21.5.15

a explicação

Conheço pessoas que parecem ter o seu orgulho ferido se não estrearem a peça de roupa que compraram recentemente sem que a mesma seja lavada. Quase que parece que a peça em questão perde encanto passando a ser igual a todas as outras que já têm. Parece que a lavagem rouba a alma à novidade. Como tal têm mesmo de vestir antes de lavar.

No meu caso, depende da peça. Se entender que está em condições, sou capaz de usar. Não por uma questão de orgulho mas, na maioria dos casos, por uma questão de poupança. Assim poupo uma lavagem que poderia ser feita apenas por causa de uma peça. Se for lavada, melhor ainda. E nada muda em relação à peça. Não perde a sua alma por causa disso.

No meio de tudo isto, o que deve ser feito? Devemos ou não usar roupa nova sem ser lavada. E a resposta é um redondo não. Não devemos mesmo usar qualquer peça de roupa nova antes de lavar. Recuando no tempo de “vida” da peça em questão. A mesma poderá ter sido feita num país, poderá ter sido tingida num país diferente e até poderá ainda ter sido cosida noutro diferente dos dois anteriores. E não é só a viagem que está em causa. É que as leis sobre os níveis permitidos de uso de produtos químicos podem ser diferentes.

Isto faz com que determinados dermatologistas recomendem a lavagem antes do uso da roupa nova. É o caso de Donald Belsito, da Universidade de Columbia, em Nova Iorque, nos Estados Unidos da América e algo que está explicado num artigo do Wall Street Journal. Donald refere que existem sobretudo duas causas para as alergias à roupa nova, que são as tintas de anilina e resina de formaldeído. A primeira é utilizada para tingir a maioria dos tecidos e a segunda serve para evitar que os tecidos de algodão e poliéster fiquem enrugados e com cheiro a bolor. Tudo isto pode causar irritações, eczemas, entre muitas outras coisas.

Donald Belsito explica ainda que é impossível determinar quem é que tocou na peça de roupa e quantos germes é que fazem daquela peça a sua casa. E aqui entra um dado curioso… Até os tecidos feitos com 100% de fibras naturais podem conter fungos, piolhos e até sarna! Coisas que são facilmente transmitidas através das roupas o que faz com que lavar seja uma excelente opção. Uma ou mesmo duas vezes, aquilo que é feito por Donald.

Como referi no início deste texto, costumava estrear algumas peças antes da lavagem. Depois de ler este artigo, que é daqueles que só de ler dá comichão, vou deixar de o fazer. Mas tudo isto deixa-me com outra questão. Só uso depois de lavar, uma ou duas vezes. Mas, e tendo em conta que os tamanhos divergem de marca para marca, tenho de experimentar a roupa antes de comprar. Ao fazer isto não corro os mesmos riscos? Se estiver aí algum dermatologista, agradeço a explicação.

8 comentários:

  1. Olá :)
    Precisamente por todas as razões que enumeraste, a regra geral cá por casa é lavar tudo antes de usar. Também, depois de uma ida às compras, com aqueles rituais do despe e veste que fazem parte, a primeira coisa que fazemos na chegada a casa é saltar para o duche.
    Quanto à economia, que é um argumento que sempre me apraz, valem os programas de lavagem que as máquinas trazem hoje em dia. A minha por exemplo permite uma lavagem de 15 minutos que é ideal para estas situações.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que não sei se a minha máquina tem um programa desses. O que mais uso demora 48 minutos.

      Eliminar
  2. Sempre lavei a roupa acabada de comprar, mais pelas pessoas que a experimentaram primeiro que eu, do que por causa dos químicos. O que eu hoje em dia faço em relação a ter de experimentar a roupa antes de comprar é... não experimento! Normalmente acerto no tamanho, noutras vou à loja e troco :) Admito, sou uma "nojinhas" com isso da roupa!

    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas se não experimentares na loja tens de experimentar em casa. E sem lavar, não é? A minha questão é se corremos os mesmos riscos :)

      beijos

      Eliminar
  3. Também sou como tu e por uma qeustão de economia e conveniência, muitas vezes usava sem lavar. Mas agora que falas disso fiquei com vontade de mudar. É como dizes, até faz comichão só de pensar. Em tempos tive um tio que me disse isso "sabes lá por onde já passou essa peça de roupa antes de chegar às tuas mãos" e lembro-me sempre dessa frase mas a verdade é que não a ponho em prática com maioria das peças. É claro que sempre que esteja em causa roupa interior não uso sem lavar primeiro mas quanto ao resto nunca lhes dei tal importância.
    Agora, isso é muito bem visto! Se não devemos usar antes de lavar, também não devemos experimentar. Pelo menos é a decorrência lógica para mim dessa teoria. Então como é que se faz?

    ResponderEliminar
  4. Eu lavo sempre, desde sempre, sei lá eu por onde é que aquilo já andou...

    ResponderEliminar