23.3.15

mamas e filhos (não é sobre amamentação)

Mães, filhos, trabalho e, em alguns casos, mamas fazem um dos quadrados mais polémicos de sempre. Conjugar todos estes ingredientes, ou alguns deles, numa conversa dá sempre azo a diferentes tipos de opiniões. Juízos que conseguem estar em extremos opostos e que conseguem chocar e motivar algumas discussões mais acesas.

Não querendo entrar no tema, porque o objectivo não é esse, mães, filhos e amamentação gera polémica na hora. Sobretudo se a amamentação for num local público. Uns aplaudem de pé aquilo que outros criticam de forma feroz. Por outro lado, mães que levam os filhos para o trabalho são, na esmagadora maioria dos casos, elogiadas e vistas como exemplos a seguir. Como aconteceu quando Licia Ronzulli levou o bebé para o Parlamento Europeu. Mas nem sempre é assim.

Alessandra Ambrosio, uma das manequins mais requisitadas do mundo, foi protagonista de mais uma campanha sensual que teve lugar numa praia de Malibu, nos Estados Unidos da América. Nas imagens que foram captadas durante a sessão fotográfica, a manequim brasileira aparece apenas de calças de ganga, tapando as mamas com um braço. Nada de extraordinário até que um dos seus filhos, Noah, de dois anos, aparece numa das imagens.


Isto foi suficiente para dar início à polémica. Acrescento apenas que o seu marido, Jamie Manzur e Anja, a outra filha do casal, também estavam presentes no local. A manequim é acusada de não precisar de levar os filhos para um trabalho destes. “Filho vai brincar que as mamas da mãe estão à mostra”, acusa/brinca uma das notícias sobre o acontecimento, afirmando imaginar que este tipo de coisas é que são ditas neste cenário. Foi ainda realizada uma votação onde se pergunta se isto é estranho. Até ao momento votaram mais de 53 mil pessoas sendo que 51% defende que sim e 49% considera que não existe problema nenhum.

Alessandra Ambrosio é uma das manequins mais procuradas pelas marcas. É também um dos famosos anjos da Victoria´s Secret. Como tal, acredito que os filhos estejam mais do que habituados a ver imagens da mãe com pouca roupa. Aliás, a própria fotografia revela o interesse de Noah no trabalho da mãe e no facto de estar apenas com umas calças de ganga. Não se trata propriamente de uma actriz porno que levou o filho para assistir às filmagens do seu novo filme e que faz questão de ter o filho no set enquanto decorrem cenas de sexo explícito. Trata-se de uma sessão fotográfica sem qualquer nudez explícita. Onde, provavelmente, assim que as fotos estiverem feitas aparece alguém com uma manta para cobrir o corpo da manequim.

Habituada a percorrer o mundo por causa da sua profissão, Alessandra Ambrosio, aproveitou o facto de ter um trabalho perto de casa para estar com o marido e com os filhos. Acho que isso é de louvar, mesmo que esteja apenas de calças de ganga num determinado momento. Acho que essa opção – a de ter a possibilidade de conjugar família e trabalho, algo que poucos têm possibilidade de fazer – é sempre melhor do que estar sozinha durante o tempo da sessão fotográfica. Mas isto sou eu que estou na minoria dos 49% que acham que não há nada de errado nesta situação.

17 comentários:

  1. É incrivel que com a quantidade de coisas que se passa no mundo ainda há gente que fica ofendida ou se sente tocada por imagens de mamas com uma criança no meio do cenário. Visivelmente a criança não se podia estar a danar mais para as mamas da mãe, farta delas já ele está.

    ResponderEliminar
  2. Eterna questão, se os filhos ajudarem os pais na horta ou no calçado. Exploração infantil... Se entrarem em séries ou Telenovelas, é um must

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alguém considera exploração quando as crianças participam em programas que acabam perto da uma da manhã? Lá está, é um must!

      Abraço

      Eliminar
  3. Mas em casa o filho não a vê com pouca roupa ou mesmo nua?
    Nunca tomaram banho juntos?
    O problema é ser na rua ou mesmo e apenas a nudez das mamas?
    Desculpa, mas nem sequer percebo qual é a questão. Lá em casa eu tomo banho com o meu filho muitas vezes, ele vê-me e ao pai nus, sem problema algum. A nudez não deveria ser um tabu. Os nossos corpos não são algo sujo que devamos esconder.
    Vivam os 49% - que estarão a ser e a educar seres mentalmente saudáveis!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não percebes tu nem eu mas parece que há quem se choque com isto.

      Ainda bem que existem esses 49%.

      Eliminar
  4. Ah, pah, poupem-me. A mim não me choca nada. Ser a Alessandra que como dizes, está habituada a mostrar o corpo, ou outra mulher qualquer, não estamos a falar neste caso de exibicionismo ou exposição desnecessária. Estamos a falar de trabalho, de exposição profissional e neste caso, de arte.

    ResponderEliminar
  5. Uma mãe, um filho e umas mamas... O que está errado aqui? Nada!
    Imagino que em muitas casas haja uma ginástica (principalmente matinal) para que as criancinhas não vejam as maminhas da mãe ao léu...
    Por exemplo: eu acordo vou para o banho (nua!!!) e os meus filhos precisam sempre de me dizer qualquer coisa nesse momento e abrem o chuveiro para falar comigo... Para além do frio que apanho não me incomoda nada que me vejam nua... E tomei imensos banhos com eles. E visto-me com eles por ali e não vejo mal nenhum nisso.
    Estou atenta claro ao mais velho que ainda só tem 8 anos e sei que a certa altura ele poderá sentir desconforto por me ver nua e aí teremos que adaptar as nossas rotinas. Mas para já pai, mãe, filhos e nudez faz parte da nossa saudável rotina.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E acho que essa postura torna muitas coisas mais fáceis e derruba muitos tabus.

      Eliminar
  6. Não vejo nada de mal na situação, pelo contrário, até acho amoroso o marido e filhos acompanharem no trabalho

    ResponderEliminar
  7. Esta é daquelas situações que eu questiono: mas o que raio têm essas 53 mil pessoas a ver com isso? Certamente que a senhora em causa não se mete nas suas vidas!

    ResponderEliminar
  8. Acho que só tem vantagens: aproveita o dia com a família, trabalha e tanto o marido como os filhos já a viram não sei quantas vezes sem roupa, basta explicar que é trabalho e ainda diz olá ao Bruce Jenner :P

    ResponderEliminar
  9. A mim parece-me uma montagem.

    ResponderEliminar