28.4.15

os putos nos dias que correm (não aconselhado a quem não gosta de futebol)

Sempre gostei de jogar futebol. Desde pequeno que me recordo das futeboladas com o pessoal da rua, que jogava contra outra rua. Dos jogos com amigos da escola. E daqui excluo os jogos federados. Nos jogos entre amigos havia um detalhe que se destacava. Todos gostavam de jogar com a camisola do seu clube. Ou, idealmente, o equipamento completo: meias, calções e camisola. Benfica, Sporting e Porto eram as mais populares.

Depois, existiam aqueles que optavam por camisolas internacionais. Barcelona, Real Madrid, Juventus. Existiam ainda os mais excêntricos. E estes eram aqueles que usavam camisolas de futebol de clubes estrangeiros mas clubes modestos. Em muitos casos estes eram os mais admirados pois tinham camisolas pouco comuns. Mas, de forma geral, todos tinham camisolas de futebol para usar nos mais diversos jogos.

Agora, tudo mudou. Antes dos treinos de futsal costumo ver um pouco do treino dos putos (de outro clube) que treinam no mesmo pavilhão. Até agora vi uma ou duas camisolas de futebol. De resto, treinam com mangas cava, com t-shirts da Bershka com decote em v e com meias curtinhas. Parece que tão prontos para sair à noite mas antes da saída foram fazer um jogo de futebol. Por outro lado, e ao contrário do que acontecia na minha altura, os penteados são todos ao estilo de um qualquer jogador de futebol famoso.

O que é feito da loucura pelas camisolas de futebol? Dá para recuperar esta “tradição” do meu tempo. É certo que a qualidade do jogador não está na roupa. Mas camisolas com decote em v deviam ser proibidas em jogos de futebol. Deviam equivaler a um cartão vermelho.

14 comentários:

  1. não, não e não, por favor....... sou mae de um rapaz com 11 anos, as camisolas sao caras e cheiram mal.... as baratas dos chineses e afins ao fim de meia hora de jogo é vitória na certa porque os adversários caiem para o lado com o cheiro!!!! viva ao algodao, e as t-shirts
    sorry

    bem cheguei aqui pelo seu (des)encontros. estou a gostar embora seja curto, quem gosta de ler sabe a pouco ........ li por aí algures que já escreveu outro livro? pode indicar qual? fiquei curiosa

    Obg
    martapd

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pelo divertido comentário.

      Não é livro nenhum. É uma "brincadeira" que escrevi no blogue. Nas etiquetas (barra lateral do blogue) clica em is this love? e tens os capítulos todos.

      Obrigado

      Eliminar
  2. As de decote em V e as de manda cava que quase mostram a cintura.

    ResponderEliminar
  3. Os meus sobrinhos treinam em clubes dos arredores de Braga, já pertenceram ao SCB, mas sempre usaram o equipamento do respetivos clube.
    Os clubes deviam exigir o equipamento.

    ResponderEliminar
  4. Não sei por onde andas mas o meu mais velho tem 8 anos e já vai no terceiro equipamento completo do FCP :)
    E os colegas da sala dele são todos vidrados no futebol e respectivos equipamentos.
    Cá pelo Norte ainda é o que era!

    ResponderEliminar