24.3.15

um produto de higiene cada vez mais procurado em portugal

Quando era puto tive pelo menos uma otite de que não me esqueço, tais eram as dores que sentia no ouvido, e que ainda hoje me leva a ter dúvidas sobre se a dor de ouvidos bate a dor de dentes. Além disso recordo-me de ir com os meus pais diversas vezes ao Hospital Dona Estefânia efectuar lavagens aos ouvidos. As dores e as lavagens aos ouvidos não deixaram nenhum trauma. Mas fizeram dos cotonetes amigos inseparáveis.

Faço parte do grupo de pessoas que “religiosamente” limpa os ouvidos diariamente com um cotonete. Até tenho uma caixa que juntamente com os outros produtos de higiene diária está no saco que levo para o ginásio. Ao longo dos tempos já ouvi de tudo um pouco. Devemos limpar os ouvidos com cotonetes. Não devemos limpar. Mas não nego que me incomoda a ideia de ter os ouvidos com cera suficiente para fazer uma ou duas estátuas para um museu da especialidade (algo que se vê com alguma frequência).

E sempre me vi como uma minoria. Já fui alvo de algumas brincadeiras por ter uma caixa de cotonetes comigo. Já assisti a brincadeiras em relação a outras pessoas que também não abdicam dos cotonetes. E isto fez com que me visse como membro de uma minoria. Sempre imaginei a "equipa do cotonete" como um pequeno grupo de amigos que se contam pelos dedos das mãos. Até hoje, quando li uma notícia do Sol.

Em primeiro lugar, fiquei a saber que existe apenas uma fábrica (do grupo Hidrofer) de cotonetes em Portugal e que está situada em Famalicão. Descobri também que esta unidade fabril produz 12500 unidade por minuto. E foi com surpresa que descobri que a fábrica foi obrigada a reduzir as exportações de modo a responder à crescente procura nacional. O que faz do cotonete um dos produtos de higiene mais procurados do momento em Portugal.

Parece que a equipa cotonete já não é tão pequena como a imaginava. Está por aí alguém que sempre fez parte desta equipa? Ou são membros recentes desta nova vaga de adeptos? Ou são ainda membros da equipa que não usa cotonetes?

30 comentários:

  1. Quando era miúda, sofri muito com otites. Chegava a achar que ia ficar surda, tantos eram os "estouros" que sentia nos ouvidos. E até é por isso que tenho algum medo da forma como limpo os ouvidos. Normalmente, uso a toalha de banho ou então papel higiénico e não faço muita força para não furar nada lá dentro, lol.

    ResponderEliminar
  2. Faço parte dessa equipa, lol. Cotonete ao poder!

    ResponderEliminar
  3. Eu uso e muito. Aliás, sou criticada pelo uso excessivo (dizem eles). Também faço parte do grupo cotonete desde sempre.
    Andava eu não primeira classe e um menino que o chamávamos de Popey tinha muita cera nos ouvidos que eu nem conseguia olhar. Ele mandou um papel daqueles que pergunta "queres namorar comigo? Sim (quadradinho) Não (quadradinho)" e eu pus uma cruz no não é acrescentei que era por ele não limpar os ouvidos.
    Hoje sou daquelas pessoas que limpo os ouvidos até nas horas menos comuns. O meu marido estranhava ao inicio agora até gosta de pousar a cabeça nas minhas pernas e pede para eu ver como estão os dele. :D

    ResponderEliminar
  4. Cotonetes aqui, são utilizados para limpar a cera sim, mas faço-o talvez uma vez todos os quinte dias. De resto, sou uma ávida consumidora de cotonetes...para tirar o acesso de verniz das unhas. Serve para pertencer ao grupo?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que dá :) Para as mulheres tem vantagens noutras tarefas.

      Eliminar
  5. Eu sou a Miss Cotonete
    na minha mala , há sempre uma bolsa com "coisas" que não dispenso
    e entre elas o ,C-O-T-O-N-E-T-E .
    Já fui "gozada" no ginásio por limpar os ouvidos com o cotonete
    mesmo quando estava com pressa :P

    Não me sinto bem em não fazê-lo, manias? Talvez!

    Clube cotonete forever !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No ginásio já se meteram comigo por causa disso. Mas também já me pediram cotonetes :)

      Forever!!!

      Eliminar
  6. :) Todos os dias 2 cotonetes!
    Um de manhã e outro à noite! Não falha.
    Desde que me lembro.

    ResponderEliminar
  7. Da equipa cotonete desde sempre!!!
    E se por acaso de manhã me escapa, ao almoço em casa dos Pais não falha!
    É mania mas eu não consigo passar sem.
    Já com os meus filhos não tenho esta mania. O mais velho não tem produção de cera que justifique o cotonete... Não me lembro de ele ter cera e já tem 8 anos. Já a mais nova usou bastante porque foi brindada com imensas otites e os cotonetes ajudam imenso a retirar o mar de cera após a aplicação das gotas (sou pró hehehe). Sem otites também não precisa.
    E o meu marido também faz parte da equipa. Ou seja cotonetes lá me casa nunca pode faltar!

    ResponderEliminar
  8. Raramente uso cotonetes, no entanto, todos os dias limpo os meus ouvidos, mas com os dedos. Lavo bem e tento tirar a cera que possivelmente têm, lavando de seguida as mãos.

    ResponderEliminar
  9. Adoro cotonetes, apesar de nunca ter tido otites... Mas se por acaso me esqueço de limpar os ouvidos sinto-me quase como se não tivesse lavado os dentes, desconfortável o dia inteiro!

    ResponderEliminar
  10. Guilty as charged!!

    Uma vez cotonete. Sempre cotonete!

    É como se não terminasse o banho se não usar o cotonete! E sempre foi assim. E quando viajo para algum lado, a caixinha também vai comigo! É inevitável. :)

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar