24.4.15

é gira! é?!?!?!? ou a desvalorização do elogio “fácil”

Ontem, assisti a um vídeo de uma entrevista a Liliana Costa, a professora, de 32 anos, acusada de manter relações sexuais com um aluno de 15 anos. O assunto acabou por ser tema de conversa na redacção e referi que achava a professora gira (publiquei uma fotografia no facebook do blogue). Quando disse isto, algumas mulheres da minha redacção – trabalho sobretudo com mulheres – olharam para mim com algum espanto. “É?!?!?!”, diziam com espanto. “Gira?!?!?! Achas mesmo?”, perguntaram. “Sim, acho que é gira. Não estou a dizer que é a mulher mais bonita do mundo. Simplesmente é gira”, referi.

“Tem cara de girl next door”, diz uma colega. “E a nossa vizinha não pode ser gira?”, perguntei. Horas mais tarde, e na presença de outras pessoas e ainda na redacção, o tema voltou a ser falado. Isto após ter visto outras imagens da professora. “Mantenho a opinião de que é gira”, disse. Nesta altura fui apoiado por um colega que tem a mesma opinião do que eu pois também considera que Liliana Costa tem uma beleza normal. Este meu colega depois explicou algo bastante interessante. “As pessoas estão à espera que todos elogiem um “avião”. A professora tem uma beleza que normalmente não é elogiada”, disse.

“É isso mesmo”, disse em concordância. E dei um exemplo de uma mulher que muitas pessoas elogiam e que não me diz nada. “As pessoas fartam-se de elogiar a Irina Shayk. Apesar de a considerar bonita, é uma mulher que não me diz nada. Já estive a centímetros dela e mantenho a opinião de que a Rússia é feita de Irinas ou de mulheres ainda mais bonitas do que a Irina”, referi. O meu colega deu outro exemplo: Gisele Bündchen, explicando não não acha que seja uma mulher do outro mundo mas que todas as pessoas esperam que seja elogiada assim que se fala no seu nome. Concordei e acrescentei que conheço pessoas que estiveram pessoalmente com ela e que ficaram desiludidos porque tinham uma imagem que não correspondeu à realidade.

A beleza está nos olhos de quem vê. E gostos não se discutem. E nem é isso que pretendo debater. Acho é que os elogios fáceis estão totalmente e injustamente desvalorizados. Fala-se numa mulher conhecida e chovem elogios atrás de elogios. Elogia-se alguém com uma beleza simples e existe uma estranheza quase generalizada. Quase como se fosse impossível dizer que uma pessoa simples é bonita. A simplicidade não elimina a beleza. Em muitos casos até a valoriza. Mais do que a excessiva produção. E o elogio fácil não perde valor pela facilidade com que é feito.

32 comentários:

  1. Completamente de acordo. Existem muitas mulheres e homens que são adorados e elogiados por todos, mas que eu olho e digo «mhe...não acho nada de especial».
    Mas isso é como tudo: com comida, cores, roupa, música, etc... São gostos. Cada um sabe dos seus.

    ResponderEliminar
  2. Ó HSB desculpa lá mas com tanta mulher para elogiar vais logo dar destaque a uma criminosa?Se fosse um professor podre de bom a se envolver com uma aluna já todos iam dizer que era pedofilia.É de uma hipocrisia tremenda este país!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mulher veio à conversa na redacção. Expliquei que achava que era gira e expliquei que acho que é fácil que um adolescente se encante por qualquer professora. Daí ela ser o exemplo. Porque a conversa foi "sobre" ela.

      De resto, não sou ninguém para a julgar. Ela diz que é mentira. O aluno diz que é mentira. Eu não sei se é verdade ou não.

      Mas nada disso tem a ver com este tema. O tema é apenas a beleza vulgar. Podes trocar esta mulher por qualquer outra.

      Eliminar
    2. Parece que ela já foi julgada na praça pública, como muitas vezes acontece por cá, em terras de nosso Portugal.

      Depois, o que é que tem a ver o facto de ser gira (ou não) com o que poderá ter feito? São indissociáveis? Se a Sara Sampaio virasse serial killer, deixava de ser gira?

      Eliminar
    3. Também separo a eventual beleza das situações. Ainda recentemente houve uma detida (brasileira se não me engano) que foi muito elogiada pela sua beleza e cabelos cuidados após vários anos detida.

      Eliminar
    4. E aquele norte-americano que até levou à criação de uma espécie de clube de fãs devido a uma atraente (nas palavras delas) "mugshot". Acho que até angariaram dinheiro para as despesas legais! Já ele estava indiciado de umas coisas um pouquito desagradáveis, diga-se de passagem.

      Eliminar
  3. Acho que as tuas colegas não disseram isso por mal, a professora até é gira é, mas aparenta ter muito mais que 32 anos e isso é suficiente para uma mulher não a considerar gira. Se ela tivesse 42 provavelmente elas iriam concordar contigo.
    Acho que as tuas colegas não disseram isso por mal, a professora até é gira é, mas aparenta ter muito mais que 32 anos (ou 34 em alguns locais escrevem 34) e isso é suficiente para uma mulher não a considerar gira.
    Para quem tem 32 ou 34 anos não a acho realmente nada de especial e na foto que publicaste está muito favorecida, quem vir o vídeo da entrevista percebe-se isso.
    Já em relação à Irina acho-a bonita mas é uma beleza bastante vulgar, a Gisele é elegante mas não se pode dizer que seja especialmente bonita.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não digo que disseram por mal. Digo é que existe uma estranheza generalizada quando se elogia o inesperado, normal.

      Eliminar
    2. epá tenho de me meter na conversa desculpa lá. "a Irina bonita mas uma beleza bastante vulgar"? sim sim... super vulgar. comum até mais não. Língua, é o que vejo mais por aí a cada virar da esquina é uma mulher com a beleza da Irina. hahahaha kudos!

      Eliminar
    3. Eu mantenho a minha opinião (com base no que vi a centímetros de distância e não em imagens). Acho que a Rússia "é feita" de Irinas ou mulheres ainda mais bonitas. Mas isto da beleza depende sempre de quem vê, E gostos não se discutem, apreciam-se. Haverá quem a ache a mulher mais espectacular do mundo. Haverá quem não goste. E haverá quem não se aqueça nem arrefeça com ela.

      Eliminar
    4. como reparaste HSB, eu nem estou a discutir gostos. aceito que haja quem goste e quem não goste, e aceito que hajam tipos de beleza que fazem mais o género da pessoa do que outros. agora dizer que a beleza dela é vulgar é falta de imparcialidade e distanciamento na análise. Dou um exemplo pessoal. Não gosto da beleza da Penélope Cruz. Não faz o meu género. Agora sei reconhecer que a beleza dela não é comum nem vulgar. A mesma coisa com a Gwenyth Paltrow. Não faz o meu género. Não gosto particularmente. Agora reconheço que não há por aí Gwenyths ao pontapé ao virar da esquina. Got it?

      Eliminar
    5. Se for comparar a Irina com a beleza do seu país tenho de concordar que é vulgar. Sendo que este vulgar não é para criticar. É apenas para referir que a beleza da Irina é bastante comum no seu país onde as mulheres têm traços bastante semelhantes aos seus. O problema é olhar para a beleza vulgar como sendo inferior.

      Eliminar
  4. Eu não considero a Irina Shayk uma mulher bonita, mas sim uma mulher fabricada.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com tudo, inclusivamente que ela é gira. :-)

    ResponderEliminar
  6. Ela é engraçada. embora ache que o cabelo não a favorece. É a minha opinião

    ResponderEliminar
  7. Olá :)
    Permite-me desviar um bocadinho do ponto mais debatido, porque apetece-me dizer isto:
    - Todas as mulheres, e já agora, todos os homens, merecem e precisam de elogios. Simples, sinceros, amáveis, não conotáveis com reles piropos. Algo que realce a beleza que realmente reside em todos. Pode ser ao sorriso, à gentil maneira de ser, ao novo corte de cabelo. Ser normal não é defeito.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tens toda a razão nisso. E esses elogios costumam ser o que mais falta fazem.

      Eliminar
  8. Não podia concordar mais contigo.

    ResponderEliminar
  9. Pipocante Irrelevante Delirante25 de abril de 2015 às 20:31

    A beleza é subjectiva.

    Andar a discutir "girezas"...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está nos olhos de quem vê. A questão é a desvalorização do elogio "fácil".

      Eliminar
  10. Tenho de espreitar a tua página do FB(sabes que trabalhei 20anos nessa escola?), mas não conheço a professora.
    Saí no ano que ela entrou.
    Quanto à Irina, é gira, mas não me diz nada.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  11. So eu que nunca tive uma professora assim atenciosa, senão concerteza as minhas notas tinham sido bem melhores xD

    An0nymUs

    ResponderEliminar
  12. Fui ao facebook do blogue e não encontrei a fotografia, não me posso pronunciar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O link estava no texto. Aqui fica:

      https://www.facebook.com/homemsemblogue/photos/pb.356792764393954.-2207520000.1429866617./849366458469913/?type=1&theater

      Eliminar