16.4.15

o que mais importa: o chocolate, o embrulho ou quem o vai comer?

Passei a maior parte desta semana em formação que incidiu no jornalismo digital e também nas redes sociais. Desde o tempo da minha licenciatura que se dizia que o futuro iria passar pelos jornais gratuitos que iam “acabar” com os outros. Isso não aconteceu. Pelo menos até agora. Mais recentemente começou a defender-se que que o online seria cada vez mais importante, podendo também “acabar” com as publicações físicas. Isso também ainda não aconteceu. Pelo menos até agora.

Mas é um facto que o online é cada vez mais importante. E é também uma importante receia de publicidade para algumas publicações e blogues que acabam por promover os conteúdos que têm em papel, convidando o visitante a comprar a edição física. E aquilo que aprendi é importante e válido para um site de uma qualquer publicação, para um site que não está preso a uma publicação física, a um blogue ou mesmo a quem tem um site de um qualquer negócio.

Fiquei surpreendido ao descobrir que muitos sites importantes estão mal feitos. Não no sentido da imagem que não é apelativa. Mas na programação. Onde existem erros básicos de programação que fazem toda a diferença. Existem pequenos “truques” que devem ser seguidos por todos que não sendo visíveis para quem navega no site ou blogue, são importantes para o Google, que é onde quase todas as pessoas fazem as suas pesquisas. Estes truques são responsáveis pela posição que a “aparecemos” numa pesquisa no Google. E coisas simples fazem a diferença entre aparecer na primeira página e num lugar de destaque ou aparecer na quinta ou sexta. E não me refiro a publicidade. Refiro-me a pequenas regras na programação de um site/blogue ou mesmo de uma notícia/post.

Depois de instalar uma útil ferramenta passei a ter a possibilidade de analisar qualquer site ou blogue deste ponto de vista. E os resultados são surpreendentes. Pois existem muitas coisas feitas de modo errado. E refiro-me a grandes sites ou a blogues de grandes dimensões. É certo que existem sites e blogues cujos nomes falam por si. E com conteúdos que também falam por si. Mas isto não significa que sejam ignoradas regras básicas.

O chocolate, leia-se conteúdos, é importante. O embrulho, leia-se aparência, é igualmente importante. Mas não será igualmente importante a pessoa que o vai desembrulhar e saborear? É a diferença entre o site/blogue ser visto por 10 ou 100 pessoas. Ou entre 50 mil ou mais de cem mil visitas. Quantas mais pessoas tiverem a possibilidade de olhar para o chocolate mais vão querer provar o mesmo. Se ficar escondido algures, será procurado pelo reduzido número de pessoas que quer aquele chocolate específico e que já o conhece.

PS - A título de curiosidade, existe um site português criado por dois jovens que não tem nada de extraordinário do ponto de vista de conteúdos. Isto porque não vive dos conteúdos. Mas que está muito bem pensado e que é também um sucesso no Facebook. Para se ficar com uma ideia, o site dá um lucro de mais de 30 mil euros por mês. E é muito simples. Mas, lá está, é muito bem feito.

12 comentários:

  1. Tudo que é bem feito é sempre uma mais valia!

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  2. O que tu falas (posso tratar-te por tu?) é de SEO - Search Engine Optimization. Ou seja, tornar o blog/website apelativo para o Google, que é o motor de pesquisa dominante, como referes. É quase uma ciência, e há um indústria atenta a todos esses pormenores, desde as palavras-chave aos links.

    Tudo é importante quando se te um espaço na Internet. Mas o conteúdo é sem dúvida fundamental. Podes ter o website optimizado e visalmente atraente, mas depois se não há conteúdo fresquinho todos os dias (ou quase todos), a coisa complica-se. Os leitores, que são a peça fundamental no meio de isto tudo, não vão gostar e eventualmente perder o interesse.

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    1. Claro que podes. Até agradeço. É isso mesmo. E custa-me que grandes sites e blogues, feitos por profissionais, tenham essa parte toda mal feita.

      O conteúdo é muito importante mas as técnicas de SEO ajudam a valorizar aquilo que se faz, chegando a mais pessoas.

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  3. Custa-me a compreender como é que, nos tempos que correm, há pessoas que descuram o poder das redes sociais. O maior exemplo disso é o Sr. Ecclestone e a sua querida F1 que teimam em manter-se afastados da internet por acharem que não serve para nada.

    PS: qual é o site de que falas no ultimo paragrafo?

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    1. Custa-me perceber isso e como é que profissionais que são pagos para fazer este trabalho não o fazem em condições.

      Não partilhei o nome porque foi dito na formação mas é um site que partilha aqueles vídeos que fazem sucesso no mundo virtual.

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  4. Concordo inteiramente, mas como é que isso se faz? Ou melhor, como é que um leigo em programação aprende essas "malandrices"? Há acções de formação, claro, mas..? Mas nem sempre é fácil.
    Se te queres rir, a aprender a fazer uma "obra prima" passa pelo "Olhares". E podes rir à vontade.:))

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    1. Não são malandrices. Parece mas são coisas que todos devem fazer. São informações que os utilizadores não observam mas são palavras que o google lê no momento da pesquisa. Podes procurar no google por meta tags.

      Estás no olhares com o mesmo nome daqui?

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    2. Ah, obrigada pela dica!
      Sim, o nome é o mesmo.:))

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