26.3.15

pecados mortais da maquilhagem feminina

Enquanto homem considero que um dos maiores turn off passa pela maquilhagem das mulheres. Com isto não estou a dizer que sou contra mulheres que se maquilham. Sou adepto da beleza natural e das marcas características de uma mulher mas também aprecio uma mulher bem maquilhada. Também gosto de mulheres que se sabem tirar o melhor partido dos cosméticos sem que isso signifique ganhar um ar artificial. O que é completamente diferente de aparentar que decorreu uma orgia de cosméticos na cara de alguém.

Nos dias que correm, acho que é fácil uma mulher aprender o essencial para estar bem maquilhada. As lojas têm profissionais que supostamente sabem dar as indiciações correctas. Essas mesmas lojas costumam ter profissionais de determinadas marcas que até costumam maquilhar as pessoas de forma gratuita. Além disso, o acesso à informação está facilitado. Por isso, acredito que uma mulher só não aprende a maquilhar-se caso não queira por achar que já sabe tudo. Nesse sentido, partilho aqueles que podem ser considerados os pecados mortais da maquilhagem.

Não prepara a pele
Um dos mais básicos e provavelmente dos mais ignorados. Preparar a pele para a maquilhagem não significa aplicar base ou pó. Trata-se de lavar o rosto e aplicar, por exemplo, um creme hidratante. Uma pele seca nunca terá o melhor dos aspectos maquilhada porque a pele ressequida irá alterar o aspecto final.

Protagonismo exagerado do blush
Vamos imaginar que o blush é um actor de um filme. Se assim fosse, nunca seria o protagonista. O blush não passa de um actor secundário. Por isso, cuidado com o protagonismo dado ao mesmo pois nunca irá ganhar um Oscar.

Base ou pó que devem ser de outra pessoa
Base e o pó compacto servem apenas e só para disfarçar imperfeições. Nesse sentido, é bom escolher um tom o mais próximo possível do tom natural da pele. Escolher o tom errado destaca o rosto do resto do corpo de forma errada. Deve ser aplicada a quantidade estritamente necessária. Base a mais acaba por realçar aquilo que se tenta disfarçar.

Excesso de rímel
Excesso de rímel resulta sempre na acumulação do produto nos cantos dos olhos. Nada como retirar o excesso com um cotonete quando se acaba de maquilhar.

Informação a mais
Há quem goste de destacar os lábios. Há quem goste de destacar os olhos. Há quem goste de destacar as bochechas. E há quem goste de destacar tudo ao mesmo tempo. Por exemplo, quem gosta de destacar os olhos, deve apostar em cores suaves nos lábios e vice-versa.

Dormir com maquilhagem
Por maior que seja o cansaço no final do dia deve remover-se a maquilhagem antes de ir dormir. Pelo simples facto de que a pele transpira, acumula impurezas, óleo e poluição ao longo do dia. Limpar a cara é o mais indicado para não asfixiar a pele e evitar problemas como acne e outras infecções. Convém escolher o desmaquilhante mais adequado aos produtos que se utiliza.

24 comentários:

  1. Bravoooo!!! Clap Clap!
    Melhor que estas dicas...impossível! ;)

    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

    ResponderEliminar
  2. Rímel, brilho nos lábios e estou pronta. Mas fico histérica se as sobrancelhas não estiverem perfeitas bjs

    ResponderEliminar
  3. Conclusão: entendes muito mais de maquilhagem do que eu =) Também não a costumo usar!

    ResponderEliminar
  4. Falas como um verdadeiro entendido na matéria ahahah

    ResponderEliminar
  5. Sou uma rapariga que gostava de aprender mais sobre este assunto, embora que a vontade me falte (ahah). Contudo, adorei estas dicas base!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hoje em dia é muito fácil teres acesso à informação. Espero que sejam úteis ;)

      Eliminar
  6. Adorei o post, muito bem desenvolvido :)

    ResponderEliminar
  7. Disseste tudo, um Homem que é mais entendido no tema que muita mulher..
    Esses são sem duvida os ponto mais importantes a ter em consideração quando se fala de maquilhagem! GZ pelo post!

    Liliana Jesus
    http://lilianajesusmakeup.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelas tuas palavras. Quero mesmo acreditar que as mulheres sabem isto de cor e salteado.

      Eliminar
  8. Adorei o post! Escreves como um verdadeiro pro sobre o assunto... :)
    Brincadeiras à parte acho que não podias estar mais correto!

    ResponderEliminar
  9. Muito bem, para homem, estás muito bem informado :)

    ResponderEliminar
  10. Turn off é ler isto escrito por um homem...

    ResponderEliminar