltos. Existiam drogas. Agressões, tal como na escola preparatória, e até “espectáculos” de sexo a céu aberto. Tal como existia bullying. Até um pai, se não me engano, matou rapazes que tinham agredido o filho.

A grande diferença é a mediatização das coisas. Lembro-me de estar na escola preparatória na altura que surgiu a TVI. Até então eram apenas dois canais. Não existiam alunos com telemóveis. Nem sequer existiam redes sociais onde tudo é partilhado ainda antes de ter acontecido. E jornais também eram menos e com linhas editoriais ligeiramente diferentes. Como tal, as coisas eram conhecidas num círculo bastante fechado. Se fosse comparado com uma rede social seria um grupo fechado. Das coisas que referi, acho que apenas uma foi notícia num jornal. De resto, nada se soube. Se fosse hoje, no dia do tiroteio teria a escola cercada de jornalistas. E não vivo num meio pequeno.

Nos dias que correm existe uma grande mediatização. Por exemplo, o vídeo onde um jovem da Figueira da Foz é agredido de forma estúpida tornou-se viral. Se fosse no meu tempo ninguém sabia o que teria acontecido. Porque ninguém ia filmar o que quer que fosse. Era apenas uma história de boca em boca e facilmente desmentida. Por isso, notícias como esta do Observador e vídeos como o da Figueira da Foz não me surpreendem. Porque ainda existam bastantes casos assim.

Felizmente, e ao contrário do que acontecia na minha altura, a força mediática é gigante. E isso faz toda a diferença. É a linha que separa mais um jovem abusado que sofre sozinho de uma história que todas as pessoas ficam a conhecer. É a linha que separa mais uma história onde a culpa morre sozinha de uma história que ao tornar-se viral faz com que as pessoas se importem, que procurem os culpados, que fiquem atentas para um problema grave e real e que tomem medidas para que a próxima vítima não seja da família.

4 comentários:

  1. Bolas... eu tb sou do tempo da TV com dois canais! e nunca jamais em tempo algum tive ou presenciei maldades na escola, havia sim de vez em qd uns sopapos mas era coisa de boys!! olho por olho dente por dente, e ficava por ali....... E sim , fico SURPREENDIDA qd cenas VERGONHOSAS destas acontecem! sou mãe, e custa-me ver que isto ainda acontece . Então ainda bem que existem as redes sociais os telemóveis and so on, se assim não fosse meu caro, tb nós não estaríamos a ler o seus artigos no blog! as coisas já não são como eram, e infelizmente eu continuo a surpreender-me com estas atitudes VERGONHOSAS .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como dizia um amigo meu, isto é uma terça ou quinta-feira da escola onde andei. Isto é vergonhoso mas não me surpreende porque é muito real e frequente. Neste caso, as redes sociais ajudam a que as pessoas façam algo.

      Eliminar