20.4.15

concurso: achas que sabes tomar banho? aposto que não!

Vamos supor que algo tão simples e banal (pelo menos para algumas pessoas) como tomar banho era transformado num concurso. O título até podia ser: Achas que Sabes Tomar Banho? Provavelmente este programa teria audiências bastante baixas mas tenho a certeza que seria bastante complicado encontrar um vencedor que realmente soubesse tomar banho sem cometer erros. Pois, ao que parece, todos nós (pelo menos os que tomam banho pois existem muitas pessoas que parecem precisar muito de um) cometemos erros básicos quando tomamos banho.

Faço parte das pessoas que tomam, pelo menos, um duche por dia. Em alguns dias chegam a ser dois. Sou das pessoas que gostam da água morna e que toleram (se assim tiver de ser) a água fria no Verão. Sou das pessoas que costumam ser rápidas no banho mas que gostam, quando é possível, de relaxar numa banheira cheia de água. Sou também daquelas que esfregam o corpo todo com gel de banho. E das que hidratam o corpo com creme depois do banho. Como tal, e de acordo com o site grandparents, faço algumas coisas mal e não podia ganhar o suposto concurso. Aposto que não sou o único a cometer erros e por isso vou partilhar os erros mais comuns que são cometidos e que podem causar danos na pele.

#1 Exagerar na água quente
Um belo banho de água muito quente é bom, terapêutico e ajuda a relaxar os músculos. Isto é o que muitas pessoas pensam e defendem. Mas parece que não é bem assim. A água quente é má por dois motivos: Remove do corpo diversos óleos naturais e traz a circulação sanguínea para a pele (por isso é que ficamos vermelhos) o que provoca comichão e até erupção cutânea. O ideal é uma temperatura morna (temperatura da pele ou um pouco mais quente).

#2 Demorar muito tempo
Há que ache tentador (ou simplesmente não resista) passar 15, 20 ou mesmo 30 minutos no duche. Mas mais de dez minutos já é demais. Um duche rápido é a melhor opção.

#3 Usar sabonete desodorante ou antibacteriano
Este tipo de produtos acabam com a hidratação da pele. “Podem levar a uma secura extrema”, explica uma especialista. Os melhores produtos para o envelhecimento da pele são os “soap-free”. Por isso, cautela no momento de escolher um sabonete.

#4 Ensaboar o corpo inteiro
O objectivo do sabão é dissolver a sujidade e o óleo de modo a que a água os leve. A pele dos braços e das pernas não costuma ter muito óleo como tal, quando se esfregam os braços e pernas é como estar a atirar água para uma pedra. Só devemos ensaboar as partes que causam mais odores como a cara, axilas, nádegas, virilhas e pés.

#5 Tempo a mais até hidratar a pele
Três é o número perfeito. Deixar passar mais de três minutos, depois do duche, para hidratar a pele permite que a pele perca humidade. O ideal é deixar algumas gotas no corpo e aplicar uma boa quantidade de creme hidratante que contenha ceramidas.

#6 Não trocar esponjas
Usar a mesma esponja durante muito tempo é prejudicial pois nelas crescem bactérias e fungos. O ideal é trocar de quatro em quatro semanas.

#7 Gastar dinheiro em produtos naturais
Quem se preocupa com a forma como o sabão é feito deve optar por produtos orgânicos. Os especialistas defendem que quando está em causa apenas os benefícios para a pele e organismo não exista a necessidade de comprar produtos naturais. Porque mesmo esses destroem as barreiras protectoras da pele. Os melhores produtos podem ser os de grandes marcas. As pessoas devem afastar-se de sabões com cores e fragâncias artificiais.

#8 Lavar o cabelo todos os dias
Lavar o cabelo diariamente é um erro. Os tricologistas defendem que as pessoas que têm o cabelo fino e delicado devem lavar a cabeça não mais do que duas vezes por semana. Quem tem muito cabelo pode experimentar lavá-lo apenas uma vez a cada sete dias.

#9 Usar sempre o mesmo shampoo
Tal como a pele, o cabelo torna-se mais delicado e seco com a idade. Para quem tem mais de 50 anos, deve utilizar-se um shampoo com mais TLC. Devem usar-se shampoos livres de sulfatos pois são muito mais suaves. Quem tem cabelos dados à ruptura aconselha-se um tratamento de proteína uma vez por mês de modo a aumentar a força dos mesmo.

Como referi, esta lista é disponibilizada pelo site (o link está no início do texto) onde estão mencionados os especialistas e aquilo que defendem. Posto isto, fica a questão: achas que sabes tomar banho?

22 comentários:

  1. Como sou uma tresloucada por cuidados com a pele conhecia todos esses cuidados e existem outros tantos como pentear o cabelo ao ar livre para o oxigenar (fazia isso quando morava numa zona mais isolada, penteava-me na rua enquanto o carro aquecia)...

    ResponderEliminar
  2. uso demasiada água quente, estou demasiado tempo do banho, só hidrato a pele passado uma meir hora quando me lembro de me vestir..
    Mas se houvesse esse concurso e os concorrentes jeitosos era capaz de haver audiências

    ResponderEliminar
  3. Eu acho que cometo esses erros todos...sou mesmo má a tomar banho!

    ResponderEliminar
  4. Sabia de algumas coisas, mas, bem, que dicas valiosas! Não, não ganhava o concurso! Adoro água quente!
    Abraço,
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto dela morna. Muito quente não aguento.

      Abraço e boa semana.

      Eliminar
  5. Já percebi, não sei tomar banho, água quente sempre, não aguento água morna e muito menos fria, brrr..., nem na praia, e que bem que me sabe ficar debaixo do duche quentinho, mais algum tempo. Neste momento, deixei o gel de banho e estou numa de sabonete de leite de burra (oferta) ou glicerina, e tenho de trocar a esponja mais vezes. Mas não faço tudo mal, o cabelo não lavo diariamente, 2 a 3 vezes por semana, com champô de bebé sem parabenos, não está mal...
    Creme hidratante no corpo, gosto e aplico, mas, se o espaço estiver aquecido, se não visto-me rápido. Enfim, acho que perdia o concurso.

    ResponderEliminar
  6. Ora aqui está um post onde realmente podemos aprender alguma coisa!
    (e vou esfregá-lo no nariz de uma certa pessoa que costuma dizer com desdém que na blogosfera não se aprende nada de jeito!)

    :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando gosto destas informações e acho que são úteis acabo sempre por partilhar aqui. Neste caso acho que são coisas que muitas pessoas desconhecem :)

      Eliminar
  7. Pronto , pronto...confesso...não sabia algumas coisas :) !
    Boa semana
    Maria

    ResponderEliminar
  8. Não, não, uma tristeza!:( Mas que aprendi aqui muito, isso é verdade.
    Essa de não poder estar uma meia horita de molho é que não tem graça nenhuma.:))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto disso mas não diariamente. Até porque não tenho tempo para isso :))

      Eliminar
  9. Já perdi!!!
    Adoro água muuuiiiito quente (sim sei que não faz muito bem mas sabe-me tão bem) e lavo o cabelo todos os dias. E não há teoria que me convença a deixar de o fazer. Cabelo colado à cabeça por oleosidade é que é um grande erro. Tenho o cabelo fino que sem uma lavagem diária fica uma desgraça. E sim tomo banhinho todos os dias :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem "erros" que fazemos e dos quais nunca nos iremos libertar :)

      Eliminar
  10. Pelos vistos, também tomo mal banho, além de tomar todos os dias e não cheirar mal, que isso é muito importante!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como se costuma dizer, quem mais precisa dele é quem menos o toma.

      Eliminar
  11. Sou uma resistente! Sei que agua quente faz mal, uso e abuso... mas compenso na quantidade :D não fico lá a destilar muito tempo!

    ResponderEliminar