25.3.15

a ex que se compara com a actual

Nunca compreendi a necessidade, que se não é isso parece, que algumas pessoas têm em descobrir quem é a pessoa que agora está ao lado de alguém com quem já mantiveram uma relação amorosa. Pessoas que não descansam enquanto não descobrem quem é a outra ou o outro que ocupa um lugar que foi seu. E que precisam desse momento para efectuar uma comparação. “Ela é mais magra do que eu”, lamentam. “Tem umas mamas maiores do que as minhas”, é outro dos lamentos. “É mais nova do que eu”, é provavelmente o lamento/comparação mais popular.

Depois, existe o outro lado da comparação. O da alegria ou contentamento. “Ela é gorda”, congratulam-se. “As minha mamas são maiores”, dizem entre sorrisos mais ou menos maquiavélicos. “Tem idade para ser mãe dele”, rejubilam. E o mesmo se passa com eles. “O gajo é só músculos”, disparam. “Tem um ar apaneleirado”, acusam. “É gordo e careca”, dizem com alegria. “Parece pai dela”, destacam com um sorriso nos lábios.

Apesar de ter dado exemplos de ambos os sexos, considero que, de forma geral, este é um comportamento mais visto nas mulheres. E a culpa não é apenas de quem tem este tipo de atitudes mas também das pessoas que rodeiam essas mulheres. Quando conversam e quando uma mulher diz que o ex já tem outra, começam as perguntas. “É gira?”, “É mais magra?” ou “É mais nova?”, são apenas alguns dos exemplos do que ouvem e que acaba por motivar as desnecessárias comparações.

Por outro lado, e mais uma vez é apenas a minha ideia, acho que estas conversas são menos comuns entre homens. Não existem muitas conversas sobre quem é o homem que agora está com a ex de alguém. E, por mais que o homem sinta a necessidade de fazer essa comparação, é um processo solitário. É algo que o homem faz sozinho enquanto, junto dos amigos, finge não estar minimamente interessado na pessoa que agora está com a sua ex.

Em qualquer dos casos acho que este necessidade de comparação é tão dispensável como aquela que algumas pessoas tendem a fazer com os actuais companheiros, dizendo que o(a) ex era assim e assado. Parece que existe a necessidade de encontrar todas as desculpas e mais algumas para justificar algo. Parece que não conseguem descansar ou seguir em frente enquanto não encontrarem alguém que imaginem ou vejam como piores e inferiores. Simplesmente é um ou uma ex e não mais do que isso.  Tão simples com isso.

16 comentários:

  1. Regra geral, esse tipo de comportamentos demonstra falta de confiança e auto-estima. A necessidade de comparação demonstra a insegurança dessa mesma pessoa (homem ou mulher) em se dar valor a si mesm@.

    Quem está bem resolvido consigo próprio, não sente necessidade de fazer esse tipo de comparaçoes. Mesmo que num circulo de amig@s façam comentários, essa pessoa não embarca na conversa, e genuinamente não está minimamente interessad@ n@ outr@.

    Beijinhos
    Z.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que passa por aí, pela falta de confiança. Que só fica restaurada quando se vê alguém que se imagina como sendo pior.

      Beijos

      Eliminar
    2. Se há necessidade de alguém, que se imagina como sendo pior, não há nada de restaurado nesse quadro. Apenas um sentimento alimentado.


      Beijinhos
      Z.

      Eliminar
  2. Por vezes é difícil esquecer e contornar o passado daí serem feitas essas comparações! Mas julgo que com o tempo essas comparações deixam de ser feitas.

    ResponderEliminar
  3. Acho que tudo depende se a ex é ex por opção própria ou porque foi trocada. No primeiro caso, visto que foi ela que bateu com a porta creio que se está a borrifar para a actual. No segundo caso, haverá sempre a necessidade de perceber o que é que ele viu nesta, o que é que a actual tem que a ex não tinha, e ter aquela satisfaçãozinha de que a actual é bem mais feia e gorda. ;-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acredito que o final da relação pode determinar o desejo de comparação ;)

      Eliminar
  4. Tens toda a razão, mas por vezes é mesmo uma questão de necessidade, as pessoas sentem a necessidade de saber, e mais, de ver.

    ResponderEliminar